Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonolli Júnior,Enor José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brodbeck,Ângela Freitag, Costa,Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000200006
Resumo: O produto é a representação final das capacidades e competências de uma empresa na tentativa de converter ideias, conceitos e percepções em algo concreto. Portanto, desenvolver produtos constitui-se em uma tarefa complexa e decisiva para as empresas, requerendo definição de objetivos estratégicos e uso intensivo de tecnologias principalmente de tecnologia da informação (TI). Na busca por melhoria contínua e garantia da operação continuada e crescente de seus negócios, as organizações têm adotado técnicas de gestão cada vez mais sofisticadas, como a promoção de alinhamento estratégico (AE) entre este importante e crítico processo de negócio - desenvolvimento de produtos - com as tecnologias da informação disponíveis para suportar um processo que atenda ao dinamismo dos mercados. Por isso, este artigo explora as relações dos elementos de AE sob uma nova perspectiva, ou seja, compreender o AE entre negócio e TI dentro de um processo específico de negócio - o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) -, sob a ótica dos seguintes modelos de referência: desenvolvimento de produto de Rozenfeld et al. (2006), alinhamento estratégico de Henderson e Venkatraman (1993) e direcionadores estratégicos de Luftman, Lewis e Oldach (1993). Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso múltiplo em três empresas do setor industrial situadas no sul do país, cujos dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas, anotações e observações diretas. A técnica de mapas conceituais foi utilizada com o propósito de homogeneizar conceitos relacionados com AE e PDP entre os participantes de cada caso. Por meio de análise de conteúdo, categórica e da codificação de todos os dados qualitativos, foi possível identificar elementos de AE e suas relações, os quais podem interferir no ciclo do PDP. Os principais resultados mostram a existência de elementos de AE ao longo do PDP, intensidades variadas de relacionamento entre os elementos de AE e os do PDP, relações dependentes da escolha estratégica da empresa - ser líder ou seguidora - e o caráter estratégico ou operacional do PDP como sendo direcionado tanto por elementos de AE quanto por elementos de TI. Dada a não homegeneidade do AE nas diferentes fases do PDP, uma das principais contribuições desta pesquisa pode ser uma nova forma de avaliação da promoção de AE no PDP, bem como o seu desalinhamento, dentro das organizações.
id MACKENZIE-2_0cff207a09a2e541aa08feba18727455
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712012000200006
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produtoAlinhamentoEstratégiaProdutoDesenvolvimento de produtoTecnologia da informaçãoO produto é a representação final das capacidades e competências de uma empresa na tentativa de converter ideias, conceitos e percepções em algo concreto. Portanto, desenvolver produtos constitui-se em uma tarefa complexa e decisiva para as empresas, requerendo definição de objetivos estratégicos e uso intensivo de tecnologias principalmente de tecnologia da informação (TI). Na busca por melhoria contínua e garantia da operação continuada e crescente de seus negócios, as organizações têm adotado técnicas de gestão cada vez mais sofisticadas, como a promoção de alinhamento estratégico (AE) entre este importante e crítico processo de negócio - desenvolvimento de produtos - com as tecnologias da informação disponíveis para suportar um processo que atenda ao dinamismo dos mercados. Por isso, este artigo explora as relações dos elementos de AE sob uma nova perspectiva, ou seja, compreender o AE entre negócio e TI dentro de um processo específico de negócio - o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) -, sob a ótica dos seguintes modelos de referência: desenvolvimento de produto de Rozenfeld et al. (2006), alinhamento estratégico de Henderson e Venkatraman (1993) e direcionadores estratégicos de Luftman, Lewis e Oldach (1993). Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso múltiplo em três empresas do setor industrial situadas no sul do país, cujos dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas, anotações e observações diretas. A técnica de mapas conceituais foi utilizada com o propósito de homogeneizar conceitos relacionados com AE e PDP entre os participantes de cada caso. Por meio de análise de conteúdo, categórica e da codificação de todos os dados qualitativos, foi possível identificar elementos de AE e suas relações, os quais podem interferir no ciclo do PDP. Os principais resultados mostram a existência de elementos de AE ao longo do PDP, intensidades variadas de relacionamento entre os elementos de AE e os do PDP, relações dependentes da escolha estratégica da empresa - ser líder ou seguidora - e o caráter estratégico ou operacional do PDP como sendo direcionado tanto por elementos de AE quanto por elementos de TI. Dada a não homegeneidade do AE nas diferentes fases do PDP, uma das principais contribuições desta pesquisa pode ser uma nova forma de avaliação da promoção de AE no PDP, bem como o seu desalinhamento, dentro das organizações.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000200006RAM. Revista de Administração Mackenzie v.13 n.2 2012reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712012000200006info:eu-repo/semantics/openAccessTonolli Júnior,Enor JoséBrodbeck,Ângela FreitagCosta,Carlos Albertopor2012-05-14T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712012000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2012-05-14T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto
title Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto
spellingShingle Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto
Tonolli Júnior,Enor José
Alinhamento
Estratégia
Produto
Desenvolvimento de produto
Tecnologia da informação
title_short Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto
title_full Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto
title_fullStr Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto
title_full_unstemmed Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto
title_sort Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto
author Tonolli Júnior,Enor José
author_facet Tonolli Júnior,Enor José
Brodbeck,Ângela Freitag
Costa,Carlos Alberto
author_role author
author2 Brodbeck,Ângela Freitag
Costa,Carlos Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonolli Júnior,Enor José
Brodbeck,Ângela Freitag
Costa,Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Alinhamento
Estratégia
Produto
Desenvolvimento de produto
Tecnologia da informação
topic Alinhamento
Estratégia
Produto
Desenvolvimento de produto
Tecnologia da informação
description O produto é a representação final das capacidades e competências de uma empresa na tentativa de converter ideias, conceitos e percepções em algo concreto. Portanto, desenvolver produtos constitui-se em uma tarefa complexa e decisiva para as empresas, requerendo definição de objetivos estratégicos e uso intensivo de tecnologias principalmente de tecnologia da informação (TI). Na busca por melhoria contínua e garantia da operação continuada e crescente de seus negócios, as organizações têm adotado técnicas de gestão cada vez mais sofisticadas, como a promoção de alinhamento estratégico (AE) entre este importante e crítico processo de negócio - desenvolvimento de produtos - com as tecnologias da informação disponíveis para suportar um processo que atenda ao dinamismo dos mercados. Por isso, este artigo explora as relações dos elementos de AE sob uma nova perspectiva, ou seja, compreender o AE entre negócio e TI dentro de um processo específico de negócio - o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) -, sob a ótica dos seguintes modelos de referência: desenvolvimento de produto de Rozenfeld et al. (2006), alinhamento estratégico de Henderson e Venkatraman (1993) e direcionadores estratégicos de Luftman, Lewis e Oldach (1993). Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso múltiplo em três empresas do setor industrial situadas no sul do país, cujos dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas, anotações e observações diretas. A técnica de mapas conceituais foi utilizada com o propósito de homogeneizar conceitos relacionados com AE e PDP entre os participantes de cada caso. Por meio de análise de conteúdo, categórica e da codificação de todos os dados qualitativos, foi possível identificar elementos de AE e suas relações, os quais podem interferir no ciclo do PDP. Os principais resultados mostram a existência de elementos de AE ao longo do PDP, intensidades variadas de relacionamento entre os elementos de AE e os do PDP, relações dependentes da escolha estratégica da empresa - ser líder ou seguidora - e o caráter estratégico ou operacional do PDP como sendo direcionado tanto por elementos de AE quanto por elementos de TI. Dada a não homegeneidade do AE nas diferentes fases do PDP, uma das principais contribuições desta pesquisa pode ser uma nova forma de avaliação da promoção de AE no PDP, bem como o seu desalinhamento, dentro das organizações.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712012000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.13 n.2 2012
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648770486272