A DECISÃO ESTRATÉGICA DA LOCALIZAÇÃO E O SURGIMENTO DOS TECNOPOLOS: O CASO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000300011 |
Resumo: | RESUMO O objetivo do presente trabalho foi identificar os fatores que motivaram as empresas a se estabelecerem em São José dos Campos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a do discurso do sujeito coletivo, realizada a partir de entrevistas com gestores de empresas situadas em São José dos Campos. O resultado da pesquisa comprovou que a escolha da localização das empresas aborda fatores exógenos, forças centrípetas e centrífugas que influenciam no processo de tomada de decisão para a localização e a influência no desenvolvimento regional. O desenvolvimento desta pesquisa possibilitou a comprovação do posicionamento do tecnopolo de São José dos Campos no Projeto Geopolítico da Modernidade Brasileira, nos cenários nacional e internacional, como núcleo de atração para localização de empresas. |
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A DECISÃO ESTRATÉGICA DA LOCALIZAÇÃO E O SURGIMENTO DOS TECNOPOLOS: O CASO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOSEconomia espacialEmpresasPlanejamento estratégicoSão José dos CamposTecnopolosRESUMO O objetivo do presente trabalho foi identificar os fatores que motivaram as empresas a se estabelecerem em São José dos Campos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a do discurso do sujeito coletivo, realizada a partir de entrevistas com gestores de empresas situadas em São José dos Campos. O resultado da pesquisa comprovou que a escolha da localização das empresas aborda fatores exógenos, forças centrípetas e centrífugas que influenciam no processo de tomada de decisão para a localização e a influência no desenvolvimento regional. O desenvolvimento desta pesquisa possibilitou a comprovação do posicionamento do tecnopolo de São José dos Campos no Projeto Geopolítico da Modernidade Brasileira, nos cenários nacional e internacional, como núcleo de atração para localização de empresas.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000300011RAM. Revista de Administração Mackenzie v.8 n.3 2007reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712007/administracao.v8n3p11-31info:eu-repo/semantics/openAccessBAGHETTA,MARCELO BRANTNAGAI,RENATATRUITE,RENATA NAVESGALVÃO,DORA DA SILVA PEREIRATOLEDO,LUCIANO AUGUSTOpor2020-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712007000300011Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2020-08-27T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
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