DEFINIÇÃO DE METAS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES JÚNIOR,IDALBERTO JOSÉ DAS
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: GARCIA,SOLANGE, MORGAN,BEATRIZ FÁTIMA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000400060
Resumo: RESUMO O presente artigo tem o objetivo de verificar se as metas atribuídas às agências bancárias de uma instituição brasileira, para fins de avaliação de desempenho, são definidas de acordo com as variáveis características de sua capacidade de geração de negócios. Considerando o desempenho apresentado em 2002, são efetuadas análises de três grupos: agências que sistematicamente superam suas metas; agências que apresentam desempenho de acordo com o esperado; e agências que sistematicamente não atingem suas metas. Esses grupos são analisados em conjunto com doze agrupamentos de agências com características similares, identificados por meio da aplicação da Análise de Cluster. Os resultados apontam que as metas atribuídas às agências são coerentes com as variáveis características do potencial de geração de negócios das praças onde se situam. Contudo, para o grupo de agências que superam sistematicamente suas metas, o estudo revela que as metas subestimam o potencial das praças e agências. O artigo evidencia também a contribuição da técnica de clusterização para atribuição de metas.
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