A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Lucimeiry Batista da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva,Anielson Barbosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712011000200004
Resumo: Os estudos envolvendo o campo da aprendizagem em nível gerencial surgiram para suprir um gap entre teoria e prática na educação e no desenvolvimento gerencial e abrangem várias abordagens e perspectivas teóricas com o objetivo de compreender os fatores e o processo de aprendizagem de gerentes. A reflexão é um dos fatores que podem facilitar a aprendizagem. Neste estudo, pretende-se identificar o papel da reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial no contexto das organizações não governamentais. Para fundamentar o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se traçar um panorama sobre o universo das ONGs e sobre os vínculos entre aprendizagem e reflexão. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e foi realizada com gestores de 16 ONGs localizadas no Nordeste brasileiro, que atuam em diversas áreas. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados objetivou identificar os padrões e as conexões que emergiram dos relatos das experiências, utilizando a análise do discurso. Os resultados do estudo indicam que a reflexão assume o papel de mediadora quando possibilita ampliar a compreensão das situações, aprender com os erros e críticas, e no processo decisório. Os gerentes pesquisados refletem após a ação e em ação em sua prática diária. A reflexão após a ação aprimora a tomada de decisão e contribui na busca do autoconhecimento. Já a reflexão em ação ocorre na prática diária. A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial influencia não apenas no conteúdo da aprendizagem (o que), mas no seu processo (como) e a sua amplitude (relevância e abrangência). Uma das contribuições do estudo é auxiliar os gestores das ONGs a refletir sobre suas experiências e processos de aprendizagem, o papel do contexto sociocultural em seu desenvolvimento pessoal e profissional, a dinâmica dos relacionamentos e seu papel como agente de transformação organizacional e social.
id MACKENZIE-2_37f9c7188a4fcbd72d227bb728602363
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712011000200004
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentaisOrganizações não governamentaisGerenteAprendizagemReflexãoAçãoOs estudos envolvendo o campo da aprendizagem em nível gerencial surgiram para suprir um gap entre teoria e prática na educação e no desenvolvimento gerencial e abrangem várias abordagens e perspectivas teóricas com o objetivo de compreender os fatores e o processo de aprendizagem de gerentes. A reflexão é um dos fatores que podem facilitar a aprendizagem. Neste estudo, pretende-se identificar o papel da reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial no contexto das organizações não governamentais. Para fundamentar o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se traçar um panorama sobre o universo das ONGs e sobre os vínculos entre aprendizagem e reflexão. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e foi realizada com gestores de 16 ONGs localizadas no Nordeste brasileiro, que atuam em diversas áreas. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados objetivou identificar os padrões e as conexões que emergiram dos relatos das experiências, utilizando a análise do discurso. Os resultados do estudo indicam que a reflexão assume o papel de mediadora quando possibilita ampliar a compreensão das situações, aprender com os erros e críticas, e no processo decisório. Os gerentes pesquisados refletem após a ação e em ação em sua prática diária. A reflexão após a ação aprimora a tomada de decisão e contribui na busca do autoconhecimento. Já a reflexão em ação ocorre na prática diária. A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial influencia não apenas no conteúdo da aprendizagem (o que), mas no seu processo (como) e a sua amplitude (relevância e abrangência). Uma das contribuições do estudo é auxiliar os gestores das ONGs a refletir sobre suas experiências e processos de aprendizagem, o papel do contexto sociocultural em seu desenvolvimento pessoal e profissional, a dinâmica dos relacionamentos e seu papel como agente de transformação organizacional e social.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712011000200004RAM. Revista de Administração Mackenzie v.12 n.2 2011reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712011000200004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Lucimeiry Batista daSilva,Anielson Barbosa dapor2011-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712011000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2011-05-11T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentais
title A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentais
spellingShingle A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentais
Silva,Lucimeiry Batista da
Organizações não governamentais
Gerente
Aprendizagem
Reflexão
Ação
title_short A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentais
title_full A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentais
title_fullStr A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentais
title_full_unstemmed A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentais
title_sort A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial em organizações não governamentais
author Silva,Lucimeiry Batista da
author_facet Silva,Lucimeiry Batista da
Silva,Anielson Barbosa da
author_role author
author2 Silva,Anielson Barbosa da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Lucimeiry Batista da
Silva,Anielson Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações não governamentais
Gerente
Aprendizagem
Reflexão
Ação
topic Organizações não governamentais
Gerente
Aprendizagem
Reflexão
Ação
description Os estudos envolvendo o campo da aprendizagem em nível gerencial surgiram para suprir um gap entre teoria e prática na educação e no desenvolvimento gerencial e abrangem várias abordagens e perspectivas teóricas com o objetivo de compreender os fatores e o processo de aprendizagem de gerentes. A reflexão é um dos fatores que podem facilitar a aprendizagem. Neste estudo, pretende-se identificar o papel da reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial no contexto das organizações não governamentais. Para fundamentar o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se traçar um panorama sobre o universo das ONGs e sobre os vínculos entre aprendizagem e reflexão. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e foi realizada com gestores de 16 ONGs localizadas no Nordeste brasileiro, que atuam em diversas áreas. O levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados objetivou identificar os padrões e as conexões que emergiram dos relatos das experiências, utilizando a análise do discurso. Os resultados do estudo indicam que a reflexão assume o papel de mediadora quando possibilita ampliar a compreensão das situações, aprender com os erros e críticas, e no processo decisório. Os gerentes pesquisados refletem após a ação e em ação em sua prática diária. A reflexão após a ação aprimora a tomada de decisão e contribui na busca do autoconhecimento. Já a reflexão em ação ocorre na prática diária. A reflexão como mediadora da aprendizagem gerencial influencia não apenas no conteúdo da aprendizagem (o que), mas no seu processo (como) e a sua amplitude (relevância e abrangência). Uma das contribuições do estudo é auxiliar os gestores das ONGs a refletir sobre suas experiências e processos de aprendizagem, o papel do contexto sociocultural em seu desenvolvimento pessoal e profissional, a dinâmica dos relacionamentos e seu papel como agente de transformação organizacional e social.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712011000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712011000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712011000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.12 n.2 2011
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648429699072