IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA,NILSON GESSONI SAPATA AGUILAR
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SILVEIRA,MARCO ANTONIO PINHEIRO DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000100108
Resumo: RESUMO Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 27 supermercados de diferentes portes, na qual se buscou avaliar os impactos da informatização na gestão desses estabelecimentos. O setor de comércio e, particularmente, os supermercados realizam investimentos em tecnologia da informação (TI) inferiores aos dos setores da indústria e de serviços. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento, e os principais aspectos investigados foram: estrutura de TI predominante, projetos de TI mais importantes, fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos de TI e impactos da informatização nas operações dos supermercados. A análise baseou-se na percepção dos gerentes com relação a esses aspectos. Observou-se que os supermercados de porte médio possuem, em geral, rede cliente/servidor como estrutura de TI, enquanto nos de grande porte predomina mainframe. O projeto de TI considerado mais importante entre os estabelecimentos pesquisados foi o ponto-de-venda (PV), seguido pela transferência eletrônica de fundos (TEF) e depois eletronic data interchange (EDI). Os FCS de maior importância, segundo os entrevistados, são o “apoio da alta gerência” e a “integração entre as áreas da empresa”. Finalmente, constatou-se que, no estágio atual de informatização desses supermercados, o principal impacto percebido pelos gerentes foi a maior agilidade no atendimento ao cliente.
id MACKENZIE-2_466a0c3fa40d61c0721c449987d54696
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712007000100108
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOSInformatizaçãoSupermercadosTecnologia da informaçãoFatores críticos de sucessoRESUMO Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 27 supermercados de diferentes portes, na qual se buscou avaliar os impactos da informatização na gestão desses estabelecimentos. O setor de comércio e, particularmente, os supermercados realizam investimentos em tecnologia da informação (TI) inferiores aos dos setores da indústria e de serviços. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento, e os principais aspectos investigados foram: estrutura de TI predominante, projetos de TI mais importantes, fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos de TI e impactos da informatização nas operações dos supermercados. A análise baseou-se na percepção dos gerentes com relação a esses aspectos. Observou-se que os supermercados de porte médio possuem, em geral, rede cliente/servidor como estrutura de TI, enquanto nos de grande porte predomina mainframe. O projeto de TI considerado mais importante entre os estabelecimentos pesquisados foi o ponto-de-venda (PV), seguido pela transferência eletrônica de fundos (TEF) e depois eletronic data interchange (EDI). Os FCS de maior importância, segundo os entrevistados, são o “apoio da alta gerência” e a “integração entre as áreas da empresa”. Finalmente, constatou-se que, no estágio atual de informatização desses supermercados, o principal impacto percebido pelos gerentes foi a maior agilidade no atendimento ao cliente.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000100108RAM. Revista de Administração Mackenzie v.8 n.1 2007reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712007/administracao.v8n1p108-132info:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA,NILSON GESSONI SAPATA AGUILARSILVEIRA,MARCO ANTONIO PINHEIRO DApor2020-08-13T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712007000100108Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2020-08-13T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
title IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
spellingShingle IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
FERREIRA,NILSON GESSONI SAPATA AGUILAR
Informatização
Supermercados
Tecnologia da informação
Fatores críticos de sucesso
title_short IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
title_full IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
title_fullStr IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
title_full_unstemmed IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
title_sort IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS
author FERREIRA,NILSON GESSONI SAPATA AGUILAR
author_facet FERREIRA,NILSON GESSONI SAPATA AGUILAR
SILVEIRA,MARCO ANTONIO PINHEIRO DA
author_role author
author2 SILVEIRA,MARCO ANTONIO PINHEIRO DA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA,NILSON GESSONI SAPATA AGUILAR
SILVEIRA,MARCO ANTONIO PINHEIRO DA
dc.subject.por.fl_str_mv Informatização
Supermercados
Tecnologia da informação
Fatores críticos de sucesso
topic Informatização
Supermercados
Tecnologia da informação
Fatores críticos de sucesso
description RESUMO Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 27 supermercados de diferentes portes, na qual se buscou avaliar os impactos da informatização na gestão desses estabelecimentos. O setor de comércio e, particularmente, os supermercados realizam investimentos em tecnologia da informação (TI) inferiores aos dos setores da indústria e de serviços. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento, e os principais aspectos investigados foram: estrutura de TI predominante, projetos de TI mais importantes, fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos de TI e impactos da informatização nas operações dos supermercados. A análise baseou-se na percepção dos gerentes com relação a esses aspectos. Observou-se que os supermercados de porte médio possuem, em geral, rede cliente/servidor como estrutura de TI, enquanto nos de grande porte predomina mainframe. O projeto de TI considerado mais importante entre os estabelecimentos pesquisados foi o ponto-de-venda (PV), seguido pela transferência eletrônica de fundos (TEF) e depois eletronic data interchange (EDI). Os FCS de maior importância, segundo os entrevistados, são o “apoio da alta gerência” e a “integração entre as áreas da empresa”. Finalmente, constatou-se que, no estágio atual de informatização desses supermercados, o principal impacto percebido pelos gerentes foi a maior agilidade no atendimento ao cliente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000100108
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000100108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-69712007/administracao.v8n1p108-132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.8 n.1 2007
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128647909605376