Formação baseada em competências? um estudo em cursos de graduação em administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes,Simone Costa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Barbosa,Allan Claudius Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500003
Resumo: Recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no país. Diante de tal cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa "noção" em cursos de graduação em Administração, visando contribuir com as reflexões sobre formação de competências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de casos múltiplos, em oito instituições de educação superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, não se pode afirmar que os cursos estejam voltados para formar competências nos alunos.
id MACKENZIE-2_560e63d42239c0b2203e30aff87d9ee2
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712009000500003
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Formação baseada em competências? um estudo em cursos de graduação em administraçãoCompetênciasEducaçãoGraduaçãoProjeto pedagógicoAdministraçãoRecentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no país. Diante de tal cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa "noção" em cursos de graduação em Administração, visando contribuir com as reflexões sobre formação de competências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de casos múltiplos, em oito instituições de educação superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, não se pode afirmar que os cursos estejam voltados para formar competências nos alunos.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2009-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500003RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.5 2009reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712009000500003info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Simone CostaBarbosa,Allan Claudius Queirozpor2010-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712009000500003Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2010-08-03T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação baseada em competências? um estudo em cursos de graduação em administração
title Formação baseada em competências? um estudo em cursos de graduação em administração
spellingShingle Formação baseada em competências? um estudo em cursos de graduação em administração
Nunes,Simone Costa
Competências
Educação
Graduação
Projeto pedagógico
Administração
title_short Formação baseada em competências? um estudo em cursos de graduação em administração
title_full Formação baseada em competências? um estudo em cursos de graduação em administração
title_fullStr Formação baseada em competências? um estudo em cursos de graduação em administração
title_full_unstemmed Formação baseada em competências? um estudo em cursos de graduação em administração
title_sort Formação baseada em competências? um estudo em cursos de graduação em administração
author Nunes,Simone Costa
author_facet Nunes,Simone Costa
Barbosa,Allan Claudius Queiroz
author_role author
author2 Barbosa,Allan Claudius Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes,Simone Costa
Barbosa,Allan Claudius Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Educação
Graduação
Projeto pedagógico
Administração
topic Competências
Educação
Graduação
Projeto pedagógico
Administração
description Recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no país. Diante de tal cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa "noção" em cursos de graduação em Administração, visando contribuir com as reflexões sobre formação de competências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de casos múltiplos, em oito instituições de educação superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, não se pode afirmar que os cursos estejam voltados para formar competências nos alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712009000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.5 2009
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648322744320