CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712004000100057 |
Resumo: | RESUMO A grande quantidade de novos produtos lançados pelas empresas como condição para serem competitivas pode desencadear a ocorrência de canibalismos. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo de múltiplos casos realizado na indústria alimentícia brasileira, que buscou conhecer as conseqüências e as práticas em relação a essa prática. Verificou-se que a pressão dos consumidores e da concorrência são fatores que estimulam sua ocorrência; a política de marcas e de novos produtos contribuem para sua ocorrência; e as atividades relativas ao composto de marketing podem ser utilizadas para administrá-lo. |
id |
MACKENZIE-2_5bfe7cd4dcf3da6f10a8a94c69aac503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-69712004000100057 |
network_acronym_str |
MACKENZIE-2 |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRACanibalismoNovos produtosIndústria alimentíciaRESUMO A grande quantidade de novos produtos lançados pelas empresas como condição para serem competitivas pode desencadear a ocorrência de canibalismos. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo de múltiplos casos realizado na indústria alimentícia brasileira, que buscou conhecer as conseqüências e as práticas em relação a essa prática. Verificou-se que a pressão dos consumidores e da concorrência são fatores que estimulam sua ocorrência; a política de marcas e de novos produtos contribuem para sua ocorrência; e as atividades relativas ao composto de marketing podem ser utilizadas para administrá-lo.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712004000100057RAM. Revista de Administração Mackenzie v.5 n.1 2004reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712004/administracao.v5n1p58-81info:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA,BRÁULIO ALEXANDRE CONTENTO DEMATTAR,FAUZE NAJIBpor2022-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712004000100057Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2022-01-05T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA |
title |
CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA |
spellingShingle |
CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA OLIVEIRA,BRÁULIO ALEXANDRE CONTENTO DE Canibalismo Novos produtos Indústria alimentícia |
title_short |
CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA |
title_full |
CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA |
title_fullStr |
CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA |
title_sort |
CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA |
author |
OLIVEIRA,BRÁULIO ALEXANDRE CONTENTO DE |
author_facet |
OLIVEIRA,BRÁULIO ALEXANDRE CONTENTO DE MATTAR,FAUZE NAJIB |
author_role |
author |
author2 |
MATTAR,FAUZE NAJIB |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA,BRÁULIO ALEXANDRE CONTENTO DE MATTAR,FAUZE NAJIB |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canibalismo Novos produtos Indústria alimentícia |
topic |
Canibalismo Novos produtos Indústria alimentícia |
description |
RESUMO A grande quantidade de novos produtos lançados pelas empresas como condição para serem competitivas pode desencadear a ocorrência de canibalismos. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo de múltiplos casos realizado na indústria alimentícia brasileira, que buscou conhecer as conseqüências e as práticas em relação a essa prática. Verificou-se que a pressão dos consumidores e da concorrência são fatores que estimulam sua ocorrência; a política de marcas e de novos produtos contribuem para sua ocorrência; e as atividades relativas ao composto de marketing podem ser utilizadas para administrá-lo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712004000100057 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712004000100057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-69712004/administracao.v5n1p58-81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie v.5 n.1 2004 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1752128647562526720 |