Impacto informacional das reuniões públicas Apimec: um estudo de evento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reiteri,Nayana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Procianoy,Jairo Laser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000200006
Resumo: Este trabalho mensurou o impacto informacional, medido pelo retorno anormal do preço das ações de companhias abertas brasileiras, ocasionado pelas apresentações gerenciais em reuniões públicas organizadas pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). Utilizando a metodologia de estudo de evento, foram analisados os retornos anormais das ações de 160 empresas que realizaram 739 reuniões entre 2005 e 2009. Os resultados encontrados sugerem que, em média, as informações geradas nesses eventos acarretaram retornos anormais pequenos no período analisado. Tal achado pode ser fruto tanto do baixo impacto informacional desses eventos quanto da possível dificuldade dos participantes das reuniões de perceberem essas informações como relevantes. A principal contribuição desta pesquisa é demonstrar que as reuniões Apimec constituem um momento em que as relações da empresa com os investidores e analistas podem ser iniciadas e fortalecidas, mas em que informações novas não são apresentadas. Essa constatação demonstra que a condução das reuniões pelas companhias está em conformidade com as recomendações dos órgãos reguladores brasileiros, as quais indicam que nas reuniões públicas devem ser comentadas apenas informações previamente divulgadas. Outros meios de divulgação de informações, como fatos relevantes, comunicados ao mercado, teleconferências, entre outros, podem ser tão eficientes na distribuição ampla e simultânea de informações aos diversos agentes do mercado, que resta para as reuniões realmente o papel de oportunizar um maior conhecimento e compreensão da empresa pelo mercado e do mercado pela empresa. Essa construção de compreensão mútua pode trazer valor nas relações das companhias com os investidores no longo prazo, mas não acarretam, em média, impactos informacionais de curto prazo.
id MACKENZIE-2_5db12aa5802e47b90a6dddc922f875df
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712013000200006
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Impacto informacional das reuniões públicas Apimec: um estudo de eventoReuniões públicasApimecRelações com investidoresEstudo de eventoAssimetria de informaçãoEste trabalho mensurou o impacto informacional, medido pelo retorno anormal do preço das ações de companhias abertas brasileiras, ocasionado pelas apresentações gerenciais em reuniões públicas organizadas pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). Utilizando a metodologia de estudo de evento, foram analisados os retornos anormais das ações de 160 empresas que realizaram 739 reuniões entre 2005 e 2009. Os resultados encontrados sugerem que, em média, as informações geradas nesses eventos acarretaram retornos anormais pequenos no período analisado. Tal achado pode ser fruto tanto do baixo impacto informacional desses eventos quanto da possível dificuldade dos participantes das reuniões de perceberem essas informações como relevantes. A principal contribuição desta pesquisa é demonstrar que as reuniões Apimec constituem um momento em que as relações da empresa com os investidores e analistas podem ser iniciadas e fortalecidas, mas em que informações novas não são apresentadas. Essa constatação demonstra que a condução das reuniões pelas companhias está em conformidade com as recomendações dos órgãos reguladores brasileiros, as quais indicam que nas reuniões públicas devem ser comentadas apenas informações previamente divulgadas. Outros meios de divulgação de informações, como fatos relevantes, comunicados ao mercado, teleconferências, entre outros, podem ser tão eficientes na distribuição ampla e simultânea de informações aos diversos agentes do mercado, que resta para as reuniões realmente o papel de oportunizar um maior conhecimento e compreensão da empresa pelo mercado e do mercado pela empresa. Essa construção de compreensão mútua pode trazer valor nas relações das companhias com os investidores no longo prazo, mas não acarretam, em média, impactos informacionais de curto prazo.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000200006RAM. Revista de Administração Mackenzie v.14 n.2 2013reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712013000200006info:eu-repo/semantics/openAccessReiteri,NayanaProcianoy,Jairo Laserpor2013-05-14T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712013000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2013-05-14T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto informacional das reuniões públicas Apimec: um estudo de evento
title Impacto informacional das reuniões públicas Apimec: um estudo de evento
spellingShingle Impacto informacional das reuniões públicas Apimec: um estudo de evento
Reiteri,Nayana
Reuniões públicas
Apimec
Relações com investidores
Estudo de evento
Assimetria de informação
title_short Impacto informacional das reuniões públicas Apimec: um estudo de evento
title_full Impacto informacional das reuniões públicas Apimec: um estudo de evento
title_fullStr Impacto informacional das reuniões públicas Apimec: um estudo de evento
title_full_unstemmed Impacto informacional das reuniões públicas Apimec: um estudo de evento
title_sort Impacto informacional das reuniões públicas Apimec: um estudo de evento
author Reiteri,Nayana
author_facet Reiteri,Nayana
Procianoy,Jairo Laser
author_role author
author2 Procianoy,Jairo Laser
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reiteri,Nayana
Procianoy,Jairo Laser
dc.subject.por.fl_str_mv Reuniões públicas
Apimec
Relações com investidores
Estudo de evento
Assimetria de informação
topic Reuniões públicas
Apimec
Relações com investidores
Estudo de evento
Assimetria de informação
description Este trabalho mensurou o impacto informacional, medido pelo retorno anormal do preço das ações de companhias abertas brasileiras, ocasionado pelas apresentações gerenciais em reuniões públicas organizadas pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). Utilizando a metodologia de estudo de evento, foram analisados os retornos anormais das ações de 160 empresas que realizaram 739 reuniões entre 2005 e 2009. Os resultados encontrados sugerem que, em média, as informações geradas nesses eventos acarretaram retornos anormais pequenos no período analisado. Tal achado pode ser fruto tanto do baixo impacto informacional desses eventos quanto da possível dificuldade dos participantes das reuniões de perceberem essas informações como relevantes. A principal contribuição desta pesquisa é demonstrar que as reuniões Apimec constituem um momento em que as relações da empresa com os investidores e analistas podem ser iniciadas e fortalecidas, mas em que informações novas não são apresentadas. Essa constatação demonstra que a condução das reuniões pelas companhias está em conformidade com as recomendações dos órgãos reguladores brasileiros, as quais indicam que nas reuniões públicas devem ser comentadas apenas informações previamente divulgadas. Outros meios de divulgação de informações, como fatos relevantes, comunicados ao mercado, teleconferências, entre outros, podem ser tão eficientes na distribuição ampla e simultânea de informações aos diversos agentes do mercado, que resta para as reuniões realmente o papel de oportunizar um maior conhecimento e compreensão da empresa pelo mercado e do mercado pela empresa. Essa construção de compreensão mútua pode trazer valor nas relações das companhias com os investidores no longo prazo, mas não acarretam, em média, impactos informacionais de curto prazo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712013000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.14 n.2 2013
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648872198144