Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000300007 |
Resumo: | Uma das principais características do atual ambiente de negócios e de gestão tem sido a atuação sob a forma de novos arranjos organizacionais, baseados na prática de princípios das redes sociais. Nesse contexto, os consórcios de exportação têm sido uma prática utilizada por pequenas e médias empresas como um mecanismo capaz de gerar maior competitividade empresarial. A partir dessas considerações, o presente artigo tem como objetivo identificar um conjunto de fatores que levam ao sucesso ou ao fracasso dos consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo de caso múltiplo entre duas experiências de consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil, utilizando as técnicas da observação não-participante e realização de entrevistas com os empresários do setor e lideranças locais. Os resultados obtidos mostram que o sucesso em consórcios de exportação depende da existência de uma orientação estratégica com respeito à constituição de alianças e de uma forma mais dinâmica de governança, capazes de articular de forma coesa e harmoniosa todos os diversos integrantes, considerando as suas necessidades e interesses específicos. |
id |
MACKENZIE-2_842979700cec36599cf8e0651c0f5da3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-69712008000300007 |
network_acronym_str |
MACKENZIE-2 |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecçõesCompetitividadeEstratégiaConsórcios de ExportaçãoGovernançaManufaturaUma das principais características do atual ambiente de negócios e de gestão tem sido a atuação sob a forma de novos arranjos organizacionais, baseados na prática de princípios das redes sociais. Nesse contexto, os consórcios de exportação têm sido uma prática utilizada por pequenas e médias empresas como um mecanismo capaz de gerar maior competitividade empresarial. A partir dessas considerações, o presente artigo tem como objetivo identificar um conjunto de fatores que levam ao sucesso ou ao fracasso dos consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo de caso múltiplo entre duas experiências de consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil, utilizando as técnicas da observação não-participante e realização de entrevistas com os empresários do setor e lideranças locais. Os resultados obtidos mostram que o sucesso em consórcios de exportação depende da existência de uma orientação estratégica com respeito à constituição de alianças e de uma forma mais dinâmica de governança, capazes de articular de forma coesa e harmoniosa todos os diversos integrantes, considerando as suas necessidades e interesses específicos.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000300007RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.3 2008reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712008000300007info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar,Virginia do S. MottaCândido,Gesinaldo AtaídeAraújo,Geraldo Maciel depor2012-06-06T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712008000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2012-06-06T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções |
title |
Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções |
spellingShingle |
Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções Aguiar,Virginia do S. Motta Competitividade Estratégia Consórcios de Exportação Governança Manufatura |
title_short |
Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções |
title_full |
Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções |
title_fullStr |
Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções |
title_full_unstemmed |
Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções |
title_sort |
Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções |
author |
Aguiar,Virginia do S. Motta |
author_facet |
Aguiar,Virginia do S. Motta Cândido,Gesinaldo Ataíde Araújo,Geraldo Maciel de |
author_role |
author |
author2 |
Cândido,Gesinaldo Ataíde Araújo,Geraldo Maciel de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar,Virginia do S. Motta Cândido,Gesinaldo Ataíde Araújo,Geraldo Maciel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competitividade Estratégia Consórcios de Exportação Governança Manufatura |
topic |
Competitividade Estratégia Consórcios de Exportação Governança Manufatura |
description |
Uma das principais características do atual ambiente de negócios e de gestão tem sido a atuação sob a forma de novos arranjos organizacionais, baseados na prática de princípios das redes sociais. Nesse contexto, os consórcios de exportação têm sido uma prática utilizada por pequenas e médias empresas como um mecanismo capaz de gerar maior competitividade empresarial. A partir dessas considerações, o presente artigo tem como objetivo identificar um conjunto de fatores que levam ao sucesso ou ao fracasso dos consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo de caso múltiplo entre duas experiências de consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil, utilizando as técnicas da observação não-participante e realização de entrevistas com os empresários do setor e lideranças locais. Os resultados obtidos mostram que o sucesso em consórcios de exportação depende da existência de uma orientação estratégica com respeito à constituição de alianças e de uma forma mais dinâmica de governança, capazes de articular de forma coesa e harmoniosa todos os diversos integrantes, considerando as suas necessidades e interesses específicos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1678-69712008000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.3 2008 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1752128647981957120 |