INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA DOS GESTORES NA BUSCA DE INFORMAÇÃO SOBRE UNK UNKS EM PROJETOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RUSSO,ROSARIA DE FÁTIMA SEGGER MACRI
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SBRAGIA,ROBERTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712016000200180
Resumo: RESUMO Objetivo: Compreender se os gestores mais experientes incorrem na falácia da centralidade, negligenciando a busca de informação sobre os unknown unknowns em projetos inovadores para dar sentido (sensemaking) ao que ocorre no contexto do projeto. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A falácia da centralidade, teoria formulada por Westrum, foi observada na ação de diversos especialistas, como cientistas, praticantes da medicina, bombeiros. Pretende-se expandir esse contexto, aplicando-a à gestão de projetos inovadores no ambiente de negócios. Com base nessa avaliação, pretende-se sugerir métodos e técnicas que possam ser adotados para antecipar a percepção da ocorrência de unknown unknowns, de forma aumentar a probabilidade de sucesso dos projetos. Principais aspectos metodológicos: Foi realizada uma pesquisa de campo que selecionou 16 projetos, totalizando 35 eventos imprevistos. Com base em entrevistas, a análise dos dados foi inicialmente qualitativa e posteriormente quantitativa, baseada em testes estatísticos não paramétricos. Síntese dos principais resultados: Apesar da relevância da busca por informação para lidar com os unknown unknowns, sua adoção se revelou inversamente correlacionada ao tempo de experiência profissional dos gestores. Vieses, como ancoragem, consciência limitada, escalada do comprometimento e excesso de confiança, dificultaram a percepção da lacuna de conhecimento. Principais considerações/conclusões: As recomendações deste trabalho são predominantemente práticas: conscientização dos envolvidos sobre a lacuna de conhecimento, um ambiente favorável à inovação e utilização de práticas de aprendizagem durante o projeto.
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RUSSO,ROSARIA DE FÁTIMA SEGGER MACRI
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