Redes de coautorias entre docentes de programas brasileiros de pós-graduação (Stricto Sensu) em Administração: aspectos estruturais e dinâmica de relacionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,Cristiane Marques de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Crubellate,João Marcelo, Rossoni,Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000500007
Resumo: Este artigo descreve e analisa características e mudanças ocorridas na configuração da rede de coautorias formada por professores de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em Administração no período de 2001 a 2006. O referencial empírico compreendeu 703 professores vinculados a programas nacionais de pós-graduação em Administração. Para a análise das redes sociais e coautorias das publicações, utilizamos os softwares Ucinet 6 e Pajek 1.21. Houve significativo crescimento no número de coautorias de um triênio para o outro (2001-2003 e 2004-2006). O aumento na interação entre pesquisadores pode ter ocorrido em razão de mudanças nos critérios de avaliação da Capes, formação de novos grupos de pesquisa e/ou amadurecimento dos já existentes, busca por maior qualidade das pesquisas, elevação do grau de especialização no campo científico, metodologia predominante nas disciplinas, entre outros fatores. Os resultados sugerem que a área está aquiescendo às exigências dos órgãos oficiais de credenciamento da pós-graduação.
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