Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712002000200079 |
Resumo: | RESUMO As universidades corporativas apresentam-se como uma recente e importante estratégia das organizações, no sentido de potencializar o desenvolvimento de seus funcionários e assim contribuir para a criação ou manutenção de vantagem competitiva. Esse artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa de campo realizada em cinco empresas brasileiras líderes em seu ramo de negócio, que dispõem de uma universidade corporativa. Buscou-se identificar os motivos para a sua criação e suas formas de atuação, por meio de entrevistas realizadas com seus principais executivos. Como conclusão, os autores apontam que as universidades corporativas estudadas surgiram para cobrir lacunas percebidas nos tradicionais programas de treinamento e desenvolvimento, que utilizam, predominantemente, o tradicional método presencial de ensino, que têm, em geral, caráter doutrinário e que buscam alinhar suas práticas com a gestão por competências e a gestão do conhecimento. |
id |
MACKENZIE-2_b2baa612c29e41ac3a3ff2226bd7b256 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-69712002000200079 |
network_acronym_str |
MACKENZIE-2 |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de CasosAprendizado contínuoCaráter doutrinárioEnsino presencialEnsino a distânciaGestão do conhecimentoRESUMO As universidades corporativas apresentam-se como uma recente e importante estratégia das organizações, no sentido de potencializar o desenvolvimento de seus funcionários e assim contribuir para a criação ou manutenção de vantagem competitiva. Esse artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa de campo realizada em cinco empresas brasileiras líderes em seu ramo de negócio, que dispõem de uma universidade corporativa. Buscou-se identificar os motivos para a sua criação e suas formas de atuação, por meio de entrevistas realizadas com seus principais executivos. Como conclusão, os autores apontam que as universidades corporativas estudadas surgiram para cobrir lacunas percebidas nos tradicionais programas de treinamento e desenvolvimento, que utilizam, predominantemente, o tradicional método presencial de ensino, que têm, em geral, caráter doutrinário e que buscam alinhar suas práticas com a gestão por competências e a gestão do conhecimento.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712002000200079RAM. Revista de Administração Mackenzie v.3 n.2 2002reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712002/administracao.v3n2p79-98info:eu-repo/semantics/openAccessVERGARA,SYLVIA CONSTANTRAMOS,DAVID RICARDO MOREIRApor2022-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712002000200079Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2022-01-07T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos |
title |
Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos |
spellingShingle |
Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos VERGARA,SYLVIA CONSTANT Aprendizado contínuo Caráter doutrinário Ensino presencial Ensino a distância Gestão do conhecimento |
title_short |
Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos |
title_full |
Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos |
title_fullStr |
Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos |
title_full_unstemmed |
Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos |
title_sort |
Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos |
author |
VERGARA,SYLVIA CONSTANT |
author_facet |
VERGARA,SYLVIA CONSTANT RAMOS,DAVID RICARDO MOREIRA |
author_role |
author |
author2 |
RAMOS,DAVID RICARDO MOREIRA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VERGARA,SYLVIA CONSTANT RAMOS,DAVID RICARDO MOREIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizado contínuo Caráter doutrinário Ensino presencial Ensino a distância Gestão do conhecimento |
topic |
Aprendizado contínuo Caráter doutrinário Ensino presencial Ensino a distância Gestão do conhecimento |
description |
RESUMO As universidades corporativas apresentam-se como uma recente e importante estratégia das organizações, no sentido de potencializar o desenvolvimento de seus funcionários e assim contribuir para a criação ou manutenção de vantagem competitiva. Esse artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa de campo realizada em cinco empresas brasileiras líderes em seu ramo de negócio, que dispõem de uma universidade corporativa. Buscou-se identificar os motivos para a sua criação e suas formas de atuação, por meio de entrevistas realizadas com seus principais executivos. Como conclusão, os autores apontam que as universidades corporativas estudadas surgiram para cobrir lacunas percebidas nos tradicionais programas de treinamento e desenvolvimento, que utilizam, predominantemente, o tradicional método presencial de ensino, que têm, em geral, caráter doutrinário e que buscam alinhar suas práticas com a gestão por competências e a gestão do conhecimento. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712002000200079 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712002000200079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-69712002/administracao.v3n2p79-98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie v.3 n.2 2002 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1752128647532118016 |