Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERGARA,SYLVIA CONSTANT
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: RAMOS,DAVID RICARDO MOREIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712002000200079
Resumo: RESUMO As universidades corporativas apresentam-se como uma recente e importante estratégia das organizações, no sentido de potencializar o desenvolvimento de seus funcionários e assim contribuir para a criação ou manutenção de vantagem competitiva. Esse artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa de campo realizada em cinco empresas brasileiras líderes em seu ramo de negócio, que dispõem de uma universidade corporativa. Buscou-se identificar os motivos para a sua criação e suas formas de atuação, por meio de entrevistas realizadas com seus principais executivos. Como conclusão, os autores apontam que as universidades corporativas estudadas surgiram para cobrir lacunas percebidas nos tradicionais programas de treinamento e desenvolvimento, que utilizam, predominantemente, o tradicional método presencial de ensino, que têm, em geral, caráter doutrinário e que buscam alinhar suas práticas com a gestão por competências e a gestão do conhecimento.
id MACKENZIE-2_b2baa612c29e41ac3a3ff2226bd7b256
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712002000200079
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de CasosAprendizado contínuoCaráter doutrinárioEnsino presencialEnsino a distânciaGestão do conhecimentoRESUMO As universidades corporativas apresentam-se como uma recente e importante estratégia das organizações, no sentido de potencializar o desenvolvimento de seus funcionários e assim contribuir para a criação ou manutenção de vantagem competitiva. Esse artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa de campo realizada em cinco empresas brasileiras líderes em seu ramo de negócio, que dispõem de uma universidade corporativa. Buscou-se identificar os motivos para a sua criação e suas formas de atuação, por meio de entrevistas realizadas com seus principais executivos. Como conclusão, os autores apontam que as universidades corporativas estudadas surgiram para cobrir lacunas percebidas nos tradicionais programas de treinamento e desenvolvimento, que utilizam, predominantemente, o tradicional método presencial de ensino, que têm, em geral, caráter doutrinário e que buscam alinhar suas práticas com a gestão por competências e a gestão do conhecimento.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712002000200079RAM. Revista de Administração Mackenzie v.3 n.2 2002reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/1678-69712002/administracao.v3n2p79-98info:eu-repo/semantics/openAccessVERGARA,SYLVIA CONSTANTRAMOS,DAVID RICARDO MOREIRApor2022-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712002000200079Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2022-01-07T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos
title Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos
spellingShingle Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos
VERGARA,SYLVIA CONSTANT
Aprendizado contínuo
Caráter doutrinário
Ensino presencial
Ensino a distância
Gestão do conhecimento
title_short Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos
title_full Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos
title_fullStr Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos
title_full_unstemmed Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos
title_sort Motivos para a Criação de Universidades Corporativas - Estudo de Casos
author VERGARA,SYLVIA CONSTANT
author_facet VERGARA,SYLVIA CONSTANT
RAMOS,DAVID RICARDO MOREIRA
author_role author
author2 RAMOS,DAVID RICARDO MOREIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VERGARA,SYLVIA CONSTANT
RAMOS,DAVID RICARDO MOREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado contínuo
Caráter doutrinário
Ensino presencial
Ensino a distância
Gestão do conhecimento
topic Aprendizado contínuo
Caráter doutrinário
Ensino presencial
Ensino a distância
Gestão do conhecimento
description RESUMO As universidades corporativas apresentam-se como uma recente e importante estratégia das organizações, no sentido de potencializar o desenvolvimento de seus funcionários e assim contribuir para a criação ou manutenção de vantagem competitiva. Esse artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa de campo realizada em cinco empresas brasileiras líderes em seu ramo de negócio, que dispõem de uma universidade corporativa. Buscou-se identificar os motivos para a sua criação e suas formas de atuação, por meio de entrevistas realizadas com seus principais executivos. Como conclusão, os autores apontam que as universidades corporativas estudadas surgiram para cobrir lacunas percebidas nos tradicionais programas de treinamento e desenvolvimento, que utilizam, predominantemente, o tradicional método presencial de ensino, que têm, em geral, caráter doutrinário e que buscam alinhar suas práticas com a gestão por competências e a gestão do conhecimento.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712002000200079
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712002000200079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-69712002/administracao.v3n2p79-98
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.3 n.2 2002
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128647532118016