PROPAGANDAS BUSINESS-TO-BUSINESS VERSUS BUSINESS-TO-CONSUMER: UMA COMPARAÇÃO DE ANÚNCIOS DE SERVIÇOS EM REVISTAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA,VALTER AFONSO
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PETROLL,MARTIN DE LA MARTINIERE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712007000200104
Resumo: RESUMO Existem vários tipos de anúncios, alguns de bens, de idéias e, por fim, outros de serviços. Sendo mais específico, propagandas enfatizando serviços pelas empresas são mais raras do que propagandas com foco em bens. O presente artigo testa seis hipóteses em relação à comparação do conteúdo das propagandas de serviços com foco business-to-business e business-to-consumer. Da mesma forma, verifica-se também a existência de diferentes targets na elaboração de seus conteúdos. As sete variáveis avaliadas por meio de análise de conteúdo foram: tipo de anúncio, apelo, manchete, qualidade, preço, segmentação e endereço eletrônico. Os dados foram obtidos de 34 revistas de negócios publicadas no Brasil, totalizando uma amostra de 812 propagandas, das quais 29% foram para serviços business-to-business e 71% com foco business-to-consumer. Os resultados obtidos demonstraram a rejeição de apenas uma das seis hipóteses teoricamente propostas, reforçando a idéia de determinadas características que propagandas business-to-business possuem. Comentários adicionais e contribuições do estudo concluem o artigo.
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