Entrepreneurship Attitude: Validation of a Measurement Instrument Based on Graded Response Model of the Item Response Theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Eda Castro Lucas de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lopes Jr, Gumersindo Sueiro, Bornia, Antonio Cezar Bornia, Alves, Luciano R. Rath
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/4337
Resumo: A escala IMAE – Instrumento de medida de Atitude Empreendedora, desenvolvida por Souza e Lopes Jr. (2005) contém duas dimensões: Prospecção e Inovação, e Gestão e Persistência. Com base nessa escala, com a finalidade de verificar a validade e o intervalo em que propicia a medida da Atitude Empreendedora, além de verificar sua capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o objetivo deste artigo é validar a escala IMAE por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item, que revolucionou a teoria de medidas. A Teoria da Resposta ao Item (TRI), construtos da Psicologia utilizados em estudos de discriminação de respostas, em especial em grandes amostras de respondentes a um determinado fenômeno, é constituída de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes (não observados) de um indivíduo com a probabilidade deste dar uma determinada resposta a um item. O ponto principal da Teoria da Resposta ao Item é que ela leva em consideração o item particularmente, sem relevar os escores totais; portanto, as conclusões não dependem apenas do teste ou questionário, mas de cada item que o compõe. Os principais resultados encontrados foram a identificação de dois níveis da escala, denominados âncoras, que permitem interpretar tendências de pessoas com Atitude Empreendedora e a constatação de que os itens da IMAE apresentam boa capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o que confere qualidade aos itens e, portanto, à Escala. Este estudo torna-se importante tendo em vista o papel que a atitude desempenha nas escolhas que os indivíduos fazem em relação à sua própria vida, auxiliando na determinação de seus próprios atos.Palavras-Chave: Atitude, Atitude Empreendedora, Empreendedorismo, Teoria de Resposta ao Item, Medidas e Métodos.
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