Entrepreneurship Attitude: Validation of a Measurement Instrument Based on Graded Response Model of the Item Response Theory
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/4337 |
Resumo: | A escala IMAE – Instrumento de medida de Atitude Empreendedora, desenvolvida por Souza e Lopes Jr. (2005) contém duas dimensões: Prospecção e Inovação, e Gestão e Persistência. Com base nessa escala, com a finalidade de verificar a validade e o intervalo em que propicia a medida da Atitude Empreendedora, além de verificar sua capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o objetivo deste artigo é validar a escala IMAE por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item, que revolucionou a teoria de medidas. A Teoria da Resposta ao Item (TRI), construtos da Psicologia utilizados em estudos de discriminação de respostas, em especial em grandes amostras de respondentes a um determinado fenômeno, é constituída de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes (não observados) de um indivíduo com a probabilidade deste dar uma determinada resposta a um item. O ponto principal da Teoria da Resposta ao Item é que ela leva em consideração o item particularmente, sem relevar os escores totais; portanto, as conclusões não dependem apenas do teste ou questionário, mas de cada item que o compõe. Os principais resultados encontrados foram a identificação de dois níveis da escala, denominados âncoras, que permitem interpretar tendências de pessoas com Atitude Empreendedora e a constatação de que os itens da IMAE apresentam boa capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o que confere qualidade aos itens e, portanto, à Escala. Este estudo torna-se importante tendo em vista o papel que a atitude desempenha nas escolhas que os indivíduos fazem em relação à sua própria vida, auxiliando na determinação de seus próprios atos.Palavras-Chave: Atitude, Atitude Empreendedora, Empreendedorismo, Teoria de Resposta ao Item, Medidas e Métodos. |
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Entrepreneurship Attitude: Validation of a Measurement Instrument Based on Graded Response Model of the Item Response TheoryActitud Empresarial: La validación de un Instrumento de Medida con Base en el Modelo de Respuesta Graduada de la Teoría de Respuesta al ItemAtitude Empreendedora: Validação de um Instrumento de Medida com base no Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao ItemAtitudeAtitude EmpreendedoraEmpreendedorismoTeoria de Resposta ao ItemMedidas e Métodos.A escala IMAE – Instrumento de medida de Atitude Empreendedora, desenvolvida por Souza e Lopes Jr. (2005) contém duas dimensões: Prospecção e Inovação, e Gestão e Persistência. Com base nessa escala, com a finalidade de verificar a validade e o intervalo em que propicia a medida da Atitude Empreendedora, além de verificar sua capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o objetivo deste artigo é validar a escala IMAE por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item, que revolucionou a teoria de medidas. A Teoria da Resposta ao Item (TRI), construtos da Psicologia utilizados em estudos de discriminação de respostas, em especial em grandes amostras de respondentes a um determinado fenômeno, é constituída de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes (não observados) de um indivíduo com a probabilidade deste dar uma determinada resposta a um item. O ponto principal da Teoria da Resposta ao Item é que ela leva em consideração o item particularmente, sem relevar os escores totais; portanto, as conclusões não dependem apenas do teste ou questionário, mas de cada item que o compõe. Os principais resultados encontrados foram a identificação de dois níveis da escala, denominados âncoras, que permitem interpretar tendências de pessoas com Atitude Empreendedora e a constatação de que os itens da IMAE apresentam boa capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o que confere qualidade aos itens e, portanto, à Escala. Este estudo torna-se importante tendo em vista o papel que a atitude desempenha nas escolhas que os indivíduos fazem em relação à sua própria vida, auxiliando na determinação de seus próprios atos.Palavras-Chave: Atitude, Atitude Empreendedora, Empreendedorismo, Teoria de Resposta ao Item, Medidas e Métodos.Editora Mackenzie2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica Descritivaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/4337Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 No. 5 (2013)Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 Núm. 5 (2013)Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review); v. 14 n. 5 (2013)1678-69711518-6776reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEporhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/4337/4496https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/4337/8570Copyright (c) 2015 Revista de Administração Mackenzieinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Eda Castro Lucas deLopes Jr, Gumersindo SueiroBornia, Antonio Cezar BorniaAlves, Luciano R. Rath2013-11-01T14:43:30Zoai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/4337Revistahttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/PUBhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/oairevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2013-11-01T14:43:30RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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