O dragão, o samurai e o mar do Sul da China
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844714 |
Resumo: | O MSC constitui um espaço marítimo de importância quase atemporal. Desde tempos anteriores a Era das Navegações (por volta do século XV), conhecido como a porta de estrada da Ásia, suas águas forjaram o nascimento de importantes civilizações e foram o fio condutor do processo de formação social e política da Ásia. Assistiu e conduziu o apogeu tecnológico e político da China, governada pela Dinastia Ming entre 1368 e 1644. Foi à porta de entrada das principais potências ocidentais que acabaram por subjugar quase toda a Ásia durante o século XIX, ao passo que neste mesmo século assistiu o desabrochar do Japão enquanto uma grande potência apartir da Restauração Meiji (1868–1912). Muito mais do que recursos naturais, o MSC é a via por onde “tudo e todos passam”. Por uma questão de “sobrevivência”, seu controle e acesso eram e são elementos centrais na formulação de políticas externas e de segurança de unidades políticas do passado e do presente. Hoje, no século XXI, mais uma vez este espaço marítimo é palco de tensões e litígios entre Estados que buscam sobrevivência em um mundo cada vez mais dependente do comércio internacional, onde um terço deste comércio passa pelo MSC. Neste sentido, a República Popular da China e o Japão, a segunda e terceira maior economia, respectivamente, vêm escalando uma série de tensões pela necessidade de assegurar o acesso aos recursos presentes neste mar e a segurança das rotas comerciais que alimentam suas economias. Para isso, desenvolveram estratégias navais específicas para atender esses objetivos políticos |
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Rodrigues, Claudio MarinCosta, Vinicíus de AlmeidaRodrigues, Claudio Marin2020-07-10T02:39:54Z2020-07-10T02:39:54Z2018http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844714O MSC constitui um espaço marítimo de importância quase atemporal. Desde tempos anteriores a Era das Navegações (por volta do século XV), conhecido como a porta de estrada da Ásia, suas águas forjaram o nascimento de importantes civilizações e foram o fio condutor do processo de formação social e política da Ásia. Assistiu e conduziu o apogeu tecnológico e político da China, governada pela Dinastia Ming entre 1368 e 1644. Foi à porta de entrada das principais potências ocidentais que acabaram por subjugar quase toda a Ásia durante o século XIX, ao passo que neste mesmo século assistiu o desabrochar do Japão enquanto uma grande potência apartir da Restauração Meiji (1868–1912). Muito mais do que recursos naturais, o MSC é a via por onde “tudo e todos passam”. Por uma questão de “sobrevivência”, seu controle e acesso eram e são elementos centrais na formulação de políticas externas e de segurança de unidades políticas do passado e do presente. Hoje, no século XXI, mais uma vez este espaço marítimo é palco de tensões e litígios entre Estados que buscam sobrevivência em um mundo cada vez mais dependente do comércio internacional, onde um terço deste comércio passa pelo MSC. Neste sentido, a República Popular da China e o Japão, a segunda e terceira maior economia, respectivamente, vêm escalando uma série de tensões pela necessidade de assegurar o acesso aos recursos presentes neste mar e a segurança das rotas comerciais que alimentam suas economias. Para isso, desenvolveram estratégias navais específicas para atender esses objetivos políticosThe South China Sea is a maritime area of almost timeless importance. From the earliest times the Age of Navigations (about XV century), known as the gateway to Asia, its waters forged the birth of important civilizations and were the guiding thread of the process of social and political formation in Asia. It witnessed and led China's technological and political heyday, governed by the Ming Dynasty between 1368 and 1644. It was the gateway of the major Western powers that eventually subjugated almost all of Asia during the nineteenth century, while in this same century saw the blossoming of Japan as a great power from the Meiji Restoration (1868-1912). Much more than natural resources, the South China Sea is the way by which "everything and everyone goes". As a matter of "survival", its control and access were and are central elements in the formulation of external policies and security of political units of the past and the present. Today, in the 21st century, once again this maritime space is the scene of tensions and disputes between states that seek survival in a world increasingly dependent on international trade, where a third of this trade passes through the South China Sea. In this regard, the People's Republic of China and Japan, the second and third largest economies respectively, have been escalating a series of tensions over the need to ensure access to the resources present in this sea and the safety of trade routes that fuel their economies. To this end, they have developed specific naval strategies to meet these policy objectives.porEscola de Guerra Naval (EGN)Dissertação (Mestrado) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), 2020Dissertação (Mestrado) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), 2018Estratégia naval - ChinaGeopolítica - China, Mar do Sul daSegurança Internacional - JapãoO dragão, o samurai e o mar do Sul da Chinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTVinícius de Almeida Costa- PPGEM.pdf.txtVinícius de Almeida Costa- PPGEM.pdf.txtExtracted texttext/plain375600https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844714/2/Vin%c3%adcius%20de%20Almeida%20Costa-%20PPGEM.pdf.txt6f8ae7715b46190af89fa0e5a5c8872fMD52THUMBNAILVinícius de Almeida Costa- PPGEM.pdf.jpgVinícius de Almeida Costa- PPGEM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844714/3/Vin%c3%adcius%20de%20Almeida%20Costa-%20PPGEM.pdf.jpga8fdadab308ad866b1f8345494150ff2MD53ORIGINALVinícius de Almeida Costa- PPGEM.pdfVinícius de Almeida Costa- PPGEM.pdfapplication/pdf3465887https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844714/1/Vin%c3%adcius%20de%20Almeida%20Costa-%20PPGEM.pdfc8db762bac4856aebd71e3b0e137cfccMD51ripcmb/8447142022-09-23 16:56:39.08oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844714Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T19:56:39Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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