Impacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, Diego Saraiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845347
Resumo: Decidi pela elaboração desse trabalho após experiências obtidas na navegação em áreas em que já foi adotada a regra 14 do anexo VI da convenção MARPOL (AREAS ECA) e observações sobre as cobranças das autoridades locais e as contrapartidas que a empresa a qual trabalho está realizando para adequação a essa regra. Outro motivo para a escolha do tema foi a raridade de materiais escritos a respeito. Grande parte dos materiais a serem analisados foram coletados de seminários e sites de outros países. Em conversas com os responsáveis técnicos da minha empresa, foram reveladas sobre os impactos econômicos que essa regra irá causar no transporte marítimo por causa do preço bem maior do combustível de baixo enxofre e sobre o que a minha empresa e outros armadores já estão realizando para adequação a essa regra: Como por exemplo, o aprimoramento da eficiência energética ou mudança na planta energética do navio para o consumo de gás natural. Paralelamente aos impactos econômicos que virão, achei interessante fazer uma abordagem sobre o histórico do anexo VI da MARPOL até a chegada da regra 14 e sobre os estudos ambientais que já foram feitos e em curso sobre os benefícios da entrada em vigor da regra 14. Assim: Qual o impacto que a entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da MARPOL irá causar no transporte e comercio marítimo? A metodologia utilizada foi a de entrevista e analises de documentos. A entrevista foi realizada com o CLC Jones Alexandre Barros Soares, funcionário da Transpetro, no dia 29 de agosto de 2018 entre as 13:30 e 16:00 na sede da Transpetro no Rio de Janeiro. O mesmo é o responsável técnico pelo grupo de estudo relacionado a melhorias na eficiência energética. Os documentos analisados serão os "workshops", seminários, sites e publicações especializadas da marinha mercante, normas técnicas Petrobras e livros indicados pelo CLC Jones e professor orientador Hermann.
id MB_124a424437e5ef528aa0818808580c7d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845347
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling MONTEIRO, Diego SaraivaGerk, Hermann Regazzi2022-07-05T19:02:54Z2022-07-05T19:02:54Z2018http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845347Decidi pela elaboração desse trabalho após experiências obtidas na navegação em áreas em que já foi adotada a regra 14 do anexo VI da convenção MARPOL (AREAS ECA) e observações sobre as cobranças das autoridades locais e as contrapartidas que a empresa a qual trabalho está realizando para adequação a essa regra. Outro motivo para a escolha do tema foi a raridade de materiais escritos a respeito. Grande parte dos materiais a serem analisados foram coletados de seminários e sites de outros países. Em conversas com os responsáveis técnicos da minha empresa, foram reveladas sobre os impactos econômicos que essa regra irá causar no transporte marítimo por causa do preço bem maior do combustível de baixo enxofre e sobre o que a minha empresa e outros armadores já estão realizando para adequação a essa regra: Como por exemplo, o aprimoramento da eficiência energética ou mudança na planta energética do navio para o consumo de gás natural. Paralelamente aos impactos econômicos que virão, achei interessante fazer uma abordagem sobre o histórico do anexo VI da MARPOL até a chegada da regra 14 e sobre os estudos ambientais que já foram feitos e em curso sobre os benefícios da entrada em vigor da regra 14. Assim: Qual o impacto que a entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da MARPOL irá causar no transporte e comercio marítimo? A metodologia utilizada foi a de entrevista e analises de documentos. A entrevista foi realizada com o CLC Jones Alexandre Barros Soares, funcionário da Transpetro, no dia 29 de agosto de 2018 entre as 13:30 e 16:00 na sede da Transpetro no Rio de Janeiro. O mesmo é o responsável técnico pelo grupo de estudo relacionado a melhorias na eficiência energética. Os documentos analisados serão os "workshops", seminários, sites e publicações especializadas da marinha mercante, normas técnicas Petrobras e livros indicados pelo CLC Jones e professor orientador Hermann.I have decided to draw up this work after the experience gained in navigation in areas where Regulation 14 of Annex VI to the MARPOL Convention (AREAS ECA) has already been adopted and comments on the charges of local authorities and the counterparts that the company which I work for compliance with this rule. Another reason for choosing the theme was the rarity of written materials about it. Most of the materials to be analyzed were collected from seminars and websites from other countries. In discussions with my company's technical leaders, they have been revealed about the economic impacts that this rule will cause on shipping because of the much higher price of low sulfur fuel and what my company and other shipowners are already doing for suitability to this rule: For example, improving energy efficiency or changing the ship's energy plan for the consumption of natural gas. In parallel to the economic impacts to come, I found it interesting to approach the history of MARPOL Annex VI until the arrival of rule 14 and the environmental studies that have already been done and are under way on the benefits of the entry into force of rule 14. Thus: What impact will the entry into force of regulation 14 of MARPOL Annex VI cause in maritime transport and trade? The methodology used was the interview and analysis of documents. The interview was held with CLC Jones Alexandre Barros Soares, an employee of Transpetro, on August 29, 2018 between 13:30 and 16:00 at the headquarters of Transpetro in Rio de Janeiro. The same is the technical head of the study group related to improvements in energy efficiency. The documents analyzed will be the workshops, seminars, websites and specialized publications of the merchant navy, technical standards Petrobras and books indicated by the CLC Jones and supervisor teacher Hermann.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)PoluiçãoMARPOLImpacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALMONOGRAFIA - DIEGO SARAIVA MONTEIRO.pdfMONOGRAFIA - DIEGO SARAIVA MONTEIRO.pdfapplication/pdf2764519https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845347/1/MONOGRAFIA%20-%20DIEGO%20SARAIVA%20MONTEIRO.pdf296108ee485daae9dad0f209f6e8d35bMD51TEXTMONOGRAFIA - DIEGO SARAIVA MONTEIRO.pdf.txtMONOGRAFIA - DIEGO SARAIVA MONTEIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain70872https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845347/2/MONOGRAFIA%20-%20DIEGO%20SARAIVA%20MONTEIRO.pdf.txt39f56154bdf7fdc75f0727d6532f2d76MD52THUMBNAILMONOGRAFIA - DIEGO SARAIVA MONTEIRO.pdf.jpgMONOGRAFIA - DIEGO SARAIVA MONTEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845347/3/MONOGRAFIA%20-%20DIEGO%20SARAIVA%20MONTEIRO.pdf.jpg0234b83355bf9664f440283ab7a5bc8bMD53ripcmb/8453472022-09-21 15:30:56.723oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845347Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-21T18:30:56Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimo
title Impacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimo
spellingShingle Impacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimo
MONTEIRO, Diego Saraiva
Poluição
MARPOL
title_short Impacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimo
title_full Impacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimo
title_fullStr Impacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimo
title_full_unstemmed Impacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimo
title_sort Impacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimo
author MONTEIRO, Diego Saraiva
author_facet MONTEIRO, Diego Saraiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, Diego Saraiva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gerk, Hermann Regazzi
contributor_str_mv Gerk, Hermann Regazzi
dc.subject.por.fl_str_mv Poluição
MARPOL
topic Poluição
MARPOL
description Decidi pela elaboração desse trabalho após experiências obtidas na navegação em áreas em que já foi adotada a regra 14 do anexo VI da convenção MARPOL (AREAS ECA) e observações sobre as cobranças das autoridades locais e as contrapartidas que a empresa a qual trabalho está realizando para adequação a essa regra. Outro motivo para a escolha do tema foi a raridade de materiais escritos a respeito. Grande parte dos materiais a serem analisados foram coletados de seminários e sites de outros países. Em conversas com os responsáveis técnicos da minha empresa, foram reveladas sobre os impactos econômicos que essa regra irá causar no transporte marítimo por causa do preço bem maior do combustível de baixo enxofre e sobre o que a minha empresa e outros armadores já estão realizando para adequação a essa regra: Como por exemplo, o aprimoramento da eficiência energética ou mudança na planta energética do navio para o consumo de gás natural. Paralelamente aos impactos econômicos que virão, achei interessante fazer uma abordagem sobre o histórico do anexo VI da MARPOL até a chegada da regra 14 e sobre os estudos ambientais que já foram feitos e em curso sobre os benefícios da entrada em vigor da regra 14. Assim: Qual o impacto que a entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da MARPOL irá causar no transporte e comercio marítimo? A metodologia utilizada foi a de entrevista e analises de documentos. A entrevista foi realizada com o CLC Jones Alexandre Barros Soares, funcionário da Transpetro, no dia 29 de agosto de 2018 entre as 13:30 e 16:00 na sede da Transpetro no Rio de Janeiro. O mesmo é o responsável técnico pelo grupo de estudo relacionado a melhorias na eficiência energética. Os documentos analisados serão os "workshops", seminários, sites e publicações especializadas da marinha mercante, normas técnicas Petrobras e livros indicados pelo CLC Jones e professor orientador Hermann.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T19:02:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-05T19:02:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845347
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845347/1/MONOGRAFIA%20-%20DIEGO%20SARAIVA%20MONTEIRO.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845347/2/MONOGRAFIA%20-%20DIEGO%20SARAIVA%20MONTEIRO.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845347/3/MONOGRAFIA%20-%20DIEGO%20SARAIVA%20MONTEIRO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 296108ee485daae9dad0f209f6e8d35b
39f56154bdf7fdc75f0727d6532f2d76
0234b83355bf9664f440283ab7a5bc8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310229352382464