Desenvolvimento dos sistemas de turbo compressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Bruno Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29368
Resumo: CIAGA: A primeira pessoa a registrar a ideia d e suprir o motor diesel com ar pressurizado, foi por ninguém menos que o Dr. Rudolf Diesel , já em 1896. A utilização de um turbo compressor para este fim , no entanto, foi resultado do trabalho d o suíço, A lfred Büchi . E ste sistema alimenta uma turbina com a energia cinética d os gases de escape do motor transformando a em pressão. Para a utilização em larga escala d e forma rentável, o turbo compressor por si só n ão basta, necessita de um sistema auxiliar complementar a fim de retirar dele um maior desempenho e tornar - lo eficiente em uma larga faixa de operação quando acoplado a um motor. Quando analisamos seus benefícios, pela possibilidade de maior pressão dentro do cilindro ocasiona uma melhor queima do combustível, maior potência desenvolvida e redução dos níveis de óxido de nitrogênio (NOx) , certificando o motor a operar em zonas com emissão de poluentes controladas.
id MB_15ec9cb32272b086a6eadac96b6f399c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/29368
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Nunes, Bruno Fernandes2018-02-14T18:58:18Z2018-02-14T18:58:18Z2014http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29368CIAGA: A primeira pessoa a registrar a ideia d e suprir o motor diesel com ar pressurizado, foi por ninguém menos que o Dr. Rudolf Diesel , já em 1896. A utilização de um turbo compressor para este fim , no entanto, foi resultado do trabalho d o suíço, A lfred Büchi . E ste sistema alimenta uma turbina com a energia cinética d os gases de escape do motor transformando a em pressão. Para a utilização em larga escala d e forma rentável, o turbo compressor por si só n ão basta, necessita de um sistema auxiliar complementar a fim de retirar dele um maior desempenho e tornar - lo eficiente em uma larga faixa de operação quando acoplado a um motor. Quando analisamos seus benefícios, pela possibilidade de maior pressão dentro do cilindro ocasiona uma melhor queima do combustível, maior potência desenvolvida e redução dos níveis de óxido de nitrogênio (NOx) , certificando o motor a operar em zonas com emissão de poluentes controladas.Rudolf Diesel was first person to notice the advantages of increasing the pressure inside the combustion chamber, Alfred Buchi developed the main concept of turbochargers. This system supply ar in high p ressure and density to burn with fuel increasing the output power transformed inside the engine. The use of turbocharger in large scale only became possible when attached to an auxiliary system that makes him more efficient in low rotations. Analysing thos e benefits we find a incredible reduction in NOx emission that allows the engine to run inside restricted areas.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)TurbinasTurbomáquinasTurbinasDesenvolvimento dos sistemas de turbo compressãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000390.pdf.txt00000390.pdf.txtExtracted texttext/plain41101https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29368/3/00000390.pdf.txt1b718a09f50088ffe3877ad9220831ecMD53ORIGINAL00000390.pdfapplication/pdf891952https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29368/1/00000390.pdf3be8f2d63257789d69e10515e5f70b2eMD51THUMBNAIL00000390.pdf.jpg00000390.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1708https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29368/2/00000390.pdf.jpg73cd99735dfb9703b8f078bd46ea3437MD52ripcmb/293682022-09-22 15:25:57.705oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/29368Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-22T18:25:57Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento dos sistemas de turbo compressão
title Desenvolvimento dos sistemas de turbo compressão
spellingShingle Desenvolvimento dos sistemas de turbo compressão
Nunes, Bruno Fernandes
Turbinas
Turbomáquinas
Turbinas
title_short Desenvolvimento dos sistemas de turbo compressão
title_full Desenvolvimento dos sistemas de turbo compressão
title_fullStr Desenvolvimento dos sistemas de turbo compressão
title_full_unstemmed Desenvolvimento dos sistemas de turbo compressão
title_sort Desenvolvimento dos sistemas de turbo compressão
author Nunes, Bruno Fernandes
author_facet Nunes, Bruno Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Bruno Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Turbinas
Turbomáquinas
Turbinas
topic Turbinas
Turbomáquinas
Turbinas
description CIAGA: A primeira pessoa a registrar a ideia d e suprir o motor diesel com ar pressurizado, foi por ninguém menos que o Dr. Rudolf Diesel , já em 1896. A utilização de um turbo compressor para este fim , no entanto, foi resultado do trabalho d o suíço, A lfred Büchi . E ste sistema alimenta uma turbina com a energia cinética d os gases de escape do motor transformando a em pressão. Para a utilização em larga escala d e forma rentável, o turbo compressor por si só n ão basta, necessita de um sistema auxiliar complementar a fim de retirar dele um maior desempenho e tornar - lo eficiente em uma larga faixa de operação quando acoplado a um motor. Quando analisamos seus benefícios, pela possibilidade de maior pressão dentro do cilindro ocasiona uma melhor queima do combustível, maior potência desenvolvida e redução dos níveis de óxido de nitrogênio (NOx) , certificando o motor a operar em zonas com emissão de poluentes controladas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-14T18:58:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-14T18:58:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29368
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29368/3/00000390.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29368/1/00000390.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29368/2/00000390.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b718a09f50088ffe3877ad9220831ec
3be8f2d63257789d69e10515e5f70b2e
73cd99735dfb9703b8f078bd46ea3437
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310205295951872