Serviço de Medicina Integral da Policlínica Naval de Niterói: uma contribuição para fortalecer o vínculo do usuário do Sistema de Saúde da Marinha na Atenção Primária
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846041 |
Resumo: | A Atenção Primária em Saúde (APS) é o primeiro nível de contato dos indivíduos e de sua família com o sistema de saúde, proporcionando ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Este primeiro nível de contato, também denominado porta de entrada, tem sido motivo de muitos estudos, análises e encontros entre sociedade, profissionais de saúde e gestores com intuito de apresentar soluções para os desafios encontrados no dia a dia. A Policlínica Naval de Niterói (PNN) é uma Organização Militar Hospitalar, responsável pela Assistência Médico Hospitalar, em nível primário e secundário, dos usuários do Sistema de Saúde da Marinha(SSM) na sua área de abrangência. Em 2020, o Serviço de Medicina Integral (SMI) da PNN foi reformulado com o objetivo de ampliar a oferta da assistência médica, à nível de atenção primária, por livre demanda. Apesar do seu pleno funcionamento, muitos pacientes continuavam solicitando a atenção médica especializada, assim como os especialistas não conseguiam contrarreferenciar seus pacientes. Desta forma, foi escolhido como situação-problema: vínculo precário entre usuários do SSM e o SMI da PNN. Após elencar diversas possíveis causas, selecionamos 2 causas críticas: atendimento por livre demanda, sem o paciente ter direito a ser acompanhado por um mesmo médico e baixa integração entre o SMI e a equipe de Programas de Saúde(PS) da PNN. Foram propostas algumas ações, entre elas: reunir coordenadores do SMI com médicos especialistas; seleçionar 2 médicos generalistas para atender os contrarreferenciados e instalar a sala de acolhimento do SMI. Após a implementação dessas primeiras ações, observou-se que o número de pacientes contrarreferenciados subiu de 0 para 8 a 10 por mês e no último mês ocorreu apenas 1 queixa na ouvidoria, com relação à busca por especialista. Acreditamos que com a execução futura das outras ações, o objetivo de fortalecer o vínculo entre o usuário e o SMI será alcançado, trazendo grandes benefícios ao usuário e ao SSM. |
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Andreiuolo, Carla Ribeiro MonteiroContarato, Priscilla Caran2023-04-05T13:37:15Z2023-04-05T13:37:15Z2021https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846041A Atenção Primária em Saúde (APS) é o primeiro nível de contato dos indivíduos e de sua família com o sistema de saúde, proporcionando ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Este primeiro nível de contato, também denominado porta de entrada, tem sido motivo de muitos estudos, análises e encontros entre sociedade, profissionais de saúde e gestores com intuito de apresentar soluções para os desafios encontrados no dia a dia. A Policlínica Naval de Niterói (PNN) é uma Organização Militar Hospitalar, responsável pela Assistência Médico Hospitalar, em nível primário e secundário, dos usuários do Sistema de Saúde da Marinha(SSM) na sua área de abrangência. Em 2020, o Serviço de Medicina Integral (SMI) da PNN foi reformulado com o objetivo de ampliar a oferta da assistência médica, à nível de atenção primária, por livre demanda. Apesar do seu pleno funcionamento, muitos pacientes continuavam solicitando a atenção médica especializada, assim como os especialistas não conseguiam contrarreferenciar seus pacientes. Desta forma, foi escolhido como situação-problema: vínculo precário entre usuários do SSM e o SMI da PNN. Após elencar diversas possíveis causas, selecionamos 2 causas críticas: atendimento por livre demanda, sem o paciente ter direito a ser acompanhado por um mesmo médico e baixa integração entre o SMI e a equipe de Programas de Saúde(PS) da PNN. Foram propostas algumas ações, entre elas: reunir coordenadores do SMI com médicos especialistas; seleçionar 2 médicos generalistas para atender os contrarreferenciados e instalar a sala de acolhimento do SMI. Após a implementação dessas primeiras ações, observou-se que o número de pacientes contrarreferenciados subiu de 0 para 8 a 10 por mês e no último mês ocorreu apenas 1 queixa na ouvidoria, com relação à busca por especialista. Acreditamos que com a execução futura das outras ações, o objetivo de fortalecer o vínculo entre o usuário e o SMI será alcançado, trazendo grandes benefícios ao usuário e ao SSM.Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2021)Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)MedicinaAtenção Primária à SaúdeCuidado em saúdeAtenção Integral à SaúdeVínculoServiço de Medicina Integral da Policlínica Naval de Niterói: uma contribuição para fortalecer o vínculo do usuário do Sistema de Saúde da Marinha na Atenção Primáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil 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