O conceito de controle do mar e a proteção do tráfego marítimo na Batalha do atlântico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rodrigo da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844845
Resumo: Este trabalho tem o propósito de analisar a utilização do sistema de comboios na proteção das linhas de comunicação marítima na Batalha do Atlântico, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e verificar se a linha de pensamento preponderante no processo de obtenção do controle do mar foi a de Mahan ou a de Corbett, e se o sistema de comboios foi eficaz para a proteção do tráfego marítimo. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma confrontação entre uma teoria ampla com uma realidade específica, considerando o emprego do sistema de comboios na Batalha do Atlântico, na Segunda Guerra Mundial. A pesquisa apoiou-se nas teorias desenvolvidas por Mahan e Corbett que apresentam conceitos sobre o controle do mar e sobre a proteção das linhas de comunicação marítima, por meio de estratégias ofensivas ou defensivas. Foi abordada a utilização dos submarinos, pelos alemães, para desgastar o tráfego marítimo, e como o emprego do sistema de comboios contribuiu para reduzir a perda de navios mercantes e para a vitória dos Aliados no conflito. Após comparar as evidências com as teorias empregadas, conclui-se que o sistema de comboios foi eficaz na proteção do tráfego marítimo e que houve preponderância dos pensamentos de Corbett nas estratégias que foram utilizadas pelos Aliados na Batalha.
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