O conceito de controle do mar e a proteção do tráfego marítimo na Batalha do atlântico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844845 |
Resumo: | Este trabalho tem o propósito de analisar a utilização do sistema de comboios na proteção das linhas de comunicação marítima na Batalha do Atlântico, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e verificar se a linha de pensamento preponderante no processo de obtenção do controle do mar foi a de Mahan ou a de Corbett, e se o sistema de comboios foi eficaz para a proteção do tráfego marítimo. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma confrontação entre uma teoria ampla com uma realidade específica, considerando o emprego do sistema de comboios na Batalha do Atlântico, na Segunda Guerra Mundial. A pesquisa apoiou-se nas teorias desenvolvidas por Mahan e Corbett que apresentam conceitos sobre o controle do mar e sobre a proteção das linhas de comunicação marítima, por meio de estratégias ofensivas ou defensivas. Foi abordada a utilização dos submarinos, pelos alemães, para desgastar o tráfego marítimo, e como o emprego do sistema de comboios contribuiu para reduzir a perda de navios mercantes e para a vitória dos Aliados no conflito. Após comparar as evidências com as teorias empregadas, conclui-se que o sistema de comboios foi eficaz na proteção do tráfego marítimo e que houve preponderância dos pensamentos de Corbett nas estratégias que foram utilizadas pelos Aliados na Batalha. |
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Ribeiro, Rodrigo da SilvaSelles, André Rodrigues Silva2022-07-05T18:13:54Z2022-07-05T18:13:54Z2018CEMOS 2018http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844845Este trabalho tem o propósito de analisar a utilização do sistema de comboios na proteção das linhas de comunicação marítima na Batalha do Atlântico, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e verificar se a linha de pensamento preponderante no processo de obtenção do controle do mar foi a de Mahan ou a de Corbett, e se o sistema de comboios foi eficaz para a proteção do tráfego marítimo. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma confrontação entre uma teoria ampla com uma realidade específica, considerando o emprego do sistema de comboios na Batalha do Atlântico, na Segunda Guerra Mundial. A pesquisa apoiou-se nas teorias desenvolvidas por Mahan e Corbett que apresentam conceitos sobre o controle do mar e sobre a proteção das linhas de comunicação marítima, por meio de estratégias ofensivas ou defensivas. Foi abordada a utilização dos submarinos, pelos alemães, para desgastar o tráfego marítimo, e como o emprego do sistema de comboios contribuiu para reduzir a perda de navios mercantes e para a vitória dos Aliados no conflito. Após comparar as evidências com as teorias empregadas, conclui-se que o sistema de comboios foi eficaz na proteção do tráfego marítimo e que houve preponderância dos pensamentos de Corbett nas estratégias que foram utilizadas pelos Aliados na Batalha.porEscola de Guerra Naval (EGN)Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2018.Assuntos MarítimosDefesa NacionalEstratégia, estratégia marítima e estratégia navalControle do MarLinhas de Comunicação MarítimaSistema de comboiosBatalha do AtlânticoO conceito de controle do mar e a proteção do tráfego marítimo na Batalha do atlânticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCEMOS 066 MONO CC SILVA RIBEIRO.pdfCEMOS 066 MONO CC SILVA RIBEIRO.pdfapplication/pdf444202https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844845/1/CEMOS%20066%20MONO%20CC%20SILVA%20RIBEIRO.pdfc0e8f4fb8a1781892d0745fe4a3f57aaMD51TEXTCEMOS 066 MONO CC SILVA RIBEIRO.pdf.txtCEMOS 066 MONO CC SILVA RIBEIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain83178https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844845/2/CEMOS%20066%20MONO%20CC%20SILVA%20RIBEIRO.pdf.txt9e470a038beffbec8adc618b31fca6faMD52THUMBNAILCEMOS 066 MONO CC SILVA RIBEIRO.pdf.jpgCEMOS 066 MONO CC SILVA RIBEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844845/3/CEMOS%20066%20MONO%20CC%20SILVA%20RIBEIRO.pdf.jpg9d381a7b3ad76230ebec37457bcd8c2aMD53ripcmb/8448452023-05-12 10:17:30.294oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844845Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:17:30Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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