Utilização dos sistemas de referência tais como: GPS, DGPS ⁄ sinais de rádio e hidroacústico, em sondas de perfuração de posicionamento dinâmico.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451020 |
Resumo: | CIAGA:Monografia apresentada no Curso de Oficial Superior de Náutica. |
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Benitez, Santiago Pier Silva2018-07-04T18:26:46Z2018-07-04T18:26:46Z2011http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451020CIAGA:Monografia apresentada no Curso de Oficial Superior de Náutica.A indústria brasileira de petróleo tem como caracte rística o grande esforço exploratório Offshore, já que os maiores reservatór ios do país encontram-se no mar. É cada vez mais comum no Brasil o uso e desenvolvim ento de tecnologias onerosas para perfuração de poços em águas profundas e ultra profundas, o que exige grandes investimentos na etapa de perfuração, chegando à or dem de dezenas de milhões de dólares. Com o crescimento do número de estruturas atuando na área offshore , a necessidade de se desenvolver e modernizar sistemas que permitam a exploração de petróleo em águas profundas de forma mais eficie nte e segura, vem representando grandes investimentos nos sistemas de posicionamento dinâmico (DP – DynamicPositioning ). O posicionamento dinâmico é um sistema que contr ola automaticamente a posição e o aproamento de uma emb arcação por meio de propulsão ativa ( BRAY, 1998; FOSSEN, 1994 ). Os sistemas de propulsão utilizados devem possuir especificações especiais, que possam diferí-los dos propulsores comumente utilizados em navegação. Esse trabalho pr etende demonstrar a importância dos sistemas de referencia utilizadas e m sondas de perfuração de poços de petróleo, e detalhar suas principais característ icas que os faz essenciais para a manutenção da posição desejada, proa desejada, dire ção e velocidade da sonda durante a operação de perfuração de poços.The Brazilian oil industry is characterized by the large offshore exploratory efforts, since the country's largest reservoirs are at sea. It is increasingly common in Brazil, the use and development of costly technolog y for drilling in deepwater and ultra-deep, which requires large investments in dri lling step, reaching the order of tens of millions of dollars. With the growing number of offshore structures operating in the area, the need to develop and modernize systems tha t allow oil exploration in deep water more efficiently and safely, has represented major investment in dynamic positioning systems (DP – Dynamic Positioning ). Dynamic positioning is a system that automatically controls the position and aproamento of a vessel propelled by active, ( BRAY, 1998; FOSSEN, 1994 ). The propulsion systems used must have special requirements that may differentiate them from prope llants commonly used in navigation. This article discusses the importance o f the reference systems used in drilling rigs for oil wells, Its main features and detail that makes them essential for maintaining the desired position, bow desired direc tion and speed of the probe during the drilling operation of oil wells.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Auxílio à Navegação - EletrônicaEletrônica em NavegaçãoNavegação EletrônicaEletrônica na navegaçãoGPS (Sistema de posicionamento Global)Posicionamento dinâmico de estruturas marítimas e semi-submersiveisUtilização dos sistemas de referência tais como: GPS, DGPS ⁄ sinais de rádio e hidroacústico, em sondas de perfuração de posicionamento dinâmico.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT000007af.pdf.txt000007af.pdf.txtExtracted texttext/plain91765https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451020/3/000007af.pdf.txt2d301eaa38aeb475449d48f56ce3e2c2MD53ORIGINAL000007af.pdfapplication/pdf3595349https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451020/1/000007af.pdff22f3ad5bf51afef8f79e20a32bf8161MD51THUMBNAIL000007af.pdf.jpg000007af.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3612https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451020/2/000007af.pdf.jpg0a396565a391ef862d5b3fc04f995c8dMD52ripcmb/4510202022-09-23 17:59:11.299oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451020Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:59:11Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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