Balanceamento de Sistemas Rotativos sem Massas de Triagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Diego Ataíde Couto de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846401
Resumo: Máquinas rotativas são utilizadas em diversas atividades industriais com grande ênfase na geração de energia, nas quais uma série de problemas característicos podem surgir de um sistema rotativo sobre suportes flexíveis ou rígidos. Neste sentido, modelos matemáticos representando as características dinâmicas dos rotores têm sido desenvolvidos para simular as suas condições de operação. Contudo, uma simples consideração do comportamento do eixo não é suficiente para representar a complexidade desses maquinários. Portanto, outros componentes como os mancais também devem ser considerados. Os mancais hidrodinâmicos possuem fluido lubrificante entre suas partes rígidas para eliminar o atrito seco e diminuir as temperaturas de operação e o desgaste das superfícies. Além de compreender as características do rotor, a melhoria do desempenho e a redução de custos são altamente desejáveis. Portanto, a detecção e identificação de falhas são fundamentais. O desbalanceamento é a causa mais comum de vibrações indesejáveis em sistemas rotativos. Mesmo pequenas massas desbalanceadas podem causar elevadas amplitudes de vibração devido à sua relação quadrática com a velocidade de rotação, o que pode ser um impedimento significativo para a operação segura da máquina. Portanto, o balanceamento é essencial para qualquer equipamento. Neste cenário, a modelagem de sistemas rotativos suportados por mancais hidrodinâmicos torna-se particularmente interessante na análise destes sistemas, bem como na solução da equação de Reynolds. A Função Resposta ao Desbalanceamento (FRD) é usada diretamente para calcular os parâmetros do desbalanceamento. Para isso, métodos de otimização são empregados para minimizar as diferenças entre as vibrações numéricas adicionadas pelo ruído (representando testes experimentais) e aquelas obtidas pela solução numérica. A metodologia proposta tem o potencial de eliminar o uso de massas de triagem durante tarefas de balanceamento em campo, economizando tempo precioso de manutenção e é adequada para balanceamento multiplano. A metodologia apresenta boa convergência, minimizando os erros encontrados para todos os casos analisados.
id MB_3fe44d069481ff4a1b7671f1666b706e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/846401
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Paula, Diego Ataíde Couto deDedini, Kátia Lucchesi Cavalca2023-10-24T13:15:03Z2023-10-24T13:15:03Z2023https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846401Máquinas rotativas são utilizadas em diversas atividades industriais com grande ênfase na geração de energia, nas quais uma série de problemas característicos podem surgir de um sistema rotativo sobre suportes flexíveis ou rígidos. Neste sentido, modelos matemáticos representando as características dinâmicas dos rotores têm sido desenvolvidos para simular as suas condições de operação. Contudo, uma simples consideração do comportamento do eixo não é suficiente para representar a complexidade desses maquinários. Portanto, outros componentes como os mancais também devem ser considerados. Os mancais hidrodinâmicos possuem fluido lubrificante entre suas partes rígidas para eliminar o atrito seco e diminuir as temperaturas de operação e o desgaste das superfícies. Além de compreender as características do rotor, a melhoria do desempenho e a redução de custos são altamente desejáveis. Portanto, a detecção e identificação de falhas são fundamentais. O desbalanceamento é a causa mais comum de vibrações indesejáveis em sistemas rotativos. Mesmo pequenas massas desbalanceadas podem causar elevadas amplitudes de vibração devido à sua relação quadrática com a velocidade de rotação, o que pode ser um impedimento significativo para a operação segura da máquina. Portanto, o balanceamento é essencial para qualquer equipamento. Neste cenário, a modelagem de sistemas rotativos suportados por mancais hidrodinâmicos torna-se particularmente interessante na análise destes sistemas, bem como na solução da equação de Reynolds. A Função Resposta ao Desbalanceamento (FRD) é usada diretamente para calcular os parâmetros do desbalanceamento. Para isso, métodos de otimização são empregados para minimizar as diferenças entre as vibrações numéricas adicionadas pelo ruído (representando testes experimentais) e aquelas obtidas pela solução numérica. A metodologia proposta tem o potencial de eliminar o uso de massas de triagem durante tarefas de balanceamento em campo, economizando tempo precioso de manutenção e é adequada para balanceamento multiplano. A metodologia apresenta boa convergência, minimizando os erros encontrados para todos os casos analisados.Rotating machines are used in several industrial activities with great emphasis on energy generation, in which a series of characteristic problems can arise from a rotating system on flexible, or rigid, supports. In this sense, mathematical models representing the dynamic characteristics of rotors have been developed to simulate their operating conditions. However, a simple consideration of the shaft behaviour is not enough for representing the complexity of this type of machinery. Therefore, other components such as bearings must be also considered. Hydrodynamic bearings have lubricating fluid between its rigid parts in order to eliminate dry friction and decrease operating temperatures and wear of the surfaces. In addition to understanding the rotor’s characteristics, performance improvement and cost reduction are highly desirable. For these, fault detection and identification are paramount. Unbalance is the most common cause of undesirable vibrations in rotating systems. Even small unbalance masses can cause high vibration amplitudes due to its quadratic relationship with the rotating speed, which may be a significant impediment to the safe operation of the machine. Therefore, balancing is essential for any equipment. In this scenario, the modelling of rotating systems supported by hydrodynamic bearings becomes particularly interesting in the analysis of these systems, as well as the solution of the Reynolds equation. The Unbalance Response Function (FRD) is directly used to calculate the unbalance parameters. For this, optimization methods are employed to minimize the differences between the numerical vibrations added by noise (representing experimental tests) and just numerical ones. The proposed methodology has the potential to eliminate the use of trial masses during field balancing tasks, saving precious maintenance time, and is suitable for multi-plane balancing. The methodology presents good convergence, minimizing the errors found for all analyzed cases.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Engenharia mecânicaMáquinas rotativasBalanceamentoTécnicas de otimizaçãoBalanceamento de Sistemas Rotativos sem Massas de Triageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALDissertacao_Diego Ataíde_final.pdfDissertacao_Diego Ataíde_final.pdfapplication/pdf4672000https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846401/1/Dissertacao_Diego%20Ata%c3%adde_final.pdfc2e05fc85c020187629347706743a9f0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846401/2/license.txt8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37fMD52ripcmb/8464012023-11-17 13:54:48.232oai:www.repositorio.mar.mil.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-11-17T16:54:48Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Balanceamento de Sistemas Rotativos sem Massas de Triagem
title Balanceamento de Sistemas Rotativos sem Massas de Triagem
spellingShingle Balanceamento de Sistemas Rotativos sem Massas de Triagem
Paula, Diego Ataíde Couto de
Máquinas rotativas
Balanceamento
Técnicas de otimização
Engenharia mecânica
title_short Balanceamento de Sistemas Rotativos sem Massas de Triagem
title_full Balanceamento de Sistemas Rotativos sem Massas de Triagem
title_fullStr Balanceamento de Sistemas Rotativos sem Massas de Triagem
title_full_unstemmed Balanceamento de Sistemas Rotativos sem Massas de Triagem
title_sort Balanceamento de Sistemas Rotativos sem Massas de Triagem
author Paula, Diego Ataíde Couto de
author_facet Paula, Diego Ataíde Couto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Diego Ataíde Couto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dedini, Kátia Lucchesi Cavalca
contributor_str_mv Dedini, Kátia Lucchesi Cavalca
dc.subject.por.fl_str_mv Máquinas rotativas
Balanceamento
Técnicas de otimização
topic Máquinas rotativas
Balanceamento
Técnicas de otimização
Engenharia mecânica
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv Engenharia mecânica
description Máquinas rotativas são utilizadas em diversas atividades industriais com grande ênfase na geração de energia, nas quais uma série de problemas característicos podem surgir de um sistema rotativo sobre suportes flexíveis ou rígidos. Neste sentido, modelos matemáticos representando as características dinâmicas dos rotores têm sido desenvolvidos para simular as suas condições de operação. Contudo, uma simples consideração do comportamento do eixo não é suficiente para representar a complexidade desses maquinários. Portanto, outros componentes como os mancais também devem ser considerados. Os mancais hidrodinâmicos possuem fluido lubrificante entre suas partes rígidas para eliminar o atrito seco e diminuir as temperaturas de operação e o desgaste das superfícies. Além de compreender as características do rotor, a melhoria do desempenho e a redução de custos são altamente desejáveis. Portanto, a detecção e identificação de falhas são fundamentais. O desbalanceamento é a causa mais comum de vibrações indesejáveis em sistemas rotativos. Mesmo pequenas massas desbalanceadas podem causar elevadas amplitudes de vibração devido à sua relação quadrática com a velocidade de rotação, o que pode ser um impedimento significativo para a operação segura da máquina. Portanto, o balanceamento é essencial para qualquer equipamento. Neste cenário, a modelagem de sistemas rotativos suportados por mancais hidrodinâmicos torna-se particularmente interessante na análise destes sistemas, bem como na solução da equação de Reynolds. A Função Resposta ao Desbalanceamento (FRD) é usada diretamente para calcular os parâmetros do desbalanceamento. Para isso, métodos de otimização são empregados para minimizar as diferenças entre as vibrações numéricas adicionadas pelo ruído (representando testes experimentais) e aquelas obtidas pela solução numérica. A metodologia proposta tem o potencial de eliminar o uso de massas de triagem durante tarefas de balanceamento em campo, economizando tempo precioso de manutenção e é adequada para balanceamento multiplano. A metodologia apresenta boa convergência, minimizando os erros encontrados para todos os casos analisados.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-24T13:15:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-24T13:15:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846401
url https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846401/1/Dissertacao_Diego%20Ata%c3%adde_final.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846401/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c2e05fc85c020187629347706743a9f0
8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1813189001244311552