A logística em operações humanitárias: a análise do desempenho do Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro na operação Grande Muralha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845595 |
Resumo: | A partir de 2020, o planeta foi surpreendido pela pandemia do COVID-19, uma doença de origem chinesa que matou milhares de pessoas ao redor do mundo, e o Brasil foi severamente atingido por esse surto. O Governo Federal Brasileiro, em fevereiro daquele ano, decretou estado de emergência por meio de portaria e, ato contínuo, visando cumprir o previsto na Estratégia Nacional de Defesa e no Livro Branco de Defesa Nacional, quanto à participação das Forças Armadas em ações humanitárias e combater essa pandemia, foi ativada a Operação Grande Muralha pela Marinha do Brasil, uma operação humanitária na qual foram utilizados todos os recursos de pessoal e material disponíveis para combater o flagelo que o país enfrentava. O Sistema de Abastecimento da Marinha, com sua cadeia logística de suprimentos de saúde, apoiou ativamente a cadeia logística humanitária da Operação Grande Muralha, para manter o fluxo extraordinário de equipamentos de proteção individual e materiais de saúde para o tratamento nos casos de infecção pelo novo coronavírus, cuja demanda foi previamente detalhada no Plano Logístico da Operação. Para resolver o problema logístico de fornecer esses suprimentos aplicados à saúde, realizou-se um esforço logístico por parte dos Órgãos do Sistema de Abastecimento e ativou-se o ciclo logístico com suas fases básicas a fim de atender a função logística suprimento. Destacou-se, nesse ciclo, a fase de obtenção a qual foi desenvolvida pelo Órgão de Obtenção no País, que atuou na aquisição pelo método da compra desses itens com uma legislação específica e condições peculiares de mercado. Tal Órgão enfrentou dificuldades de toda a ordem para cumprir a missão assumida. O presente trabalho focará no desempenho do Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro quanto ao atendimento, de forma efetiva, das demandas apresentadas de itens de saúde para a Operação, com base no parâmetro de nível de atendimento para obtenção definido para a cadeia de suprimentos de saúde do Sistema de Abastecimento da Marinha durante 2020 e 2021. Foi analisado o desempenho, e esse comparado ao parâmetro de atendimento, além de verificada a atuação efetiva do Centro. Como resultado dessa atuação identificaram-se boas práticas, lições aprendidas e procedimentos que servem de subsídios para aquisições futuras com cenários legais e econômicos semelhantes. |
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Franco, Jorge EduardoMaia, Marcus Eduardo Fernandes2022-11-30T12:59:37Z2022-11-30T12:59:37Z2022https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845595A partir de 2020, o planeta foi surpreendido pela pandemia do COVID-19, uma doença de origem chinesa que matou milhares de pessoas ao redor do mundo, e o Brasil foi severamente atingido por esse surto. O Governo Federal Brasileiro, em fevereiro daquele ano, decretou estado de emergência por meio de portaria e, ato contínuo, visando cumprir o previsto na Estratégia Nacional de Defesa e no Livro Branco de Defesa Nacional, quanto à participação das Forças Armadas em ações humanitárias e combater essa pandemia, foi ativada a Operação Grande Muralha pela Marinha do Brasil, uma operação humanitária na qual foram utilizados todos os recursos de pessoal e material disponíveis para combater o flagelo que o país enfrentava. O Sistema de Abastecimento da Marinha, com sua cadeia logística de suprimentos de saúde, apoiou ativamente a cadeia logística humanitária da Operação Grande Muralha, para manter o fluxo extraordinário de equipamentos de proteção individual e materiais de saúde para o tratamento nos casos de infecção pelo novo coronavírus, cuja demanda foi previamente detalhada no Plano Logístico da Operação. Para resolver o problema logístico de fornecer esses suprimentos aplicados à saúde, realizou-se um esforço logístico por parte dos Órgãos do Sistema de Abastecimento e ativou-se o ciclo logístico com suas fases básicas a fim de atender a função logística suprimento. Destacou-se, nesse ciclo, a fase de obtenção a qual foi desenvolvida pelo Órgão de Obtenção no País, que atuou na aquisição pelo método da compra desses itens com uma legislação específica e condições peculiares de mercado. Tal Órgão enfrentou dificuldades de toda a ordem para cumprir a missão assumida. O presente trabalho focará no desempenho do Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro quanto ao atendimento, de forma efetiva, das demandas apresentadas de itens de saúde para a Operação, com base no parâmetro de nível de atendimento para obtenção definido para a cadeia de suprimentos de saúde do Sistema de Abastecimento da Marinha durante 2020 e 2021. Foi analisado o desempenho, e esse comparado ao parâmetro de atendimento, além de verificada a atuação efetiva do Centro. Como resultado dessa atuação identificaram-se boas práticas, lições aprendidas e procedimentos que servem de subsídios para aquisições futuras com cenários legais e econômicos semelhantes.Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-SUP 2022).Escola de Guerra Naval (EGN)Logística de materialLogísticaOperação HumanitáriaCadeia de suprimentos de saúdeCOVID-19Centro de Obtenção da Marinha no Rio de JaneiroA logística em operações humanitárias: a análise do desempenho do Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro na operação Grande Muralhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil 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