Motores marítimos de proplusão controlados eletrônicamente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Junior, Renato Afonso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844481
Resumo: A indústria marítima mundial é dinâmica e exige constantemente sistemas de propulsão mais competitivos, buscando uma alta potência nos seus motores e menor consumo de combustível e óleo lubrificante. Ao mesmo tempo, para se adequar às regras de emissões da IMO, lançam mão de uma maior flexibilidade em relação de ajuste de parâmetros. Isso que requereu uma avaliação dos padrões de design, layout e principalmente dos controles utilizados anteriormente nos motores marítimos. Esta mudança tem acontecido de forma muito rápida, os fabricantes têm corrido incansavelmente buscando soluções para a poluição do ambiente marinho, que tem sido uma preocupação mundial nos dias atuais. Ao mesmo tempo os projetistas vêm procurando uma maior eficiência dos motores sem abrir mão de potência e confiabilidade. Isso fez com que os sistemas de propulsão tenham evoluído de maneira exponencial num prazo de algumas décadas. Cabe ao trabalhador marítimo, ao Oficial e aos Praticantes de Máquinas, estarem sempre em busca de atualizações para se adequar às novas tecnologias e consigam encarar o trabalho em um navio moderno sem medos. O objetivo deste trabalho é trazer uma pequena parcela desta tecnologia embarcada para acesso aos estudantes do CIAGA. Será abordado o histórico dos motores diesel, histórico dos motores marítimos, as novas tecnologias e os motores marítimos eletronicamente controlados.
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