Motores marítimos de proplusão controlados eletrônicamente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844481 |
Resumo: | A indústria marítima mundial é dinâmica e exige constantemente sistemas de propulsão mais competitivos, buscando uma alta potência nos seus motores e menor consumo de combustível e óleo lubrificante. Ao mesmo tempo, para se adequar às regras de emissões da IMO, lançam mão de uma maior flexibilidade em relação de ajuste de parâmetros. Isso que requereu uma avaliação dos padrões de design, layout e principalmente dos controles utilizados anteriormente nos motores marítimos. Esta mudança tem acontecido de forma muito rápida, os fabricantes têm corrido incansavelmente buscando soluções para a poluição do ambiente marinho, que tem sido uma preocupação mundial nos dias atuais. Ao mesmo tempo os projetistas vêm procurando uma maior eficiência dos motores sem abrir mão de potência e confiabilidade. Isso fez com que os sistemas de propulsão tenham evoluído de maneira exponencial num prazo de algumas décadas. Cabe ao trabalhador marítimo, ao Oficial e aos Praticantes de Máquinas, estarem sempre em busca de atualizações para se adequar às novas tecnologias e consigam encarar o trabalho em um navio moderno sem medos. O objetivo deste trabalho é trazer uma pequena parcela desta tecnologia embarcada para acesso aos estudantes do CIAGA. Será abordado o histórico dos motores diesel, histórico dos motores marítimos, as novas tecnologias e os motores marítimos eletronicamente controlados. |
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Ramos, Ramessés Cesar da SilvaRibeiro Junior, Renato AfonsoRamos, Ramessés Cesar da Silva2020-03-11T12:46:41Z2020-03-11T12:46:41Z2019http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844481A indústria marítima mundial é dinâmica e exige constantemente sistemas de propulsão mais competitivos, buscando uma alta potência nos seus motores e menor consumo de combustível e óleo lubrificante. Ao mesmo tempo, para se adequar às regras de emissões da IMO, lançam mão de uma maior flexibilidade em relação de ajuste de parâmetros. Isso que requereu uma avaliação dos padrões de design, layout e principalmente dos controles utilizados anteriormente nos motores marítimos. Esta mudança tem acontecido de forma muito rápida, os fabricantes têm corrido incansavelmente buscando soluções para a poluição do ambiente marinho, que tem sido uma preocupação mundial nos dias atuais. Ao mesmo tempo os projetistas vêm procurando uma maior eficiência dos motores sem abrir mão de potência e confiabilidade. Isso fez com que os sistemas de propulsão tenham evoluído de maneira exponencial num prazo de algumas décadas. Cabe ao trabalhador marítimo, ao Oficial e aos Praticantes de Máquinas, estarem sempre em busca de atualizações para se adequar às novas tecnologias e consigam encarar o trabalho em um navio moderno sem medos. O objetivo deste trabalho é trazer uma pequena parcela desta tecnologia embarcada para acesso aos estudantes do CIAGA. Será abordado o histórico dos motores diesel, histórico dos motores marítimos, as novas tecnologias e os motores marítimos eletronicamente controlados.The shipping industry is dynamic and requires constantly new competitive propulsion systems, looking for a high engine power with a low fuel and lubricant oil consumption. In the same way, they are looking for adapting to new IMO emission rules, look for a flexibility and engine parameters adjustment. This required a new research for design, layout and control systems utilized previously on the maritime engines. It is changing quickly and the manufacturers are looking constantly for marine pollution, the big world concern today. The designers are looking for a higher engine´s efficiency without forget power and reliability. This thing maked the maritime engine evolution exponentially rise up in a little space of time. It's important for engineer and engineer cadet always stay looking for updates, to learn these new technologies and be able to develop a good job in the ship, without fear. The purpose of this paper is showing a little piece of this new technologies to CIAGA's students access. It will abord the diesel engine’s historic, the maritime engine's historic, and the electronic controlled engines on the shipsporCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Engenharia navalMáquinas e motoresPropulsãoMotor dieselHidráulicaMotores marítimos de proplusão controlados eletrônicamenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTMonografia - RENATO AFONSO Ribeiro Jr - APMA 01 2019.pdf.txtMonografia - RENATO AFONSO Ribeiro Jr - APMA 01 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain121611https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844481/2/Monografia%20-%20RENATO%20AFONSO%20Ribeiro%20Jr%20-%20APMA%2001%202019.pdf.txt52d6f72334bee1377ba29c0057294ff1MD52THUMBNAILMonografia - RENATO AFONSO Ribeiro Jr - APMA 01 2019.pdf.jpgMonografia - RENATO AFONSO Ribeiro Jr - APMA 01 2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844481/3/Monografia%20-%20RENATO%20AFONSO%20Ribeiro%20Jr%20-%20APMA%2001%202019.pdf.jpgd4973262ab78ea7e80eac087b99be303MD53ORIGINALMonografia - RENATO AFONSO Ribeiro Jr - APMA 01 2019.pdfMonografia - RENATO AFONSO Ribeiro Jr - APMA 01 2019.pdfapplication/pdf2377655https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844481/1/Monografia%20-%20RENATO%20AFONSO%20Ribeiro%20Jr%20-%20APMA%2001%202019.pdf94fb698bc419e7daaee21104ac35427bMD51ripcmb/8444812022-09-23 16:39:23.191oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844481Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T19:39:23Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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