Navegação marítima não-tripulada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845222 |
Resumo: | O transporte marítimo é uma atividade que exige o aprimoramento logístico dia após dia. A sua importância comercial para o mundo aumenta o interesse das várias nações para que apoiem projetos que possuem como foco a melhoria das embarcações nos mais variados níveis. Um dos projetos para esse fim procura o desenvolvimento de uma inovação que já vem sendo usada nos mais variados setores, mas que ainda possui resistência no meio marítimo, o navio autônomo. O ceticismo perante este navio existe, portanto, para que ele seja aceito, é exigido que o mesmo seja tão ou mais seguro que as embarcações convencionais atuais. Tendo em vista o exposto acima, este trabalho tem como objetivo mostrar como um navio autônomo e não-tripulado pode melhorar a segurança da navegação, além dos benefícios econômicos e ambientais de longo prazo, oferecendo uma visão geral sobre o Projeto MUNIN, o projeto que recentemente encabeçou a busca na direção do desenvolvimento de tal navio. A noção de Navio Autônomo foi exposta em seu aspecto teórico, tendo em vista que as reflexões feitas basearam-se nos autores pesquisados, com a complementação de documentos fornecidos pelo instituto Fraunhofer CML. Portanto, este trabalho alcança seu objetivo e apresenta uma visão geral de como será realizada a implementação do navio autônomo, sob a condução do Projeto MUNIN. |
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Souza Júnior, Fernando Hilário deGerk, Hermann Regazzi2022-07-05T19:02:35Z2022-07-05T19:02:35Z2016http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845222O transporte marítimo é uma atividade que exige o aprimoramento logístico dia após dia. A sua importância comercial para o mundo aumenta o interesse das várias nações para que apoiem projetos que possuem como foco a melhoria das embarcações nos mais variados níveis. Um dos projetos para esse fim procura o desenvolvimento de uma inovação que já vem sendo usada nos mais variados setores, mas que ainda possui resistência no meio marítimo, o navio autônomo. O ceticismo perante este navio existe, portanto, para que ele seja aceito, é exigido que o mesmo seja tão ou mais seguro que as embarcações convencionais atuais. Tendo em vista o exposto acima, este trabalho tem como objetivo mostrar como um navio autônomo e não-tripulado pode melhorar a segurança da navegação, além dos benefícios econômicos e ambientais de longo prazo, oferecendo uma visão geral sobre o Projeto MUNIN, o projeto que recentemente encabeçou a busca na direção do desenvolvimento de tal navio. A noção de Navio Autônomo foi exposta em seu aspecto teórico, tendo em vista que as reflexões feitas basearam-se nos autores pesquisados, com a complementação de documentos fornecidos pelo instituto Fraunhofer CML. Portanto, este trabalho alcança seu objetivo e apresenta uma visão geral de como será realizada a implementação do navio autônomo, sob a condução do Projeto MUNIN.Shipping is an activity that demands the logistic enhancement day by day. Its commercial importance to the world increases the international interest in supporting projects that have the improvement of vessels as an objective. One project for this end is looking for the development of an innovation that has already been used in many sectors, but that still has to endure certain resistance in the maritime sector: the Autonomous Vessel. The skepticism towards this vessel exists, therefore, for it to be accepted, it is demanded that this vessel should be as safe as or safer than the current conventional vessels. Having this in mind, this research work has the objective of showing how an autonomous and unmanned vessel can improve the safety of the navigation, without mentioning the long term economic and environmental benefits, offering a general view about the MUNIN Project, the project that recently has lead the search for the development of this vessel. The Autonomous vessel concept was demonstrated in its theoretical aspect, since the reflections done were based upon the researched authors, with the complement of the provided documents by the Fraunhofer CML Institute. Thus, this research work reaches its objective and presents a general view of how the implementation of the autonomous vessel will be carried out under the leadership of the MUNIN Project.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Ciência, Tecnologia e InovaçãoControle e automaçãoNavegação não tripuladaNavios autônomosNavegação marítima não-tripuladaMaritime unmanned navigation through intelligence in networksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBripcmb/8452222022-09-19 15:22:00.604oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845222Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-19T18:22Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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