Globallast: controle e prevenção a bioinvasão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451140 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar a poluição marinha ocasionada pela transferência de espécies exóticas por meio da água de lastro dos navios. O aumento do tráfego marítimo e o uso de grandes navios têm feito da água de lastro um mecanismo muito eficiente na dispersão de organismos marinhos, aumentando a homogeneização da flora e fauna em todo mundo. Uma das maiores ameaças para a conservação da biodiversidade marinha no planeta é a transferência involuntária de organismo aquáticos nocivos e agentes patogênicos através da água de lastro dos navios. As demais ameaças são as fontes terrestres de poluição marinha, exploração excessiva das fontes de vida marinha e a alteração/destruição física do habitat marinho. Pode-se dizer que o comércio marítimo transporta acima de 80% das mercadorias no mundo, e como conseqüência, transfere, através dos navios em suas rotas, de 3 a 5 bilhões de toneladas de água de lastro, a nível internacional, cada ano. Um volume similar a esse pode também ser transferido, domesticamente, entre países e regiões, nesse mesmo intervalo de tempo. Infelizmente está prática vem impondo sérios impactos ambientais, bem como impactos econômicos e à vida humana, isto porque, no processo de troca (captação e descarga) constante dessa água, cada vez mais organismos aquáticos exóticos nela transportados, são descarregados em diferentes habitats,concorrem acentuadamente para disseminação de alguns males no mundo todo. Esta monografia tem como objetivo mostrar as consequências das descargas de água de lastro dos navios pelas diversas partes do planeta, podendo conter espécies exóticas e patogênicas, em habitats aquáticos (águas interiores e marítimas), os danos causados à biota, à economia e à saúde pública em decorrência dessas descargas. Cuida ainda de apresentar a legislação em âmbito nacional e internacional aplicada no controle da água de lastro, enfatizando acerca da gestão de água de lastro e sedimentos em navios. |
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Pode-se dizer que o comércio marítimo transporta acima de 80% das mercadorias no mundo, e como conseqüência, transfere, através dos navios em suas rotas, de 3 a 5 bilhões de toneladas de água de lastro, a nível internacional, cada ano. Um volume similar a esse pode também ser transferido, domesticamente, entre países e regiões, nesse mesmo intervalo de tempo. Infelizmente está prática vem impondo sérios impactos ambientais, bem como impactos econômicos e à vida humana, isto porque, no processo de troca (captação e descarga) constante dessa água, cada vez mais organismos aquáticos exóticos nela transportados, são descarregados em diferentes habitats,concorrem acentuadamente para disseminação de alguns males no mundo todo. Esta monografia tem como objetivo mostrar as consequências das descargas de água de lastro dos navios pelas diversas partes do planeta, podendo conter espécies exóticas e patogênicas, em habitats aquáticos (águas interiores e marítimas), os danos causados à biota, à economia e à saúde pública em decorrência dessas descargas. Cuida ainda de apresentar a legislação em âmbito nacional e internacional aplicada no controle da água de lastro, enfatizando acerca da gestão de água de lastro e sedimentos em navios.This study aimed to investigate marine pollution caused by the transfer of marine alien species through the ballast water of ships, increasing maritime traffic and the use of large vessels has made of ballast water a very efficient mechanism on dispersion of organisms, increasing homogenization of flora and fauna worldwide.One of the greatest threats to the conservation of marine biodiversity on the planet is the unintended transfer of harmful aquatic organisms and pathogenic agents through ballast water from ships. The other threats are sources of marine pollution land, exploitation of sources of marine life and the amendment/physical destruction marine habitat.We may say that shipping moves over 80% of the world ́s commodities and as a result, transfers approximately 3 to 5 billion tones of BALLAST WATER internationally each year. A similar volume may also be transferred domestically within countries and regions at the same interval time as well. Unfortunately this practice imposes serious environmental impacts, as well as economic impacts and for human life, because, in the process of the constant water exchange (apperception and unloading), increasingly exotic aquatic organisms it transported, and unloaded in different habitats, compete markedly for the dissemination of some evils in the world.This monograph has for objective to show the consequences ofthe ballast waterdischarges from ships by several parts of the planet, which may contain exotic and pathogenic species, into habitats aquatic (internal and maritime waters), in which there is no naturalpredators, as well as the actual damages to biota, the economy and the public health as result of these discharges. It takes care of, still, to present the legislation in national and international applied in the control of water ballast, emphasizing about the management of ballast water and sediments in ships.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Poluição de ÁguaPoluição HídricaPoluição MarítimaÁgua de lastroMeio ambienteImpacto ambientalGloballast: controle e prevenção a bioinvasãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000547.pdf.txt00000547.pdf.txtExtracted texttext/plain74045https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451140/2/00000547.pdf.txt030e88213293b40b5036136e2d49b81fMD52ORIGINAL00000547.pdfapplication/pdf877704https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451140/1/00000547.pdf79e3b66af0e9e44bcfbf9bea6932c086MD51THUMBNAIL00000547.pdf.jpg00000547.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451140/3/00000547.pdf.jpgda4860d4cf1f8962c934f07ffe6150eaMD53ripcmb/4511402022-09-23 17:59:50.994oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451140Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:59:50Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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Este estudo teve por objetivo investigar a poluição marinha ocasionada pela transferência de espécies exóticas por meio da água de lastro dos navios. O aumento do tráfego marítimo e o uso de grandes navios têm feito da água de lastro um mecanismo muito eficiente na dispersão de organismos marinhos, aumentando a homogeneização da flora e fauna em todo mundo. Uma das maiores ameaças para a conservação da biodiversidade marinha no planeta é a transferência involuntária de organismo aquáticos nocivos e agentes patogênicos através da água de lastro dos navios. As demais ameaças são as fontes terrestres de poluição marinha, exploração excessiva das fontes de vida marinha e a alteração/destruição física do habitat marinho. Pode-se dizer que o comércio marítimo transporta acima de 80% das mercadorias no mundo, e como conseqüência, transfere, através dos navios em suas rotas, de 3 a 5 bilhões de toneladas de água de lastro, a nível internacional, cada ano. Um volume similar a esse pode também ser transferido, domesticamente, entre países e regiões, nesse mesmo intervalo de tempo. Infelizmente está prática vem impondo sérios impactos ambientais, bem como impactos econômicos e à vida humana, isto porque, no processo de troca (captação e descarga) constante dessa água, cada vez mais organismos aquáticos exóticos nela transportados, são descarregados em diferentes habitats,concorrem acentuadamente para disseminação de alguns males no mundo todo. Esta monografia tem como objetivo mostrar as consequências das descargas de água de lastro dos navios pelas diversas partes do planeta, podendo conter espécies exóticas e patogênicas, em habitats aquáticos (águas interiores e marítimas), os danos causados à biota, à economia e à saúde pública em decorrência dessas descargas. Cuida ainda de apresentar a legislação em âmbito nacional e internacional aplicada no controle da água de lastro, enfatizando acerca da gestão de água de lastro e sedimentos em navios. |
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