Os efeitos do baixo nível de enxofre dos combustiveis nos motores, uma visão geral
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844492 |
Resumo: | O presente trabalho disserta sobre as mudanças a serem tomadas a partir de 2020 no que diz respeito à quantidade de enxofre presente nos combustíveis fosseis usados como fonte de energia na maioria dos navios ao redor do mundo. Esse tema é de suma importância uma vez que o maquinário existente nas frotas atuais foi produzido em época anterior a adoção de tais mudanças e não está totalmente preparado para o uso de combustível com baixo teor de enxofre, frente a isso várias fornecedoras de motores, auxiliares e principais, têm se empenhado em achar alternativas ou tecnologias que não inutilizem seus maquinários mais antigos após a adoção de mudança. Será abordado também quais serão algumas dessas mudanças, alternativas para o óleo pesado e uma visão geral sobre o anexo VI da MARPOL 73/78, que é a regulamentação internacional que dita as regras relativas à poluição do meio ambiente focando no ar. |
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Ramos, Ramesses Cesar da SilvaSantiago, Gilvan CostaRamos, Ramessés Cesar da Silva2020-03-13T18:59:18Z2020-03-13T18:59:18Z2019http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844492O presente trabalho disserta sobre as mudanças a serem tomadas a partir de 2020 no que diz respeito à quantidade de enxofre presente nos combustíveis fosseis usados como fonte de energia na maioria dos navios ao redor do mundo. Esse tema é de suma importância uma vez que o maquinário existente nas frotas atuais foi produzido em época anterior a adoção de tais mudanças e não está totalmente preparado para o uso de combustível com baixo teor de enxofre, frente a isso várias fornecedoras de motores, auxiliares e principais, têm se empenhado em achar alternativas ou tecnologias que não inutilizem seus maquinários mais antigos após a adoção de mudança. Será abordado também quais serão algumas dessas mudanças, alternativas para o óleo pesado e uma visão geral sobre o anexo VI da MARPOL 73/78, que é a regulamentação internacional que dita as regras relativas à poluição do meio ambiente focando no ar.This work discusses about the upcoming changes in 2020 regarding the quantity of sulfur present on the marine fuel oil used as main power source on most of the vessels around the world. This theme is of great importance since most the machinery used nowadays on the worldwide shipping industry has been produced in time before these changes and they are not fully prepared to the use of Low sulfur Fuel Oil. Facing these changes most of the Engine suppliers are putting some work on finding alternatives and technologies so their machinery withstands the long-term use of Low Sulphur fuel after the new rule applies. Throughout the essay we will talk about the International Convention for the Prevention of Pollution from Ships, MARPOL focusing on its annex VI that is about the air pollution, we will talk about alternatives for the heavy fuel and some technologies and a general overview about the MARPOL ANNEX whose treats the air pollution.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Engenharia navalEngenharia NavalMáquinas e motoresOs efeitos do baixo nível de enxofre dos combustiveis nos motores, uma visão geralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTTCC GILVAN APMA 01-19.pdf.txtTCC GILVAN APMA 01-19.pdf.txtExtracted texttext/plain55985https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844492/2/TCC%20GILVAN%20APMA%2001-19.pdf.txt1251ad1449d62a3233e9f5c901c22649MD52THUMBNAILTCC GILVAN APMA 01-19.pdf.jpgTCC GILVAN APMA 01-19.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844492/3/TCC%20GILVAN%20APMA%2001-19.pdf.jpg519d3777fa39d851e39c35a553d0df00MD53ORIGINALTCC GILVAN APMA 01-19.pdfTCC GILVAN APMA 01-19.pdfapplication/pdf693751https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844492/1/TCC%20GILVAN%20APMA%2001-19.pdfbda478cc6610655604a809a80f864dbeMD51ripcmb/8444922022-09-23 16:39:15.979oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844492Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T19:39:15Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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