A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jorge Luiz Barbosa dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563
Resumo: Em um mundo moderno globalizado, no qual predomina um processo de comunicação estabelecido virtualmente e por meio de uma comunicação dialógica, ou seja, aquela em que o receptor passa a atuar também como emissor no processo, o uso estratégico da Comunicação Social pelas Forças Armadas, em especial das mídias sociais, tem se mostrado importante para a política de interlocução dessas instituições militares, mormente, em eventos de grande repercussão nacional e até mesmo internacional, como a Operação Covid-19. Considerada a maior operação militar da história brasileira, a Operação Conjunta Covid-19, capitaneada pelo Ministério da Defesa e com a participação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, mobilizou cerca de 34.000 militares e empreende um elevado esforço logístico para mitigar o impacto do novo Coronavírus que, até a conclusão deste trabalho, ceifara mais de 4 milhões de vidas ao redor do planeta. Nesse contexto, a divulgação dos temas relacionados à citada Operação, especialmente, pela Marinha do Brasil, torna-se um desafio diário, uma vez que se trata de uma batalha contra um inimigo invisível e letal. Assuntos como o transporte de oxigênio para a capital do estado do Amazonas, Manaus, e o apoio à campanha de vacinação do Governo Federal têm um elevado apelo emocional e uma íntima relação com a preservação da vida humana. A propagação desse conteúdo no ciberespaço, por meio de ferramentas de comunicação, como o Twitter, requer uma estratégia própria, que anteveja as oportunidades e que direcione as ações de maneira que haja um profícuo aproveitamento dos temas vigentes. Nessa trilha, com base em teorias extraídas de autores nas áreas de Estratégia, Comunicação Social, Dialogia, Mídias Sociais, dentre outros, em publicações basilares e de nível estratégico do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil, somados a uma análise bibliográfica, qualitativa, quantitativa por intermédio de dados extraídos da página oficial da Marinha do Brasil no Twitter, o presente trabalho tem como propósito questionar se a Marinha do Brasil tem utilizado o Twitter como ferramenta estratégica na Operação Covid-19 e se o uso dessa ferramenta tem aproximado a Instituição da sociedade brasileira.
id MB_69b21895b0a72fd4f6343f77b0168c10
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845563
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Santos, Jorge Luiz Barbosa dosLeonardo Freitas do Amaral2022-11-08T12:53:26Z2022-11-08T12:53:26Z2021https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563Em um mundo moderno globalizado, no qual predomina um processo de comunicação estabelecido virtualmente e por meio de uma comunicação dialógica, ou seja, aquela em que o receptor passa a atuar também como emissor no processo, o uso estratégico da Comunicação Social pelas Forças Armadas, em especial das mídias sociais, tem se mostrado importante para a política de interlocução dessas instituições militares, mormente, em eventos de grande repercussão nacional e até mesmo internacional, como a Operação Covid-19. Considerada a maior operação militar da história brasileira, a Operação Conjunta Covid-19, capitaneada pelo Ministério da Defesa e com a participação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, mobilizou cerca de 34.000 militares e empreende um elevado esforço logístico para mitigar o impacto do novo Coronavírus que, até a conclusão deste trabalho, ceifara mais de 4 milhões de vidas ao redor do planeta. Nesse contexto, a divulgação dos temas relacionados à citada Operação, especialmente, pela Marinha do Brasil, torna-se um desafio diário, uma vez que se trata de uma batalha contra um inimigo invisível e letal. Assuntos como o transporte de oxigênio para a capital do estado do Amazonas, Manaus, e o apoio à campanha de vacinação do Governo Federal têm um elevado apelo emocional e uma íntima relação com a preservação da vida humana. A propagação desse conteúdo no ciberespaço, por meio de ferramentas de comunicação, como o Twitter, requer uma estratégia própria, que anteveja as oportunidades e que direcione as ações de maneira que haja um profícuo aproveitamento dos temas vigentes. Nessa trilha, com base em teorias extraídas de autores nas áreas de Estratégia, Comunicação Social, Dialogia, Mídias Sociais, dentre outros, em publicações basilares e de nível estratégico do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil, somados a uma análise bibliográfica, qualitativa, quantitativa por intermédio de dados extraídos da página oficial da Marinha do Brasil no Twitter, o presente trabalho tem como propósito questionar se a Marinha do Brasil tem utilizado o Twitter como ferramenta estratégica na Operação Covid-19 e se o uso dessa ferramenta tem aproximado a Instituição da sociedade brasileira.Escola de Guerra Naval (EGN)Comunicação socialComunicação DialógicaComunicação SocialMídias SociaisOperação Covid-19Operação ConjuntaCoronavírusTwitterEstratégiaA comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdfTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdfapplication/pdf4638964https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/1/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf5a9a76b56f890e13b77e112334503b58MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/2/license.txt8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37fMD52TEXTTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.txtTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.txtExtracted texttext/plain151089https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/3/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.txt88b2fc40aa40a6da666d12af36d4ba0aMD53THUMBNAILTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.jpgTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/4/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.jpge5ffcf33eb37f4974a4c1eb9bb88f4bbMD54ripcmb/8455632023-05-12 10:21:35.096oai:www.repositorio.mar.mil.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:21:35Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19
title A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19
spellingShingle A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19
Santos, Jorge Luiz Barbosa dos
Comunicação Dialógica
Comunicação Social
Mídias Sociais
Operação Covid-19
Operação Conjunta
Coronavírus
Twitter
Estratégia
Comunicação social
title_short A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19
title_full A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19
title_fullStr A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19
title_full_unstemmed A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19
title_sort A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19
author Santos, Jorge Luiz Barbosa dos
author_facet Santos, Jorge Luiz Barbosa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jorge Luiz Barbosa dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leonardo Freitas do Amaral
contributor_str_mv Leonardo Freitas do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Dialógica
Comunicação Social
Mídias Sociais
Operação Covid-19
Operação Conjunta
Coronavírus
Twitter
Estratégia
topic Comunicação Dialógica
Comunicação Social
Mídias Sociais
Operação Covid-19
Operação Conjunta
Coronavírus
Twitter
Estratégia
Comunicação social
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv Comunicação social
description Em um mundo moderno globalizado, no qual predomina um processo de comunicação estabelecido virtualmente e por meio de uma comunicação dialógica, ou seja, aquela em que o receptor passa a atuar também como emissor no processo, o uso estratégico da Comunicação Social pelas Forças Armadas, em especial das mídias sociais, tem se mostrado importante para a política de interlocução dessas instituições militares, mormente, em eventos de grande repercussão nacional e até mesmo internacional, como a Operação Covid-19. Considerada a maior operação militar da história brasileira, a Operação Conjunta Covid-19, capitaneada pelo Ministério da Defesa e com a participação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, mobilizou cerca de 34.000 militares e empreende um elevado esforço logístico para mitigar o impacto do novo Coronavírus que, até a conclusão deste trabalho, ceifara mais de 4 milhões de vidas ao redor do planeta. Nesse contexto, a divulgação dos temas relacionados à citada Operação, especialmente, pela Marinha do Brasil, torna-se um desafio diário, uma vez que se trata de uma batalha contra um inimigo invisível e letal. Assuntos como o transporte de oxigênio para a capital do estado do Amazonas, Manaus, e o apoio à campanha de vacinação do Governo Federal têm um elevado apelo emocional e uma íntima relação com a preservação da vida humana. A propagação desse conteúdo no ciberespaço, por meio de ferramentas de comunicação, como o Twitter, requer uma estratégia própria, que anteveja as oportunidades e que direcione as ações de maneira que haja um profícuo aproveitamento dos temas vigentes. Nessa trilha, com base em teorias extraídas de autores nas áreas de Estratégia, Comunicação Social, Dialogia, Mídias Sociais, dentre outros, em publicações basilares e de nível estratégico do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil, somados a uma análise bibliográfica, qualitativa, quantitativa por intermédio de dados extraídos da página oficial da Marinha do Brasil no Twitter, o presente trabalho tem como propósito questionar se a Marinha do Brasil tem utilizado o Twitter como ferramenta estratégica na Operação Covid-19 e se o uso dessa ferramenta tem aproximado a Instituição da sociedade brasileira.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T12:53:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T12:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563
url https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/1/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/2/license.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/3/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/4/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a9a76b56f890e13b77e112334503b58
8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37f
88b2fc40aa40a6da666d12af36d4ba0a
e5ffcf33eb37f4974a4c1eb9bb88f4bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310226055659520