A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563 |
Resumo: | Em um mundo moderno globalizado, no qual predomina um processo de comunicação estabelecido virtualmente e por meio de uma comunicação dialógica, ou seja, aquela em que o receptor passa a atuar também como emissor no processo, o uso estratégico da Comunicação Social pelas Forças Armadas, em especial das mídias sociais, tem se mostrado importante para a política de interlocução dessas instituições militares, mormente, em eventos de grande repercussão nacional e até mesmo internacional, como a Operação Covid-19. Considerada a maior operação militar da história brasileira, a Operação Conjunta Covid-19, capitaneada pelo Ministério da Defesa e com a participação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, mobilizou cerca de 34.000 militares e empreende um elevado esforço logístico para mitigar o impacto do novo Coronavírus que, até a conclusão deste trabalho, ceifara mais de 4 milhões de vidas ao redor do planeta. Nesse contexto, a divulgação dos temas relacionados à citada Operação, especialmente, pela Marinha do Brasil, torna-se um desafio diário, uma vez que se trata de uma batalha contra um inimigo invisível e letal. Assuntos como o transporte de oxigênio para a capital do estado do Amazonas, Manaus, e o apoio à campanha de vacinação do Governo Federal têm um elevado apelo emocional e uma íntima relação com a preservação da vida humana. A propagação desse conteúdo no ciberespaço, por meio de ferramentas de comunicação, como o Twitter, requer uma estratégia própria, que anteveja as oportunidades e que direcione as ações de maneira que haja um profícuo aproveitamento dos temas vigentes. Nessa trilha, com base em teorias extraídas de autores nas áreas de Estratégia, Comunicação Social, Dialogia, Mídias Sociais, dentre outros, em publicações basilares e de nível estratégico do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil, somados a uma análise bibliográfica, qualitativa, quantitativa por intermédio de dados extraídos da página oficial da Marinha do Brasil no Twitter, o presente trabalho tem como propósito questionar se a Marinha do Brasil tem utilizado o Twitter como ferramenta estratégica na Operação Covid-19 e se o uso dessa ferramenta tem aproximado a Instituição da sociedade brasileira. |
id |
MB_69b21895b0a72fd4f6343f77b0168c10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845563 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Jorge Luiz Barbosa dosLeonardo Freitas do Amaral2022-11-08T12:53:26Z2022-11-08T12:53:26Z2021https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563Em um mundo moderno globalizado, no qual predomina um processo de comunicação estabelecido virtualmente e por meio de uma comunicação dialógica, ou seja, aquela em que o receptor passa a atuar também como emissor no processo, o uso estratégico da Comunicação Social pelas Forças Armadas, em especial das mídias sociais, tem se mostrado importante para a política de interlocução dessas instituições militares, mormente, em eventos de grande repercussão nacional e até mesmo internacional, como a Operação Covid-19. Considerada a maior operação militar da história brasileira, a Operação Conjunta Covid-19, capitaneada pelo Ministério da Defesa e com a participação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, mobilizou cerca de 34.000 militares e empreende um elevado esforço logístico para mitigar o impacto do novo Coronavírus que, até a conclusão deste trabalho, ceifara mais de 4 milhões de vidas ao redor do planeta. Nesse contexto, a divulgação dos temas relacionados à citada Operação, especialmente, pela Marinha do Brasil, torna-se um desafio diário, uma vez que se trata de uma batalha contra um inimigo invisível e letal. Assuntos como o transporte de oxigênio para a capital do estado do Amazonas, Manaus, e o apoio à campanha de vacinação do Governo Federal têm um elevado apelo emocional e uma íntima relação com a preservação da vida humana. A propagação desse conteúdo no ciberespaço, por meio de ferramentas de comunicação, como o Twitter, requer uma estratégia própria, que anteveja as oportunidades e que direcione as ações de maneira que haja um profícuo aproveitamento dos temas vigentes. Nessa trilha, com base em teorias extraídas de autores nas áreas de Estratégia, Comunicação Social, Dialogia, Mídias Sociais, dentre outros, em publicações basilares e de nível estratégico do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil, somados a uma análise bibliográfica, qualitativa, quantitativa por intermédio de dados extraídos da página oficial da Marinha do Brasil no Twitter, o presente trabalho tem como propósito questionar se a Marinha do Brasil tem utilizado o Twitter como ferramenta estratégica na Operação Covid-19 e se o uso dessa ferramenta tem aproximado a Instituição da sociedade brasileira.Escola de Guerra Naval (EGN)Comunicação socialComunicação DialógicaComunicação SocialMídias SociaisOperação Covid-19Operação ConjuntaCoronavírusTwitterEstratégiaA comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdfTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdfapplication/pdf4638964https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/1/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf5a9a76b56f890e13b77e112334503b58MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/2/license.txt8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37fMD52TEXTTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.txtTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.txtExtracted texttext/plain151089https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/3/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.txt88b2fc40aa40a6da666d12af36d4ba0aMD53THUMBNAILTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.jpgTITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/4/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.jpge5ffcf33eb37f4974a4c1eb9bb88f4bbMD54ripcmb/8455632023-05-12 10:21:35.096oai:www.repositorio.mar.mil.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:21:35Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19 |
title |
A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19 |
spellingShingle |
A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19 Santos, Jorge Luiz Barbosa dos Comunicação Dialógica Comunicação Social Mídias Sociais Operação Covid-19 Operação Conjunta Coronavírus Estratégia Comunicação social |
title_short |
A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19 |
title_full |
A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19 |
title_fullStr |
A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19 |
title_full_unstemmed |
A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19 |
title_sort |
A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19 |
author |
Santos, Jorge Luiz Barbosa dos |
author_facet |
Santos, Jorge Luiz Barbosa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jorge Luiz Barbosa dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leonardo Freitas do Amaral |
contributor_str_mv |
Leonardo Freitas do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Dialógica Comunicação Social Mídias Sociais Operação Covid-19 Operação Conjunta Coronavírus Estratégia |
topic |
Comunicação Dialógica Comunicação Social Mídias Sociais Operação Covid-19 Operação Conjunta Coronavírus Estratégia Comunicação social |
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação social |
description |
Em um mundo moderno globalizado, no qual predomina um processo de comunicação estabelecido virtualmente e por meio de uma comunicação dialógica, ou seja, aquela em que o receptor passa a atuar também como emissor no processo, o uso estratégico da Comunicação Social pelas Forças Armadas, em especial das mídias sociais, tem se mostrado importante para a política de interlocução dessas instituições militares, mormente, em eventos de grande repercussão nacional e até mesmo internacional, como a Operação Covid-19. Considerada a maior operação militar da história brasileira, a Operação Conjunta Covid-19, capitaneada pelo Ministério da Defesa e com a participação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, mobilizou cerca de 34.000 militares e empreende um elevado esforço logístico para mitigar o impacto do novo Coronavírus que, até a conclusão deste trabalho, ceifara mais de 4 milhões de vidas ao redor do planeta. Nesse contexto, a divulgação dos temas relacionados à citada Operação, especialmente, pela Marinha do Brasil, torna-se um desafio diário, uma vez que se trata de uma batalha contra um inimigo invisível e letal. Assuntos como o transporte de oxigênio para a capital do estado do Amazonas, Manaus, e o apoio à campanha de vacinação do Governo Federal têm um elevado apelo emocional e uma íntima relação com a preservação da vida humana. A propagação desse conteúdo no ciberespaço, por meio de ferramentas de comunicação, como o Twitter, requer uma estratégia própria, que anteveja as oportunidades e que direcione as ações de maneira que haja um profícuo aproveitamento dos temas vigentes. Nessa trilha, com base em teorias extraídas de autores nas áreas de Estratégia, Comunicação Social, Dialogia, Mídias Sociais, dentre outros, em publicações basilares e de nível estratégico do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil, somados a uma análise bibliográfica, qualitativa, quantitativa por intermédio de dados extraídos da página oficial da Marinha do Brasil no Twitter, o presente trabalho tem como propósito questionar se a Marinha do Brasil tem utilizado o Twitter como ferramenta estratégica na Operação Covid-19 e se o uso dessa ferramenta tem aproximado a Instituição da sociedade brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-08T12:53:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-08T12:53:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563 |
url |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/1/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/2/license.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/3/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845563/4/TITULO%20-%20USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a9a76b56f890e13b77e112334503b58 8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37f 88b2fc40aa40a6da666d12af36d4ba0a e5ffcf33eb37f4974a4c1eb9bb88f4bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1798310226055659520 |