Sistema de Apoio ao Desembarque: Contribuição para as Tomadas de Decisão em uma Operação Anfíbia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844987 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar a adequabilidade do emprego de um sistema de apoio à decisão para auxiliar no planejamento de uma Operação Anfíbia e descrever sua metodologia visando sua implementação na Marinha do Brasil. A relevância do estudo reside na contribuição com o planejamento tático e operacional das Operações Anfíbias, possibilitando incrementar a segurança dos militares, minimizando avarias dos meios navais e de fuzileiros navais durante o movimento navio-terra, além de permitir uma melhor compilação do quadro tático da área de operação. Este trabalho terá como foco o movimento navio-terra realizado por superfície, pois busca-se entender melhor a interação dos meios de superfície com seu ambiente operacional: a complexa zona de arrebentação de uma praia de desembarque. Segundo a teoria de Daniel Kahneman exposta em seu livro “Rápido e Devagar: duas formas de pensar”, em que estabelece uma dualidade entre os Sistemas 1 e 2, em que o primeiro é mais intuitivo e este último está voltado para situações com maior nível de racionalidade. No entanto, as heurísticas, que simplificam os problemas complexos, reduzem a capacidade do nosso processo racional perante demasiada parcela de informações e geram erros duvidosos e inconscientes nas decisões. Trazendo esses conceitos para as Operações Anfíbias, verifica-se que esta é uma das mais complexas e completas operações de guerra, portanto, sujeitas a erros de avaliação dos planejadores. São apresentados exemplos históricos de sucesso e de fracasso nas Operações Anfíbias de maneira a reforçar a importância do planejamento voltado para as condições ambientais e/ou meteoceanográficas na área de responsabilidade para o cumprimento das missões. Fica notória a importância deste tipo de operação nos anos vindouros diante da nova ordem mundial. Modelos computacionais passam a ser utilizados a fim de mitigar possíveis erros. São analisados sistemas de apoio à decisões utilizado na França (Système Déployable d'Hydrographique Militaire), Estados Unidos da América (Coupled Ocean/Atmosphere Mesoscale Prediction System) e Nova Zelândia (SurfZoneView). Dentre os resultados mais significativos destacam-se pela importância: a sugestão de aplicação de um sistema de apoio à decisão no auxílio dos planejamentos das Operações Anfíbias propiciando uma maior economia de forças e meios, ampliação dos conhecimento dos processos litorâneos, a utilização de um sistema com concepção nacional e a possibilidade de uso em outras áreas da Marinha do Brasil. O valor deste trabalho está em uma evolução doutrinária e operacional nas Operações Anfíbias da Marinha do Brasil alinhado com as novas tecnologias utilizado nas marinhas mais avançadas no mundo, fortalecendo uma das tarefas do poder naval brasileiro que é projetar poder sobre terra. |
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O objetivo deste estudo é analisar a adequabilidade do emprego de um sistema de apoio à decisão para auxiliar no planejamento de uma Operação Anfíbia e descrever sua metodologia visando sua implementação na Marinha do Brasil. A relevância do estudo reside na contribuição com o planejamento tático e operacional das Operações Anfíbias, possibilitando incrementar a segurança dos militares, minimizando avarias dos meios navais e de fuzileiros navais durante o movimento navio-terra, além de permitir uma melhor compilação do quadro tático da área de operação. Este trabalho terá como foco o movimento navio-terra realizado por superfície, pois busca-se entender melhor a interação dos meios de superfície com seu ambiente operacional: a complexa zona de arrebentação de uma praia de desembarque. Segundo a teoria de Daniel Kahneman exposta em seu livro “Rápido e Devagar: duas formas de pensar”, em que estabelece uma dualidade entre os Sistemas 1 e 2, em que o primeiro é mais intuitivo e este último está voltado para situações com maior nível de racionalidade. No entanto, as heurísticas, que simplificam os problemas complexos, reduzem a capacidade do nosso processo racional perante demasiada parcela de informações e geram erros duvidosos e inconscientes nas decisões. Trazendo esses conceitos para as Operações Anfíbias, verifica-se que esta é uma das mais complexas e completas operações de guerra, portanto, sujeitas a erros de avaliação dos planejadores. São apresentados exemplos históricos de sucesso e de fracasso nas Operações Anfíbias de maneira a reforçar a importância do planejamento voltado para as condições ambientais e/ou meteoceanográficas na área de responsabilidade para o cumprimento das missões. Fica notória a importância deste tipo de operação nos anos vindouros diante da nova ordem mundial. Modelos computacionais passam a ser utilizados a fim de mitigar possíveis erros. São analisados sistemas de apoio à decisões utilizado na França (Système Déployable d'Hydrographique Militaire), Estados Unidos da América (Coupled Ocean/Atmosphere Mesoscale Prediction System) e Nova Zelândia (SurfZoneView). Dentre os resultados mais significativos destacam-se pela importância: a sugestão de aplicação de um sistema de apoio à decisão no auxílio dos planejamentos das Operações Anfíbias propiciando uma maior economia de forças e meios, ampliação dos conhecimento dos processos litorâneos, a utilização de um sistema com concepção nacional e a possibilidade de uso em outras áreas da Marinha do Brasil. O valor deste trabalho está em uma evolução doutrinária e operacional nas Operações Anfíbias da Marinha do Brasil alinhado com as novas tecnologias utilizado nas marinhas mais avançadas no mundo, fortalecendo uma das tarefas do poder naval brasileiro que é projetar poder sobre terra. |
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