Aplicação e comparação de critérios modernos de qualidades de pilotagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González, Rafael de Abreu
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845764
Resumo: As qualidades de vôo e de pilotagem de uma aeronave são propriedades imprescindíveis, pois garantem o conforto e a precisão com que esta responde aos requisitos de comando do piloto durante a execução de uma tarefa específica. Já o PIO (oscilações induzidas pelo piloto) é uma condição dinâmica caracterizada por uma resposta do sistema de controle piloto- aeronave de oscilação sustentada ou perigosamente divergente. Ao longo dos anos, na tentativa de se estabelecer um método prático e eficiente de se garantir a segurança e a qualidades de vôo e de pilotagem longitudinal de aeronaves, desenvolveu-se uma série de critérios de avaliação de qualidades de vôo e da suscetibilidade ao PIO. Estes critérios consistem em uma combinação de especificações de parâmetros relacionados às qualidades de vôo, principalmente da resposta de período curto. Estas especificações podem rapidamente ser confrontadas com os dados de resposta da aeronave de forma simples e prática por meio de gráficos, diagramas e tabelas. Desta forma, este estudo se propõe apresentar uma descrição objetiva de cada um dos quatro critérios mais valorizados pela indústria aeronáutica, e fundamentalmente permitir a comparação entre os resultados apresentados por cada um deles a respeito das qualidades de vôo e de pilotagem de algumas aeronaves. Estes critérios são: o Critério C*; o Critério Gibson; o Critério de Largura de Faixa (“Bandwidth”) e o Critério de Abordagem Clássica. Já as aeronaves abordadas são: F4 “Phantom”; Treinador a Jato; Boeing 747 e A4 “Skyhawk”. Antes de serem submetidas a cada critério, as respostas de cada uma das aeronaves foram geradas por simulação através do programa Matlab6.0, a qual adotou como entrada um sinal de teste degrau unitário. Cada resultado foi analisado e discutido ao nível dos parâmetros relevantes, e apesar da maioria destes resultados para uma mesma aeronave terem se mostrado coerente, ocorreram algumas atribuições contraditórias que enriqueceram as discussões. Por tudo então que foi discutido, comprovou-se a praticidade e a eficácia desses critérios abordados apresentado-se a melhor maneira de interpretar seus resultados e obter proveito de suas combinações, visando o aprimoramento das análises de qualidades de vôo e de pilotagem
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Estes critérios consistem em uma combinação de especificações de parâmetros relacionados às qualidades de vôo, principalmente da resposta de período curto. Estas especificações podem rapidamente ser confrontadas com os dados de resposta da aeronave de forma simples e prática por meio de gráficos, diagramas e tabelas. Desta forma, este estudo se propõe apresentar uma descrição objetiva de cada um dos quatro critérios mais valorizados pela indústria aeronáutica, e fundamentalmente permitir a comparação entre os resultados apresentados por cada um deles a respeito das qualidades de vôo e de pilotagem de algumas aeronaves. Estes critérios são: o Critério C*; o Critério Gibson; o Critério de Largura de Faixa (“Bandwidth”) e o Critério de Abordagem Clássica. Já as aeronaves abordadas são: F4 “Phantom”; Treinador a Jato; Boeing 747 e A4 “Skyhawk”. Antes de serem submetidas a cada critério, as respostas de cada uma das aeronaves foram geradas por simulação através do programa Matlab6.0, a qual adotou como entrada um sinal de teste degrau unitário. Cada resultado foi analisado e discutido ao nível dos parâmetros relevantes, e apesar da maioria destes resultados para uma mesma aeronave terem se mostrado coerente, ocorreram algumas atribuições contraditórias que enriqueceram as discussões. Por tudo então que foi discutido, comprovou-se a praticidade e a eficácia desses critérios abordados apresentado-se a melhor maneira de interpretar seus resultados e obter proveito de suas combinações, visando o aprimoramento das análises de qualidades de vôo e de pilotagemThe aircraft’s handling and flying qualities are indispensable properties, because it govern the comfort and the precision with which it responds to pilot comands in the execution of the flight task. The PIO (“pilot induced oscillations”) is a dynamic condition caracterized by a sustained oscillation and danger divergence pilot-aircraft control system response. Along the years, in a attempt to establish a practice and efficient method to ensure the security and the aircraft’s longitudinal handling and flying qualities, a number of criterias have been developed for evaluate the flying qualities and the susceptibility for PIO. These criterias consists in combinations of parameter’s specification relationed with flying qualities, mainly the short-period response. These specification may rapidly be faced with the the aircraft’s responses data by a simple and practice way through graphics, diagrams and tables. By this way, this investigations intend to present a objetive description of each of the aeronautic industries’s most usefull criterias, and fundamentally, allow the comparison between the results present by each one about the flying qualities of some aircraft. These are the criterias: C* Criteria; Gibson Criteria; Bandwidth Criteria; and the Classical Approach Criteria. The aircraft used are: F4 “Phantom”; Jet trainer; Boeing 747 e A4 “Skyhawk”. Before each aircraft be submitted to the criterias, its responses have been obtained throught the Matlab simulation, which adoptted as entrance’s sign a unit step function. Each result have been analysed about the relevant parameters, and, despite the majority of them , by each aircraft, have been coherent, it have ocurred some contradictory results which got brilliancy to the discuss. By all the topics discussed, it was verified the efficient and the practicity of these criterias, showing the better way for interpret its results and obtain utility of their combination, looking for the improvement of the flying qualities analysisInstituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)AeronáuticaControle de vôoManobralidadeControle de aeronavesEstabilidade de aeronavesAplicação e comparação de critérios modernos de qualidades de pilotageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALTCC_Rafael_de_Abreu_Gonzalez.pdfTCC_Rafael_de_Abreu_Gonzalez.pdfapplication/pdf3346478https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845764/1/TCC_Rafael_de_Abreu_Gonzalez.pdfd0f2cedda934ea6543ac78d8bb32ffb6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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