Gerenciamento de água de lastro e sedimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Adriano Calixto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845344
Resumo: O meio de transporte aquaviário, é, sem sombra de dúvidas, o que possui o melhor custo benefício quando se trata de comércio internacional, haja vista que cerca de 90% das mercadorias são transportadas por vias marítimas. Porém, o mesmo, oferece uma série de riscos, tanto pessoal, como ambiental. E para manter o comércio via navios faz-se necessário o lastro e deslastro. De acordo com Organização Marítima Internacional (IMO) estima-se que os navios transportam cerca de 12 bilhões de toneladas de água de lastro anualmente. Infelizmente isso acarreta impactos ambientais, econômicos e à vida humana, isso porque nas operações de captação e descarga de água cada vez mais organismos aquáticos exóticos são despejados em diferentes nichos ecológicos, no hemisfério norte e no hemisfério sul, agravando o desequilíbrio ambiental. Esta monografia visa esclarecer desde o motivo do uso da água de lastro em embarcações marítimas, como os impactos ambientais já causados por seu mau gerenciamento e ou tratamento, as medidas de controle para evitar dano ao meio ambiente e tipos de tratamento da água de lastro. Discorre-se sobre a legislação internacional, Convenção Internacional para Controle e Gerenciamento da Água de Lastro e Sedimentos dos Navios e Globallast e nacional que é a Norman 20.
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