Aquisição de Meios e o Apoio Logístico Integrado: O desfazimento de meios navais à luz do Modelo OTAN de Gestão do Ciclo de Vida
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844976 |
Resumo: | Os projetos estratégicos da Marinha do Brasil (MB) de relevância nacional, alinhados com a Estratégica Nacional de Defesa (END), impõem um relevante desafio de gestão à MB em construir sistemas de defesa complexos, como submarinos e meios de superfície, fato que motivou a determinação do Comandante da Marinha, por meio da Política Naval Brasileira, para que a obtenção de meios siga a teoria da Gestão do Ciclo de Vida, desde a concepção até o desfazimento, que é a retirada definitiva do meio do inventário da MB, ou seja, mesmo após o encerramento de sua vida operativa. Embora na maioria das vezes sejam ignorados, os procedimentos para o desfazimento de um meio naval podem representar significativo impacto ambiental, provocando ainda danos à imagem da instituição e elevação de custos, o que está demonstrado neste trabalho por meio da apresentação de dois casos internacionalmente conhecidos de desfazimento. Face à importância da Gestão do Ciclo de Vida, o Ministério da Defesa (MD) ingressou em 2017 no Allied Commitee 327 (AC/327) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a fim de implementar um modelo que possa dar suporte a todas as fases do Ciclo de Vida, incluindo o Apoio Logístico Integrado (ALI) e o desfazimento. Nesse contexto, este trabalho apresenta os benefícios que a implementação do Modelo OTAN de Gestão do Ciclo de Vida aplicada ao desfazimento trará para a MB, o que foi alcançado por meio da comparação desse modelo com o que existe de normatização vigente na MB, sendo fundamentada pela teoria sobre assunto. |
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