Manutenção centrada na condição e na confiabilidade: maximização da produtividade em unidades offshore
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845394 |
Resumo: | No passar dos anos a manutenção vem evoluindo constantemente, buscando alternativas e técnicas inovadoras com o objetivo de alcançar a maior eficácia dos equipamentos, maior confiabilidade possível e o nível de qualidade desejado. Desta forma surge dentre outras técnicas a manutenção preditiva que tem como finalidade monitorar as condições reais de funcionamento das máquinas e equipamentos com base em dados que informam os seus desgastes ou processos de deterioração. As empresas do ramo de óleo e gás, mais especificamente as de Offshore, realizam a obtenção de suas receitas através da, perfuração e prospecção, onde a disponibilidade de seus equipamentos e maquinários têm papel fundamental nesse objetivo. A inoperância gera multas que crescem quanto maior for o tempo em que as unidades deixam de exercer suas funções. O objetivo desse trabalho é apresentar e correlacionar as principais ferramentas, teorias e técnicas de manutenção que podem ser utilizadas na busca redução da indisponibilidade e, quiçá, a eliminação de paradas não programadas. São elas: manutenção centrada na confiabilidade, manutenção baseada na condição e técnicas preditivas para análise de falhas. Foi realizada pesquisa bibliográfica, através de livros e monografias já desenvolvidas sobre esse assunto. Os resultados da análise e estudo das ferramentas apresentadas permitiu concluir que a utilização dessas ferramentas permite uma gestão de manutenção mais eficiente, diminuição do número de paradas indesejáveis e do tempo de parada. Isso se deve a uma maior confiabilidade, disponibilidade e mantenabilidade dos sistemas e equipamentos existentes a bordo das embarcações Offshore . |
id |
MB_8a9d606e2c56ba42fac4d4f021cfb0a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845394 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paredes, Andre Luis RochaBorges, Elizabeth Fátima Lourenço2022-07-27T16:43:50Z2022-07-27T16:43:50Z2020http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845394No passar dos anos a manutenção vem evoluindo constantemente, buscando alternativas e técnicas inovadoras com o objetivo de alcançar a maior eficácia dos equipamentos, maior confiabilidade possível e o nível de qualidade desejado. Desta forma surge dentre outras técnicas a manutenção preditiva que tem como finalidade monitorar as condições reais de funcionamento das máquinas e equipamentos com base em dados que informam os seus desgastes ou processos de deterioração. As empresas do ramo de óleo e gás, mais especificamente as de Offshore, realizam a obtenção de suas receitas através da, perfuração e prospecção, onde a disponibilidade de seus equipamentos e maquinários têm papel fundamental nesse objetivo. A inoperância gera multas que crescem quanto maior for o tempo em que as unidades deixam de exercer suas funções. O objetivo desse trabalho é apresentar e correlacionar as principais ferramentas, teorias e técnicas de manutenção que podem ser utilizadas na busca redução da indisponibilidade e, quiçá, a eliminação de paradas não programadas. São elas: manutenção centrada na confiabilidade, manutenção baseada na condição e técnicas preditivas para análise de falhas. Foi realizada pesquisa bibliográfica, através de livros e monografias já desenvolvidas sobre esse assunto. Os resultados da análise e estudo das ferramentas apresentadas permitiu concluir que a utilização dessas ferramentas permite uma gestão de manutenção mais eficiente, diminuição do número de paradas indesejáveis e do tempo de parada. Isso se deve a uma maior confiabilidade, disponibilidade e mantenabilidade dos sistemas e equipamentos existentes a bordo das embarcações Offshore .Over the years, maintenance has been constantly evolving, seeking alternatives and innovative techniques in order to achieve the greatest efficiency of the equipment, the highest possible reliability and the desired level of quality. Thus, among other techniques, predictive maintenance arises, which aims to monitor the real operating conditions of machines and equipment based on data that inform their wear or deterioration processes. Oil and gas companies, more specifically Offshore, obtain their revenues through drilling, prospecting, where the availability of their equipment and machinery plays a fundamental role in this objective. Inoperability generates fines that increase the longer the units fail to perform their duties. The objective of this work is to present and correlate the main tools, theories and maintenance techniques that can be used in the search to reduce unavailability and, perhaps, the elimination of unscheduled stops. They are: maintenance focused on reliability, maintenance based on condition and predictive techniques for failure analysis. Bibliographic research was carried out through books and monographs already developed on this subject. The results of the analysis and study of the tools presented allowed to conclude that the use of these tools allows a more efficient maintenance management, reducing the number of undesirable stops and the downtime. This is due to greater reliability, availability and maintainability of the systems and equipment existing on board offshore vessels.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Engenharia navalMáquinas e motoresTécnicas PreditivasConfiabilidadeEmbarcaçõesOffshoreManutenção centrada na condição e na confiabilidade: maximização da produtividade em unidades offshoreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBripcmb/8453942022-09-20 11:44:52.195oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845394Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-20T14:44:52Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manutenção centrada na condição e na confiabilidade: maximização da produtividade em unidades offshore |
title |
Manutenção centrada na condição e na confiabilidade: maximização da produtividade em unidades offshore |
spellingShingle |
Manutenção centrada na condição e na confiabilidade: maximização da produtividade em unidades offshore Paredes, Andre Luis Rocha Técnicas Preditivas Confiabilidade Embarcações Offshore Engenharia naval Máquinas e motores |
title_short |
Manutenção centrada na condição e na confiabilidade: maximização da produtividade em unidades offshore |
title_full |
Manutenção centrada na condição e na confiabilidade: maximização da produtividade em unidades offshore |
title_fullStr |
Manutenção centrada na condição e na confiabilidade: maximização da produtividade em unidades offshore |
title_full_unstemmed |
Manutenção centrada na condição e na confiabilidade: maximização da produtividade em unidades offshore |
title_sort |
Manutenção centrada na condição e na confiabilidade: maximização da produtividade em unidades offshore |
author |
Paredes, Andre Luis Rocha |
author_facet |
Paredes, Andre Luis Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paredes, Andre Luis Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Elizabeth Fátima Lourenço |
contributor_str_mv |
Borges, Elizabeth Fátima Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnicas Preditivas Confiabilidade Embarcações Offshore |
topic |
Técnicas Preditivas Confiabilidade Embarcações Offshore Engenharia naval Máquinas e motores |
dc.subject.dgpm.none.fl_str_mv |
Engenharia naval Máquinas e motores |
description |
No passar dos anos a manutenção vem evoluindo constantemente, buscando alternativas e técnicas inovadoras com o objetivo de alcançar a maior eficácia dos equipamentos, maior confiabilidade possível e o nível de qualidade desejado. Desta forma surge dentre outras técnicas a manutenção preditiva que tem como finalidade monitorar as condições reais de funcionamento das máquinas e equipamentos com base em dados que informam os seus desgastes ou processos de deterioração. As empresas do ramo de óleo e gás, mais especificamente as de Offshore, realizam a obtenção de suas receitas através da, perfuração e prospecção, onde a disponibilidade de seus equipamentos e maquinários têm papel fundamental nesse objetivo. A inoperância gera multas que crescem quanto maior for o tempo em que as unidades deixam de exercer suas funções. O objetivo desse trabalho é apresentar e correlacionar as principais ferramentas, teorias e técnicas de manutenção que podem ser utilizadas na busca redução da indisponibilidade e, quiçá, a eliminação de paradas não programadas. São elas: manutenção centrada na confiabilidade, manutenção baseada na condição e técnicas preditivas para análise de falhas. Foi realizada pesquisa bibliográfica, através de livros e monografias já desenvolvidas sobre esse assunto. Os resultados da análise e estudo das ferramentas apresentadas permitiu concluir que a utilização dessas ferramentas permite uma gestão de manutenção mais eficiente, diminuição do número de paradas indesejáveis e do tempo de parada. Isso se deve a uma maior confiabilidade, disponibilidade e mantenabilidade dos sistemas e equipamentos existentes a bordo das embarcações Offshore . |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-27T16:43:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-27T16:43:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845394 |
url |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1813189026688008192 |