Responsabilidade do chefe de máquinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Marcelo da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845403
Resumo: O transporte marítimo é responsável pela distribuição de grande parte das mercarias importadas e exportadas ao redor do mundo, sendo de grande relevância para a economia mundial e as relações internacionais. Ressalto ainda o aumento da população mundial motivando a multiplicação do consumo de bens alimentícios e energia, tornando o tráfego marítimo de mercadorias cada vez mais fundamental e enfatizando a importância dos oceanos como território de ligação entre os países. Portanto, profissionais qualificados e de formação adequada são vitais para o bom funcionamento e integração do sistema logistico global, o que levou os órgãos nacionais e internacionais a regulamentarem este setor com atenção e mestria quanto à segurança operacional e ocupacional dos envolvidos. A Organização Internacional Marítima (IMO), como Agência especializada das nações unidas (ONU), tem a responsabilidade pela proteção e segurança da navegação juntamente com a Norma Brasileira da Autoridade Marítima Para Aquaviários (NORMAM). Dessa forma, para que haja proficiência operacional neste século caracterizado pela automação e tecnologia, o Chefe de Máquinas, responsavel pela praça de máquinas, exerce função primordial na conservação e operacionalidade dos sistemas principal e auxiliar, que constituem a força motriz do transporte marítmo, sem os quais não há operação.
id MB_908f22285961cce77e7ab8a5d4b0e379
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845403
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Farias, Marcelo da SilvaMello, Aristóteles de2022-07-27T16:55:15Z2022-07-27T16:55:15Z2020http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845403O transporte marítimo é responsável pela distribuição de grande parte das mercarias importadas e exportadas ao redor do mundo, sendo de grande relevância para a economia mundial e as relações internacionais. Ressalto ainda o aumento da população mundial motivando a multiplicação do consumo de bens alimentícios e energia, tornando o tráfego marítimo de mercadorias cada vez mais fundamental e enfatizando a importância dos oceanos como território de ligação entre os países. Portanto, profissionais qualificados e de formação adequada são vitais para o bom funcionamento e integração do sistema logistico global, o que levou os órgãos nacionais e internacionais a regulamentarem este setor com atenção e mestria quanto à segurança operacional e ocupacional dos envolvidos. A Organização Internacional Marítima (IMO), como Agência especializada das nações unidas (ONU), tem a responsabilidade pela proteção e segurança da navegação juntamente com a Norma Brasileira da Autoridade Marítima Para Aquaviários (NORMAM). Dessa forma, para que haja proficiência operacional neste século caracterizado pela automação e tecnologia, o Chefe de Máquinas, responsavel pela praça de máquinas, exerce função primordial na conservação e operacionalidade dos sistemas principal e auxiliar, que constituem a força motriz do transporte marítmo, sem os quais não há operação.The Maritime transport is responsible for the distribution of most imported and exported goods around the world, being of great relevance to the world economy and international relations. I also emphasize the increase in the world population, motivating the multiplication of the consumption of food and energy goods, making the maritime traffic of goods increasingly fundamental and emphasizing the importance of the oceans as a connecting territory between countries. Therefore, qualified and properly trained professionals are vital for the proper functioning and integration of the global logistics system, which has led national and international bodies to regulate this sector with attention and mastery regarding the operational and occupational safety of those involved. The International Maritime Organization (IMO), as a specialized agency of the United Nations (UN), has the responsibility for the protection and safety of navigation together with the Brazilian Maritime Authority for Waterways Standard (NORMAM). Thus, in order for there to be operational proficiency in this century characterized by automation and technology, the Chief Engineer, responsible for the engine room, plays a key role in the conservation and operability of the main and auxiliary systems that constitute the driving force of maritime transport, without which there is no operation.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Assuntos MarítimosDireito marítimoResponsabilidadeNormasChefe de MáquinasResponsabilidade do chefe de máquinasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINAL18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdf18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdfapplication/pdf814835https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/1/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf189f595a5e684c380f81f90588bab898MD51TEXT18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdf.txt18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain40930https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/2/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf.txt67e97b92133b0aa9c25c6498846c3c92MD52THUMBNAIL18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdf.jpg18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/3/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf.jpg49311ce2dd7782dcccd5c7994ef9b873MD53ripcmb/8454032022-09-21 15:31:10.994oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845403Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-21T18:31:10Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade do chefe de máquinas
title Responsabilidade do chefe de máquinas
spellingShingle Responsabilidade do chefe de máquinas
Farias, Marcelo da Silva
Responsabilidade
Normas
Chefe de Máquinas
Assuntos Marítimos
Direito marítimo
title_short Responsabilidade do chefe de máquinas
title_full Responsabilidade do chefe de máquinas
title_fullStr Responsabilidade do chefe de máquinas
title_full_unstemmed Responsabilidade do chefe de máquinas
title_sort Responsabilidade do chefe de máquinas
author Farias, Marcelo da Silva
author_facet Farias, Marcelo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Marcelo da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mello, Aristóteles de
contributor_str_mv Mello, Aristóteles de
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade
Normas
Chefe de Máquinas
topic Responsabilidade
Normas
Chefe de Máquinas
Assuntos Marítimos
Direito marítimo
dc.subject.dgpm.none.fl_str_mv Assuntos Marítimos
Direito marítimo
description O transporte marítimo é responsável pela distribuição de grande parte das mercarias importadas e exportadas ao redor do mundo, sendo de grande relevância para a economia mundial e as relações internacionais. Ressalto ainda o aumento da população mundial motivando a multiplicação do consumo de bens alimentícios e energia, tornando o tráfego marítimo de mercadorias cada vez mais fundamental e enfatizando a importância dos oceanos como território de ligação entre os países. Portanto, profissionais qualificados e de formação adequada são vitais para o bom funcionamento e integração do sistema logistico global, o que levou os órgãos nacionais e internacionais a regulamentarem este setor com atenção e mestria quanto à segurança operacional e ocupacional dos envolvidos. A Organização Internacional Marítima (IMO), como Agência especializada das nações unidas (ONU), tem a responsabilidade pela proteção e segurança da navegação juntamente com a Norma Brasileira da Autoridade Marítima Para Aquaviários (NORMAM). Dessa forma, para que haja proficiência operacional neste século caracterizado pela automação e tecnologia, o Chefe de Máquinas, responsavel pela praça de máquinas, exerce função primordial na conservação e operacionalidade dos sistemas principal e auxiliar, que constituem a força motriz do transporte marítmo, sem os quais não há operação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-27T16:55:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-27T16:55:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845403
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/1/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/2/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/3/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 189f595a5e684c380f81f90588bab898
67e97b92133b0aa9c25c6498846c3c92
49311ce2dd7782dcccd5c7994ef9b873
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1813189019908964352