Responsabilidade do chefe de máquinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845403 |
Resumo: | O transporte marítimo é responsável pela distribuição de grande parte das mercarias importadas e exportadas ao redor do mundo, sendo de grande relevância para a economia mundial e as relações internacionais. Ressalto ainda o aumento da população mundial motivando a multiplicação do consumo de bens alimentícios e energia, tornando o tráfego marítimo de mercadorias cada vez mais fundamental e enfatizando a importância dos oceanos como território de ligação entre os países. Portanto, profissionais qualificados e de formação adequada são vitais para o bom funcionamento e integração do sistema logistico global, o que levou os órgãos nacionais e internacionais a regulamentarem este setor com atenção e mestria quanto à segurança operacional e ocupacional dos envolvidos. A Organização Internacional Marítima (IMO), como Agência especializada das nações unidas (ONU), tem a responsabilidade pela proteção e segurança da navegação juntamente com a Norma Brasileira da Autoridade Marítima Para Aquaviários (NORMAM). Dessa forma, para que haja proficiência operacional neste século caracterizado pela automação e tecnologia, o Chefe de Máquinas, responsavel pela praça de máquinas, exerce função primordial na conservação e operacionalidade dos sistemas principal e auxiliar, que constituem a força motriz do transporte marítmo, sem os quais não há operação. |
id |
MB_908f22285961cce77e7ab8a5d4b0e379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845403 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Farias, Marcelo da SilvaMello, Aristóteles de2022-07-27T16:55:15Z2022-07-27T16:55:15Z2020http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845403O transporte marítimo é responsável pela distribuição de grande parte das mercarias importadas e exportadas ao redor do mundo, sendo de grande relevância para a economia mundial e as relações internacionais. Ressalto ainda o aumento da população mundial motivando a multiplicação do consumo de bens alimentícios e energia, tornando o tráfego marítimo de mercadorias cada vez mais fundamental e enfatizando a importância dos oceanos como território de ligação entre os países. Portanto, profissionais qualificados e de formação adequada são vitais para o bom funcionamento e integração do sistema logistico global, o que levou os órgãos nacionais e internacionais a regulamentarem este setor com atenção e mestria quanto à segurança operacional e ocupacional dos envolvidos. A Organização Internacional Marítima (IMO), como Agência especializada das nações unidas (ONU), tem a responsabilidade pela proteção e segurança da navegação juntamente com a Norma Brasileira da Autoridade Marítima Para Aquaviários (NORMAM). Dessa forma, para que haja proficiência operacional neste século caracterizado pela automação e tecnologia, o Chefe de Máquinas, responsavel pela praça de máquinas, exerce função primordial na conservação e operacionalidade dos sistemas principal e auxiliar, que constituem a força motriz do transporte marítmo, sem os quais não há operação.The Maritime transport is responsible for the distribution of most imported and exported goods around the world, being of great relevance to the world economy and international relations. I also emphasize the increase in the world population, motivating the multiplication of the consumption of food and energy goods, making the maritime traffic of goods increasingly fundamental and emphasizing the importance of the oceans as a connecting territory between countries. Therefore, qualified and properly trained professionals are vital for the proper functioning and integration of the global logistics system, which has led national and international bodies to regulate this sector with attention and mastery regarding the operational and occupational safety of those involved. The International Maritime Organization (IMO), as a specialized agency of the United Nations (UN), has the responsibility for the protection and safety of navigation together with the Brazilian Maritime Authority for Waterways Standard (NORMAM). Thus, in order for there to be operational proficiency in this century characterized by automation and technology, the Chief Engineer, responsible for the engine room, plays a key role in the conservation and operability of the main and auxiliary systems that constitute the driving force of maritime transport, without which there is no operation.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Assuntos MarítimosDireito marítimoResponsabilidadeNormasChefe de MáquinasResponsabilidade do chefe de máquinasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINAL18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdf18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdfapplication/pdf814835https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/1/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf189f595a5e684c380f81f90588bab898MD51TEXT18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdf.txt18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain40930https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/2/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf.txt67e97b92133b0aa9c25c6498846c3c92MD52THUMBNAIL18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdf.jpg18-MARCELO DA SILVA FARIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/3/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf.jpg49311ce2dd7782dcccd5c7994ef9b873MD53ripcmb/8454032022-09-21 15:31:10.994oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845403Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-21T18:31:10Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade do chefe de máquinas |
title |
Responsabilidade do chefe de máquinas |
spellingShingle |
Responsabilidade do chefe de máquinas Farias, Marcelo da Silva Responsabilidade Normas Chefe de Máquinas Assuntos Marítimos Direito marítimo |
title_short |
Responsabilidade do chefe de máquinas |
title_full |
Responsabilidade do chefe de máquinas |
title_fullStr |
Responsabilidade do chefe de máquinas |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade do chefe de máquinas |
title_sort |
Responsabilidade do chefe de máquinas |
author |
Farias, Marcelo da Silva |
author_facet |
Farias, Marcelo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Marcelo da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mello, Aristóteles de |
contributor_str_mv |
Mello, Aristóteles de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade Normas Chefe de Máquinas |
topic |
Responsabilidade Normas Chefe de Máquinas Assuntos Marítimos Direito marítimo |
dc.subject.dgpm.none.fl_str_mv |
Assuntos Marítimos Direito marítimo |
description |
O transporte marítimo é responsável pela distribuição de grande parte das mercarias importadas e exportadas ao redor do mundo, sendo de grande relevância para a economia mundial e as relações internacionais. Ressalto ainda o aumento da população mundial motivando a multiplicação do consumo de bens alimentícios e energia, tornando o tráfego marítimo de mercadorias cada vez mais fundamental e enfatizando a importância dos oceanos como território de ligação entre os países. Portanto, profissionais qualificados e de formação adequada são vitais para o bom funcionamento e integração do sistema logistico global, o que levou os órgãos nacionais e internacionais a regulamentarem este setor com atenção e mestria quanto à segurança operacional e ocupacional dos envolvidos. A Organização Internacional Marítima (IMO), como Agência especializada das nações unidas (ONU), tem a responsabilidade pela proteção e segurança da navegação juntamente com a Norma Brasileira da Autoridade Marítima Para Aquaviários (NORMAM). Dessa forma, para que haja proficiência operacional neste século caracterizado pela automação e tecnologia, o Chefe de Máquinas, responsavel pela praça de máquinas, exerce função primordial na conservação e operacionalidade dos sistemas principal e auxiliar, que constituem a força motriz do transporte marítmo, sem os quais não há operação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-27T16:55:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-27T16:55:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845403 |
url |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/1/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/2/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845403/3/18-MARCELO%20DA%20SILVA%20FARIAS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
189f595a5e684c380f81f90588bab898 67e97b92133b0aa9c25c6498846c3c92 49311ce2dd7782dcccd5c7994ef9b873 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1813189019908964352 |