A terceirização do abastecimento regional na Marinha do Brasil: o modal aquaviário marítimo de cabotagem como possibilidade de transporte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/30098 |
Resumo: | Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas. |
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David Filho, Daniel PereiraMachado Neto, AlexandrinoDavid Filho, Daniel Pereira2018-03-28T14:36:04Z2018-03-28T14:36:04Z2015https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/30098Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas.Esta monografia analisa a terceirização do apoio logístico da Marinha do Brasil, no que diz respeito ao seu abastecimento regional, identificando o modal aquaviário marítimo da cabotagem como possibilidade de transporte. O objetivo principal é identificar, em relação aos demais modais utilizados no abastecimento regional, o modal de cabotagem como possibilidade de transporte terceirizado, que permita o fornecimento de material na quantidade, qualidade, momento e lugar adequados, em tempo de paz, bem como os seus reflexos para a Marinha do Brasil e, consequentemente, para o Brasil. Para tanto, inicialmente, foram identificados os principais conceitos e práticas observados ao longo da evolução da logística do meio privado, tendo como origem a logística militar empregada nas guerras, e alcançando o conceito moderno do Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos). Entre as principais características desse conceito, há a ideia estabelecida de parcerias entre fornecedores e clientes, essencial na estratégia competitiva das empresas, e associada também ao conceito de terceirização. No entanto, constata-se que as empresas do Brasil não se encontram nesse estágio moderno de evolução. Dentro do processo de evolução da logística, descreveu-se os principais conceitos empregados no meio militar, no âmbito do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil, especialmente da função logística transporte, responsável por realizar a distribuição de material no abastecimento regional da Marinha. Para esse transporte, a Marinha do Brasil faz uso de meios orgânicos das Forças Armadas e contrata meios de terceiros. Em função dos contratos terceirizados, foram identificados, também, os principais conceitos e práticas da terceirização, e parte da legislação brasileira que a suporta, com os cuidados necessários diante da dificuldade de concretizar parcerias. Em seguida, foram expostos os principais conceitos e características do modal de cabotagem no Brasil, com suas vantagens e desvantagens, inclusive em relação aos demais modais, e os seus problemas e possíveis soluções. Diante disso, constatou-se a importância da cabotagem para a Marinha do Brasil e correlacionou-se cada modal com a prática da função logística transporte, tendo identificado a cabotagem como possibilidade de transporte para o seu abastecimento regional, e atendendo aos princípios logísticos militares. Para esse resultado, foi conduzida uma pesquisa de dados, com abordagens quantitativa e qualitativa, extraídos da literatura, de palestras e documentos, e obtidos junto aos setores e às Organizações Militares envolvidas, além da experiência do autor no setor de abastecimento da Marinha do Brasil.This monograph analyzes the outsourcing of logistic support of the Brazilian Navy, with respect to its regional supply, identifying the waterway modal maritime cabotage as a possibility of transport. The main objective is to establish the modal cabotage as a possibility for outsourced transport in relation to other modes used in regional supply, enabling the supply of material, with appropriate quantity, quality, time and place, during peacetime, as well as to identify its impact to the Brazilian Navy and consequently to Brazil. For that, initially, the main concepts and practices observed throughout the evolution of the private sector were identified, with its origin in the military logistical support applied during war periods, and reaching the modern concept of Supply Chain management. Among the main features of this concept, the established partnerships between suppliers and customers are essential in the competitive strategy of companies, and also are associated with the concept of outsourcing. However, it appears that companies in Brazil are not yet in this modern stage of evolution. Within the logistics' volutionary process, the main concepts applied by the military were described under the scope of the Brazilian Department of Defense and the Brazilian Navy, especially the logistics transportation function, responsible for carrying out the distribution of material in the regional supply of the Navy. For such transportation, the Brazilian Navy deploys its own assets as well as assets from other branches of Brazilian Armed Forces or hired outsourced means. Based on the outsourced contracts, the main concepts and practices of outsourcing were identified as well as part of the Brazilian legislation that supports it, taking into account the difficulty in establishing partnerships. Then, the main concepts and characteristics of cabotage modal in Brazil were studied, analizing its advantages and disadvantages, performing a comparison with other modals, identifing its problems and possible solutions. Within the scope of this study it was possible to identify the importance of cabotage modal to the Brazilian Navy in correlation with the practices of logistics transportation function, enabling to identify cabotage as a possible mode of transportation for regional supply of the Navy, obeying the principles of military logistics. For this result, a data research was conducted, with quantitative and qualitative approaches, extracted from the literature, lectures and documents, and obtained from the sectors and military organizations involved, apart from the author's experience in the supply sector of the Brazilian Navy.porEscola de Guerra Naval (EGN)TerceirizaçãoAbastecimentoLogística TransporteA terceirização do abastecimento regional na Marinha do Brasil: o modal aquaviário marítimo de cabotagem como possibilidade de transporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000df6.pdf.txt00000df6.pdf.txtExtracted texttext/plain188253https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/30098/3/00000df6.pdf.txt5610c5605972bd61a306a5171e013acbMD53ORIGINAL00000df6.pdfapplication/pdf761216https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/30098/1/00000df6.pdff640710c0e753c49457da827298c1b7fMD51THUMBNAIL00000df6.pdf.jpg00000df6.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1616https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/30098/2/00000df6.pdf.jpg7fedd0e3c0ba738829888f39ef0df374MD52ripcmb/300982022-09-23 17:46:45.693oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/30098Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:46:45Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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