Análise climatológica da refratividade atmosférica na região da Ilha de Trindade
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844128 |
Resumo: | A região costeira do Brasil possui um intenso tráfego marítimo, composto de vários tipos de embarcações. Deforma a garantir a segurança da navegação, tais embarcações são dotadas de equipamentos de comunicação e detecção, rádios e radares, sendo o desempenho desses equipamentos fortemente influenciado pelas condições da propagação eletromagnética na atmosfera. Essa propagação é associada às condições de refratividade nas camadas próximas à superfície do mar e variações verticais ocorrem pela distribuição do vapor d ́água na atmosfera. O objetivo deste estudo é avaliar as condições de refratividade atmosférica, utilizando o índice modificado (M), conforme descrito em Oliveira Jr et al. (2005). Para isso, foi realizada uma climatologia prévia do perfil vertical de M, no período de 2006 a 2016, e avaliada avariabilidade das condições desse perfil em função das diferentes situações sinóticas. Os perfis verticais de M foram calculados utilizando as informações das radiossondagens diárias da estação meteorológica da ilha de Trindade (-20o50'; -29o31'). Para todo o período, 10 casos foram classificados como super refração, 2991 como condição padrão e apenas 1 como sub refração de refratividade atmosférica. Durante a análise dos resultados, verificou-se que os valores de M classificados como normais ou de super refração estavam associados a um acentuado gradiente vertical de umidade específica e razão de mistura. Nos episódios de super refração, foi constatada, ainda, a presença de sistemas de alta pressão, favorecendo a intensificação dos movimentos ascendentes e, com isso, inibindo o aporte de umidade para níveis superiores da atmosfera. |
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Baptista, Daniel CremoniniOda, Tânia OcimotoCandella, Rogério NederOliveira Junior, José Francisco deBaptista, Daniel CremoniniOda, Tânia OcimotoCandella, Rogério NederOliveira Junior, José Francisco de2019-09-10T16:41:06Z2019-09-10T16:41:06Z2017http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844128A região costeira do Brasil possui um intenso tráfego marítimo, composto de vários tipos de embarcações. Deforma a garantir a segurança da navegação, tais embarcações são dotadas de equipamentos de comunicação e detecção, rádios e radares, sendo o desempenho desses equipamentos fortemente influenciado pelas condições da propagação eletromagnética na atmosfera. Essa propagação é associada às condições de refratividade nas camadas próximas à superfície do mar e variações verticais ocorrem pela distribuição do vapor d ́água na atmosfera. O objetivo deste estudo é avaliar as condições de refratividade atmosférica, utilizando o índice modificado (M), conforme descrito em Oliveira Jr et al. (2005). Para isso, foi realizada uma climatologia prévia do perfil vertical de M, no período de 2006 a 2016, e avaliada avariabilidade das condições desse perfil em função das diferentes situações sinóticas. Os perfis verticais de M foram calculados utilizando as informações das radiossondagens diárias da estação meteorológica da ilha de Trindade (-20o50'; -29o31'). Para todo o período, 10 casos foram classificados como super refração, 2991 como condição padrão e apenas 1 como sub refração de refratividade atmosférica. Durante a análise dos resultados, verificou-se que os valores de M classificados como normais ou de super refração estavam associados a um acentuado gradiente vertical de umidade específica e razão de mistura. Nos episódios de super refração, foi constatada, ainda, a presença de sistemas de alta pressão, favorecendo a intensificação dos movimentos ascendentes e, com isso, inibindo o aporte de umidade para níveis superiores da atmosfera.The Brazilian coastal region has an intense maritime traffic, composed by several types of ships. In order toguarantee navigation safety, such vessels are equipped with communication and detection equipment, radios andradars, and the performance of these equipment is strongly influenced by propagation of electromagneticconditions in the atmosphere. This propagation is associated to refractive conditions in the layers near the surfaceof the sea which, in turn, depends on the vertical distribution of the water vapor and temperature in the air. Theobjective of this study is to evaluate the atmospheric refractivity conditions, using the modified refractivity index(M), as described by Oliveira Jr et al. (2005). Therefore, a previous climatology of the vertical profile M, in theperiod from 2006 to 2016, and the variability of propagation profile conditions were analyzed in function ofdifferent synoptic situations. Vertical profiles of M were calculated using the daily radio soundings informationfrom the meteorological station of Trindade Island (-20o50'; -29o31'). For the whole period, 10 cases wereclassified as superrefraction condition, 2991 as standard condition and only 1 as subrefraction. During theanalysis, it was verified that values of M classified as normal or superrefraction were associated with a markedvertical gradient of specific humidity and mixing ratio. In the superrefraction episodes, it was also verified thepresence of high pressure systems, favoring the intensification of the upward movements and, thus, inhibiting thecontribution of humidity to higher levels of the atmosphere.porUniversidade Federal Fluminense (UFF)Climatologia Trindade, Ilha da (ES)Análise climatológica da refratividade atmosférica na região da Ilha de Trindadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00001bd8.pdf.txt00001bd8.pdf.txtExtracted texttext/plain9573https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844128/2/00001bd8.pdf.txt84cbd0b3fff44780692e8a4ac9c585d4MD52THUMBNAIL00001bd8.pdf.jpg00001bd8.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1638https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844128/3/00001bd8.pdf.jpg62f1668131381268625785e3a06d220dMD53ORIGINAL00001bd8.pdfapplication/pdf442427https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844128/1/00001bd8.pdf51bbee0b701ba9817b70fecec54b7414MD51ripcmb/8441282022-09-23 17:12:07.116oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844128Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:12:07Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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