Avanço tecnológico e suas implicações para navegação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Henrique da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844731
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações do avanço tecnológico dos navios seja com relação ao seu tamanho, forma de propulsão e equipamentos de navegação, esta evolução trouxe muitos benefícios e quando usada de forma profissional e responsável pode melhorar a eficiência dos propulsores, aumentar o tamanho dos navios, trazendo mais lucro para seus proprietários e com equipamentos de passadiço modernos, melhora a segurança a navegação e evita acidentes. Esta pesquisa utilizou o método descritivo e explicativo, baseado em livros publicações, convenções internacionais e estudo de casos onde é apresentado o acidente com o navio Costa Concordia e o acidente aéreo, Varig 254 de Marabá à Belém, que deixou importantes lições para navegadores tanto na aviação como na aérea marítima, poderemos verificar que apesar de toda tecnologia, não foi suficiente para evitar o acidente, focando em detalhes que posso apontar supostas falhas no comportamento ou atitudes que levaram ou contribuíram para os desastres, chegando a conclusão que precisamos de pessoas cada vez mais treinadas, capacitadas e responsáveis que não usem apenas os equipamentos eletrônicos, contrariando o que estabelece o código STCW na regra VIII/2, arranjos dos serviços de quarto e princípios a serem observados que será tratado com mais detalhes neste trabalho, pois os navios atuais são muito mais seguros e possuem bem mais recursos de manobrabilidade, mas nas mãos de pessoas irresponsáveis de nada podem ajudar. Por fim será abordado projeto de navio inovador, autônomo, elétrico, não tripulado e sua possível consequência para indústria marítima.
id MB_a2927d44c00f45b6c4479af8901e261d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844731
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Silva, Pedro Henrique daSantos, Marcelo Muniz2020-08-14T13:00:16Z2017http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844731Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações do avanço tecnológico dos navios seja com relação ao seu tamanho, forma de propulsão e equipamentos de navegação, esta evolução trouxe muitos benefícios e quando usada de forma profissional e responsável pode melhorar a eficiência dos propulsores, aumentar o tamanho dos navios, trazendo mais lucro para seus proprietários e com equipamentos de passadiço modernos, melhora a segurança a navegação e evita acidentes. Esta pesquisa utilizou o método descritivo e explicativo, baseado em livros publicações, convenções internacionais e estudo de casos onde é apresentado o acidente com o navio Costa Concordia e o acidente aéreo, Varig 254 de Marabá à Belém, que deixou importantes lições para navegadores tanto na aviação como na aérea marítima, poderemos verificar que apesar de toda tecnologia, não foi suficiente para evitar o acidente, focando em detalhes que posso apontar supostas falhas no comportamento ou atitudes que levaram ou contribuíram para os desastres, chegando a conclusão que precisamos de pessoas cada vez mais treinadas, capacitadas e responsáveis que não usem apenas os equipamentos eletrônicos, contrariando o que estabelece o código STCW na regra VIII/2, arranjos dos serviços de quarto e princípios a serem observados que será tratado com mais detalhes neste trabalho, pois os navios atuais são muito mais seguros e possuem bem mais recursos de manobrabilidade, mas nas mãos de pessoas irresponsáveis de nada podem ajudar. Por fim será abordado projeto de navio inovador, autônomo, elétrico, não tripulado e sua possível consequência para indústria marítima.This work has the objective of analyzing the implications of the technological progress of ships in relation to their size, form of propulsion and navigation equipment, this evolution has brought many benefits and when used in a professional and responsible way can improve the efficiency of the propellers, increase the size vessels, bringing more profit to its owners and with modern footbridge equipment, improves safety on navigation and avoids accidents. This research used the descriptive and explanatory method, based on books publications, international conventions and case studies where the accident with the ship Costa Concordia and the aerial accident, Varig 254 from Marabá to Belém, which left important lessons for navigators in both the airfield as maritime, we will verify that despite all technological, was not enough to avoid tragedy by focusing on details that I can pinpoint alleged flaw in behavior or attitudes that have led or contributed to disasters, coming to the conclusion that we need people every time trained and responsible personnel who do not focus only on electronic equipment, contrary to what is established in the STCW code in regulation VIII / 2, room service arrangements and principles to be observed that will be dealt with in more detail in this work, since ships are much safer and have much more maneuverability The hands of irresponsible people can not help. Finally, an innovative, autonomous, electric, unmanned ship project and its possible consequence for the maritime industry will be approached.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)TecnologiaPropulsãoNavegaçãoEquipamentosAvanço tecnológico e suas implicações para navegaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALSilva_Pedro Henrique da-TCC.pdfSilva_Pedro Henrique da-TCC.pdfapplication/pdf1136735https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844731/1/Silva_Pedro%20Henrique%20da-TCC.pdfc1b96fd5878ffb809b995b91a4797cf2MD51ripcmb/8447312023-08-01 10:30:07.248oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844731Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-08-01T13:30:07Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avanço tecnológico e suas implicações para navegação
title Avanço tecnológico e suas implicações para navegação
spellingShingle Avanço tecnológico e suas implicações para navegação
Silva, Pedro Henrique da
Tecnologia
Propulsão
Navegação
Equipamentos
title_short Avanço tecnológico e suas implicações para navegação
title_full Avanço tecnológico e suas implicações para navegação
title_fullStr Avanço tecnológico e suas implicações para navegação
title_full_unstemmed Avanço tecnológico e suas implicações para navegação
title_sort Avanço tecnológico e suas implicações para navegação
author Silva, Pedro Henrique da
author_facet Silva, Pedro Henrique da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Henrique da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Marcelo Muniz
contributor_str_mv Santos, Marcelo Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Propulsão
Navegação
Equipamentos
topic Tecnologia
Propulsão
Navegação
Equipamentos
description Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações do avanço tecnológico dos navios seja com relação ao seu tamanho, forma de propulsão e equipamentos de navegação, esta evolução trouxe muitos benefícios e quando usada de forma profissional e responsável pode melhorar a eficiência dos propulsores, aumentar o tamanho dos navios, trazendo mais lucro para seus proprietários e com equipamentos de passadiço modernos, melhora a segurança a navegação e evita acidentes. Esta pesquisa utilizou o método descritivo e explicativo, baseado em livros publicações, convenções internacionais e estudo de casos onde é apresentado o acidente com o navio Costa Concordia e o acidente aéreo, Varig 254 de Marabá à Belém, que deixou importantes lições para navegadores tanto na aviação como na aérea marítima, poderemos verificar que apesar de toda tecnologia, não foi suficiente para evitar o acidente, focando em detalhes que posso apontar supostas falhas no comportamento ou atitudes que levaram ou contribuíram para os desastres, chegando a conclusão que precisamos de pessoas cada vez mais treinadas, capacitadas e responsáveis que não usem apenas os equipamentos eletrônicos, contrariando o que estabelece o código STCW na regra VIII/2, arranjos dos serviços de quarto e princípios a serem observados que será tratado com mais detalhes neste trabalho, pois os navios atuais são muito mais seguros e possuem bem mais recursos de manobrabilidade, mas nas mãos de pessoas irresponsáveis de nada podem ajudar. Por fim será abordado projeto de navio inovador, autônomo, elétrico, não tripulado e sua possível consequência para indústria marítima.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-14T13:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844731
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844731/1/Silva_Pedro%20Henrique%20da-TCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c1b96fd5878ffb809b995b91a4797cf2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310217089286144