A importância do hub port e a atividade portuária brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845211 |
Resumo: | A concentração das rotas marítimas de cargas conteinerizadas e a constante diminuição do número de escalas dos navios, decorrentes do aumento do tamanho das novas embarcações, têm feito com que os armadores procurem cada vez mais usar portos concentradores de carga (“hub ports”). Além disso, o sistema de transportes brasileiro passa por uma série de mudanças em anos recentes, o que evidencia a importância de uma eficiente matriz de transportes configurada para se obter ganhos de escala e maior competitividade econômica. O uso eficiente dos modais de transporte se traduz em melhoria da infraestrutura do país, gerando aumentos na concorrência a níveis macroeconômicos. Nesse sentido, esta monografia tem por objetivo demonstrar a importância de um porto concentrador na atividade portuária nacional e internacional e verificar qual porto brasileiro tem condições de ser considerado o porto concentrador do país. Para tal, dentre todos os portos organizados existentes no território brasileiro, foram escolhidos como objeto de estudo cinco portos, sendo: porto de Santos (SP), porto de Itaguaí (RJ), porto de Paranaguá (PR), porto de Suape (PE) e porto de Rio Grande (RS) devido à sua representatividade no cenário nacional e no transporte marítimo internacional. A partir deste estudo, pode-se também acompanhar a evolução desta atividade no Brasil e ter, por conseguinte, um melhor discernimento da atual situação portuária brasileira. Para isso, o método da pesquisa utilizado no trabalho foi o bibliográfico, que se baseia em livros, revistas, jornais, materiais confiáveis de aulas de profissional capacitado, monografias a respeito do assunto e sites. |
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Amorim, Gabriela de Fátima GrassiniAndrade, Mariana RodriguesRodrigues, José Conde2022-07-05T19:02:33Z2022-07-05T19:02:33Z2018http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845211A concentração das rotas marítimas de cargas conteinerizadas e a constante diminuição do número de escalas dos navios, decorrentes do aumento do tamanho das novas embarcações, têm feito com que os armadores procurem cada vez mais usar portos concentradores de carga (“hub ports”). Além disso, o sistema de transportes brasileiro passa por uma série de mudanças em anos recentes, o que evidencia a importância de uma eficiente matriz de transportes configurada para se obter ganhos de escala e maior competitividade econômica. O uso eficiente dos modais de transporte se traduz em melhoria da infraestrutura do país, gerando aumentos na concorrência a níveis macroeconômicos. Nesse sentido, esta monografia tem por objetivo demonstrar a importância de um porto concentrador na atividade portuária nacional e internacional e verificar qual porto brasileiro tem condições de ser considerado o porto concentrador do país. Para tal, dentre todos os portos organizados existentes no território brasileiro, foram escolhidos como objeto de estudo cinco portos, sendo: porto de Santos (SP), porto de Itaguaí (RJ), porto de Paranaguá (PR), porto de Suape (PE) e porto de Rio Grande (RS) devido à sua representatividade no cenário nacional e no transporte marítimo internacional. A partir deste estudo, pode-se também acompanhar a evolução desta atividade no Brasil e ter, por conseguinte, um melhor discernimento da atual situação portuária brasileira. Para isso, o método da pesquisa utilizado no trabalho foi o bibliográfico, que se baseia em livros, revistas, jornais, materiais confiáveis de aulas de profissional capacitado, monografias a respeito do assunto e sites.The concentration of international maritime containership routs and the regular decrease of ship calls due to the greater size of new vessels, have change maritime carrier’s strategies into hub ports utilization. In addition, the Brazilian transport system has undergone a series of changes in recent years, highlighting the importance of an efficient transport matrix configured to obtain economies of scale and better economic competitiveness. The efficient use of transportation modes means improvement in the country's infrastructure, causing increases in competition at macroeconomic levels. In this sense, this monograph aims to demonstrate the importance of a hub port in the national and international port activity and to verify which Brazilian port is able to be considered the hub port of the country. To this end, five of the ports were selected as object of study: the port of Santos (SP), the port of Itaguaí (RJ), the port of Paranaguá (PR), the port of Suape (PE) ) and the port of Rio Grande (RS), due to its representativeness in the national scenario and international maritime transport. . From this study, one can also follow the evolution of this activity in Brazil and, therefore, have a better discernment of the current Brazilian port situation. For this, the research method used in the work was the bibliographical one, which is based on books, magazines, newspapers, reliable materials of qualified professional classes, monograph on the subject and sites.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Assuntos MarítimosAssuntos marítimos e portuáriosHub portA importância do hub port e a atividade portuária brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALTCC 2018 Gabi Amorim e Mari Andrade pdf.pdfTCC 2018 Gabi Amorim e Mari Andrade pdf.pdfapplication/pdf690747https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845211/1/TCC%202018%20Gabi%20Amorim%20e%20Mari%20Andrade%20pdf.pdfda519cd95690a8a1d2c0d8c6bf3ad679MD51TEXTTCC 2018 Gabi Amorim e Mari Andrade pdf.pdf.txtTCC 2018 Gabi Amorim e Mari Andrade pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain91998https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845211/2/TCC%202018%20Gabi%20Amorim%20e%20Mari%20Andrade%20pdf.pdf.txt4d69b0c3a4fadbed957442a1988ed3e6MD52THUMBNAILTCC 2018 Gabi Amorim e Mari Andrade pdf.pdf.jpgTCC 2018 Gabi Amorim e Mari Andrade pdf.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845211/3/TCC%202018%20Gabi%20Amorim%20e%20Mari%20Andrade%20pdf.pdf.jpgdd4096eebd537940c600463683bf3e9bMD53ripcmb/8452112022-09-21 15:30:19.568oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845211Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-21T18:30:19Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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