A Capacidade de construção naval no país e o Programa de Reaparelhamento na Marinha: O potencial dos estaleiros brasileiros e do Arsenal de Marinha Rio Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844606 |
Resumo: | Este trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas, teve como objetivo principal levantar o potencial dos estaleiros de todas as regiões do Brasil, desde os de médio porte até os de grande porte, com o propósito de identificar o potencial de utilização desses, pois é um valioso recurso para a execução do Programa de Reaparelhamento da Marinha, principalmente em razão da escassez de recursos e mão de obra do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). Nesse sentido, descreveu-se a estrutura da área governamental no que tange à construção naval, de modo a possibilitar uma melhor compreensão do sistema de apoio e subsídios à construção naval. Assim, foi privilegiada a descrição de construtores navais brasileiros que apresentem potencial de contribuir para construção de navios militares, pois eles devem atender requisitos diferentes dos navios mercantes, tais como: armamento, velocidade e agilidade. Nessa trajetória, foram investigados alguns dos principais eventos de construção de belonaves como: Fragatas Classe Niterói, Corvetas, Submarinos, Navios Classe Tamandaré, Navios Patrulha de 200 e 500 toneladas. Ademais, foi examinado o AMRJ, que historicamente foi o realizador dos grandes eventos que marcaram a evolução da construção naval militar, concentrando-se na identificação de um dos seus principais desafios: a deficiência da força de trabalho. Por fim, conclui-se que a utilização de estaleiros particulares de médio e grande porte, aliada à contratação de mão de obra terceirizada, é um recurso indispensável para aumentar a eficiência e a produtividade da construção naval e construção de meios navais previstos no Programa de Reaparelhamento da Marinha |
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Este trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas, teve como objetivo principal levantar o potencial dos estaleiros de todas as regiões do Brasil, desde os de médio porte até os de grande porte, com o propósito de identificar o potencial de utilização desses, pois é um valioso recurso para a execução do Programa de Reaparelhamento da Marinha, principalmente em razão da escassez de recursos e mão de obra do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). Nesse sentido, descreveu-se a estrutura da área governamental no que tange à construção naval, de modo a possibilitar uma melhor compreensão do sistema de apoio e subsídios à construção naval. Assim, foi privilegiada a descrição de construtores navais brasileiros que apresentem potencial de contribuir para construção de navios militares, pois eles devem atender requisitos diferentes dos navios mercantes, tais como: armamento, velocidade e agilidade. Nessa trajetória, foram investigados alguns dos principais eventos de construção de belonaves como: Fragatas Classe Niterói, Corvetas, Submarinos, Navios Classe Tamandaré, Navios Patrulha de 200 e 500 toneladas. Ademais, foi examinado o AMRJ, que historicamente foi o realizador dos grandes eventos que marcaram a evolução da construção naval militar, concentrando-se na identificação de um dos seus principais desafios: a deficiência da força de trabalho. Por fim, conclui-se que a utilização de estaleiros particulares de médio e grande porte, aliada à contratação de mão de obra terceirizada, é um recurso indispensável para aumentar a eficiência e a produtividade da construção naval e construção de meios navais previstos no Programa de Reaparelhamento da Marinha |
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