A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cássio Cardozo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844028
Resumo: Ao efetuar uma navegação em altas latitudes, o navegante se depara com condições de extremo risco tanto à integridade de sua embarção e sua operação segura como às vidas de todos os tripulantes. Tais condições são decorrentes de fatores climatológicos inerentes às próprias regiões polares os quais, por sua vez, se devem, principalmente à própria curvatura do planeta e a consequente incidência de raios solares nas respectivas regiões.Vale ressaltar que um dos elementos que mais oferece risco à navegação segura nas regiões polares é o iceberg a despeito de toda tecnologia empregada na navegação atualmente. Tais tecnologia, por sua vez, aplicam-se a inúmeros equipamentos, tendo como o principal exemplo dessa afirmação, o radar.Este trabalho visa trazer à luz, conceitos básicos relativos à navegação nas regiões polares bem como seus reveses, abordando alguns aspectos meteorológicos e buscando esclarecer o navegante a respeito da movimentação de icebergs e também suas áreas de incedência dependendo da estação do ano.
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