A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844028 |
Resumo: | Ao efetuar uma navegação em altas latitudes, o navegante se depara com condições de extremo risco tanto à integridade de sua embarção e sua operação segura como às vidas de todos os tripulantes. Tais condições são decorrentes de fatores climatológicos inerentes às próprias regiões polares os quais, por sua vez, se devem, principalmente à própria curvatura do planeta e a consequente incidência de raios solares nas respectivas regiões.Vale ressaltar que um dos elementos que mais oferece risco à navegação segura nas regiões polares é o iceberg a despeito de toda tecnologia empregada na navegação atualmente. Tais tecnologia, por sua vez, aplicam-se a inúmeros equipamentos, tendo como o principal exemplo dessa afirmação, o radar.Este trabalho visa trazer à luz, conceitos básicos relativos à navegação nas regiões polares bem como seus reveses, abordando alguns aspectos meteorológicos e buscando esclarecer o navegante a respeito da movimentação de icebergs e também suas áreas de incedência dependendo da estação do ano. |
id |
MB_b061a5eacf5071864944087ff21791fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844028 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vaicberg, HenriqueSilva, Cássio CardozoVaicberg, Henrique2019-09-10T16:41:00Z2019-09-10T16:41:00Z2015http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844028Ao efetuar uma navegação em altas latitudes, o navegante se depara com condições de extremo risco tanto à integridade de sua embarção e sua operação segura como às vidas de todos os tripulantes. Tais condições são decorrentes de fatores climatológicos inerentes às próprias regiões polares os quais, por sua vez, se devem, principalmente à própria curvatura do planeta e a consequente incidência de raios solares nas respectivas regiões.Vale ressaltar que um dos elementos que mais oferece risco à navegação segura nas regiões polares é o iceberg a despeito de toda tecnologia empregada na navegação atualmente. Tais tecnologia, por sua vez, aplicam-se a inúmeros equipamentos, tendo como o principal exemplo dessa afirmação, o radar.Este trabalho visa trazer à luz, conceitos básicos relativos à navegação nas regiões polares bem como seus reveses, abordando alguns aspectos meteorológicos e buscando esclarecer o navegante a respeito da movimentação de icebergs e também suas áreas de incedência dependendo da estação do ano.When making a navigation in high latitudes, the sailor face extreme risks conditions not only for integrity of your vessel but and its safe operation but also the lives of all crew members. Such conditions are due to climatological factors that are relateWhen makinga navigation in high latitudes, the sailor face extremerisksconditions not only forintegrityof your vessel but and its safe operation but alsothe lives of all crew members. Such conditions are due to climatological factors that are related to the proper polarregions which, in turn, are due mainly to the very curvature of the planet and the consequenticidence ofthe sunlight in their regions.It is noteworthy that one of the elements most dangerous in terms of risk tothe safe navigation in the polar regions is the iceberg in spite of all technology used in currently hipping. Such technology, in turn, apply to many devices, with the main claim of this example, the radar.This work aims to bring to light, basic concepts related to navigation in the Polar Regionsand their setbacks, addressing some meteorological aspects and seeking to clarify the navigator regarding the movement of icebergs and also their areas of frequency,depending on the season.Ao efetuar uma navegação em altas latitudes, o navegante se depara com condições de extremo risco tanto à integridade de sua embarção e sua operação segura como às vidas de todos os tripulantes. Tais condições são decorrentes de fatores climatológicos inerentes às próprias regiões polares os quais, por sua vez, se devem, principalmente à própria curvatura do planeta e a consequente incidência de raios solares nas respectivas regiões.Vale ressaltar que um dos elementos que mais oferece risco à navegação segura nas regiões polares é o iceberg a despeito de toda tecnologia empregada na navegação atualmente. Tais tecnologia, por sua vez, aplicam-se a inúmeros equipamentos, tendo como o principal exemplo dessa afirmação, o radar.Este trabalho visa trazer à luz, conceitos básicos relativos à navegação nas regiões polares bem como seus reveses, abordando alguns aspectos meteorológicos e buscando esclarecer o navegante a respeito da movimentação de icebergs e também suas áreas de incedência dependendo da estação do ano.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)NavegaçãoÁrticoA influência dos icebergs na navegação em altas latitudesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000b46.pdf.txt00000b46.pdf.txtExtracted texttext/plain66874https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844028/2/00000b46.pdf.txt0fc3857e9c9cc105905f17462df5eadaMD52THUMBNAIL00000b46.pdf.jpg00000b46.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844028/3/00000b46.pdf.jpga77337cc43a3bb8ac4796f0ea65e01f3MD53ORIGINAL00000b46.pdfapplication/pdf1808363https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844028/1/00000b46.pdf9670f45357181bcbc257b4a840481f43MD51ripcmb/8440282022-09-23 17:12:48.785oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844028Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:12:48Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes |
title |
A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes |
spellingShingle |
A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes Silva, Cássio Cardozo Navegação Ártico |
title_short |
A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes |
title_full |
A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes |
title_fullStr |
A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes |
title_full_unstemmed |
A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes |
title_sort |
A influência dos icebergs na navegação em altas latitudes |
author |
Silva, Cássio Cardozo |
author_facet |
Silva, Cássio Cardozo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaicberg, Henrique |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cássio Cardozo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vaicberg, Henrique |
contributor_str_mv |
Vaicberg, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Navegação Ártico |
topic |
Navegação Ártico |
description |
Ao efetuar uma navegação em altas latitudes, o navegante se depara com condições de extremo risco tanto à integridade de sua embarção e sua operação segura como às vidas de todos os tripulantes. Tais condições são decorrentes de fatores climatológicos inerentes às próprias regiões polares os quais, por sua vez, se devem, principalmente à própria curvatura do planeta e a consequente incidência de raios solares nas respectivas regiões.Vale ressaltar que um dos elementos que mais oferece risco à navegação segura nas regiões polares é o iceberg a despeito de toda tecnologia empregada na navegação atualmente. Tais tecnologia, por sua vez, aplicam-se a inúmeros equipamentos, tendo como o principal exemplo dessa afirmação, o radar.Este trabalho visa trazer à luz, conceitos básicos relativos à navegação nas regiões polares bem como seus reveses, abordando alguns aspectos meteorológicos e buscando esclarecer o navegante a respeito da movimentação de icebergs e também suas áreas de incedência dependendo da estação do ano. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-10T16:41:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-10T16:41:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844028 |
url |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844028/2/00000b46.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844028/3/00000b46.pdf.jpg https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844028/1/00000b46.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0fc3857e9c9cc105905f17462df5eada a77337cc43a3bb8ac4796f0ea65e01f3 9670f45357181bcbc257b4a840481f43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1813189024918011904 |