Amazônia Legal e os interesses brasileiros : uma hidrovia para Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846433 |
Resumo: | A recente proposta de excluir o estado de Mato Grosso da Amazônia Legal pelo Projeto de Lei n.° 337/2022, protocolado na Câmara dos Deputados em 22 de fevereiro de 2022, tem por finalidade alterar o Código Florestal para diminuir a área de reserva legal dos imóveis rurais do estado que é de 80%. Caso aprovado, o projeto trará possibilidades imediatas de aumentar a área agricultável gerando um aumento da produção da safra de grãos e a decorrente necessidade de exportar as commodities por um modal de transporte eficiente, a fim de aumentar a competitividade no mercado externo. Nesse contexto, o estado de Mato Grosso tem como opção a retomada do Transporte Hidroviário Interior pelo Tramo Norte da hidrovia do Paraguai, visto que é a via navegável mais viável em relação às hidrovias Tocantins-Araguaia e Tapajós-Teles Pires para o escoamento da produção da região Sul do estado. Consequentemente, a demanda pelo transporte fluvial trará impactos as atribuições subsidiárias da Marinha do Brasil, particularmente as inerentes a Autoridade Marítima Brasileira, que terá de avaliar a necessidade de elevar a Agência Fluvial de Cáceres para a Delegacia Fluvial, visando a manutenção dos serviços ao público. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é identificar se haverá possíveis impactos para as atribuições subsidiárias da Marinha do Brasil nas atividades das Organizações Militares do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário que opera no Tramo Norte da hidrovia do Paraguai, na hipótese de aprovação do Projeto de Lei. A metodologia será pelo método dedutivo de abordagem por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Ao final, conclui-se que os investimentos privados e as atividades do setor público para a retomada do transporte fluvial no Tramo Norte já estão impactando as atribuições subsidiárias da Agência Fluvial e que será necessário a posteriori realizar um estudo para verificar a viabilidade de elevação de categoria da Organização Militar. |
id |
MB_b7e702fd6bddd25e2ef424afd7ae7c25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/846433 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Silvestri, SandroReis ,Wagner da Silva2023-11-27T02:38:11Z2023-11-27T02:38:11Z2022https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846433A recente proposta de excluir o estado de Mato Grosso da Amazônia Legal pelo Projeto de Lei n.° 337/2022, protocolado na Câmara dos Deputados em 22 de fevereiro de 2022, tem por finalidade alterar o Código Florestal para diminuir a área de reserva legal dos imóveis rurais do estado que é de 80%. Caso aprovado, o projeto trará possibilidades imediatas de aumentar a área agricultável gerando um aumento da produção da safra de grãos e a decorrente necessidade de exportar as commodities por um modal de transporte eficiente, a fim de aumentar a competitividade no mercado externo. Nesse contexto, o estado de Mato Grosso tem como opção a retomada do Transporte Hidroviário Interior pelo Tramo Norte da hidrovia do Paraguai, visto que é a via navegável mais viável em relação às hidrovias Tocantins-Araguaia e Tapajós-Teles Pires para o escoamento da produção da região Sul do estado. Consequentemente, a demanda pelo transporte fluvial trará impactos as atribuições subsidiárias da Marinha do Brasil, particularmente as inerentes a Autoridade Marítima Brasileira, que terá de avaliar a necessidade de elevar a Agência Fluvial de Cáceres para a Delegacia Fluvial, visando a manutenção dos serviços ao público. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é identificar se haverá possíveis impactos para as atribuições subsidiárias da Marinha do Brasil nas atividades das Organizações Militares do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário que opera no Tramo Norte da hidrovia do Paraguai, na hipótese de aprovação do Projeto de Lei. A metodologia será pelo método dedutivo de abordagem por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Ao final, conclui-se que os investimentos privados e as atividades do setor público para a retomada do transporte fluvial no Tramo Norte já estão impactando as atribuições subsidiárias da Agência Fluvial e que será necessário a posteriori realizar um estudo para verificar a viabilidade de elevação de categoria da Organização Militar.Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusãodo Curso Superior (C-SUP 2022)The recent proposal to exclude the state of Mato Grosso from the Legal Amazon by Bill No. 337/2022... Approved, the project will bring immediate possibilities to increase the arable area, generating an increase in grain harvest production and the resulting need to export commodities through an efficient mode of transport, in order to increase competitiveness in the foreign market. In this context, the state of Mato Grosso has the option of resuming Inland Waterway Transport via the Northern Section of the Paraguay waterway, as it is the most viable waterway in relation to the Tocantins-Araguaia and Tapajós-Teles Pires waterways for the flow of production. from the southern region of the state. Consequently, the demand for river transport will impact the subsidiary responsibilities of the Brazilian Navy, particularly those inherent to the Brazilian Maritime Authority, which will have to assess the need to elevate the Cáceres River Agency to the River Police Station, aiming to maintain services to the public. . Therefore, the general objective of this work is to identify whether there will be possible impacts on the subsidiary attributions of the Brazilian Navy in the activities of the Military Organizations of the Waterway Traffic Security System that operates in the Northern Section of the Paraguay waterway, in the event of approval of the Project of Law. The methodology will be a deductive approach through bibliographic and documentary research. In the end, it is concluded that private investments and public sector activities for the resumption of river transport in the North Section are already impacting the subsidiary attributions of the Fluvial Agency and that it will be necessary to carry out a study afterwards to verify the feasibility of increasing category of Military Organization.fEscola de Guerra Naval (EGN)Hidrografia e NavegaçãoAmazônia LegalCommoditiesHidrovias - Mato GrossoAmazônia Legal e os interesses brasileiros : uma hidrovia para Mato Grossoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCSUP 2022_SILVESTRI_SANDRO.pdfCSUP 2022_SILVESTRI_SANDRO.pdfapplication/pdf698600https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846433/1/CSUP%202022_SILVESTRI_SANDRO.pdf2a0b1d1b998872295a76b97203e6c2ffMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846433/2/license.txt8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37fMD52ripcmb/8464332023-11-27 13:54:09.587oai:www.repositorio.mar.mil.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-11-27T16:54:09Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Amazônia Legal e os interesses brasileiros : uma hidrovia para Mato Grosso |
title |
Amazônia Legal e os interesses brasileiros : uma hidrovia para Mato Grosso |
spellingShingle |
Amazônia Legal e os interesses brasileiros : uma hidrovia para Mato Grosso Silvestri, Sandro Amazônia Legal Commodities Hidrovias - Mato Grosso Hidrografia e Navegação |
title_short |
Amazônia Legal e os interesses brasileiros : uma hidrovia para Mato Grosso |
title_full |
Amazônia Legal e os interesses brasileiros : uma hidrovia para Mato Grosso |
title_fullStr |
Amazônia Legal e os interesses brasileiros : uma hidrovia para Mato Grosso |
title_full_unstemmed |
Amazônia Legal e os interesses brasileiros : uma hidrovia para Mato Grosso |
title_sort |
Amazônia Legal e os interesses brasileiros : uma hidrovia para Mato Grosso |
author |
Silvestri, Sandro |
author_facet |
Silvestri, Sandro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvestri, Sandro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis ,Wagner da Silva |
contributor_str_mv |
Reis ,Wagner da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amazônia Legal Commodities Hidrovias - Mato Grosso |
topic |
Amazônia Legal Commodities Hidrovias - Mato Grosso Hidrografia e Navegação |
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv |
Hidrografia e Navegação |
description |
A recente proposta de excluir o estado de Mato Grosso da Amazônia Legal pelo Projeto de Lei n.° 337/2022, protocolado na Câmara dos Deputados em 22 de fevereiro de 2022, tem por finalidade alterar o Código Florestal para diminuir a área de reserva legal dos imóveis rurais do estado que é de 80%. Caso aprovado, o projeto trará possibilidades imediatas de aumentar a área agricultável gerando um aumento da produção da safra de grãos e a decorrente necessidade de exportar as commodities por um modal de transporte eficiente, a fim de aumentar a competitividade no mercado externo. Nesse contexto, o estado de Mato Grosso tem como opção a retomada do Transporte Hidroviário Interior pelo Tramo Norte da hidrovia do Paraguai, visto que é a via navegável mais viável em relação às hidrovias Tocantins-Araguaia e Tapajós-Teles Pires para o escoamento da produção da região Sul do estado. Consequentemente, a demanda pelo transporte fluvial trará impactos as atribuições subsidiárias da Marinha do Brasil, particularmente as inerentes a Autoridade Marítima Brasileira, que terá de avaliar a necessidade de elevar a Agência Fluvial de Cáceres para a Delegacia Fluvial, visando a manutenção dos serviços ao público. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é identificar se haverá possíveis impactos para as atribuições subsidiárias da Marinha do Brasil nas atividades das Organizações Militares do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário que opera no Tramo Norte da hidrovia do Paraguai, na hipótese de aprovação do Projeto de Lei. A metodologia será pelo método dedutivo de abordagem por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Ao final, conclui-se que os investimentos privados e as atividades do setor público para a retomada do transporte fluvial no Tramo Norte já estão impactando as atribuições subsidiárias da Agência Fluvial e que será necessário a posteriori realizar um estudo para verificar a viabilidade de elevação de categoria da Organização Militar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-27T02:38:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-27T02:38:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846433 |
url |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846433/1/CSUP%202022_SILVESTRI_SANDRO.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846433/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a0b1d1b998872295a76b97203e6c2ff 8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1798310224471261184 |