Invasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844986 |
Resumo: | Este estudo abordou o emprego do binômio formado por “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” nas ações militares aplicadas na Invasão do Iraque, em 2003. Por uma pesquisa exploratória e documental, o trabalho aproximou-se também de algumas teorias de comunicação social e operações psicológicas descrevendo conceitos que distinguem a propaganda como uma ferramenta utilizada na guerra psicológica pelos corações e mentes. Enfatizou-se a importância da propaganda como principal instrumento de persuasão, ressaltando os três tipos, a branca, a cinza e a negra. Adiante, com a intenção de analisar a relevância da guerra psicológica na operação Iraq Freedom, fez-se necessário entender o que motivou a formação da coalizão Anglo-Americana e quais eram os seus objetivos. A identificação de que razões, como depor Saddam Hussein e empregar uma guerra ao terror, não figuravam os principais motivos para a invasão demonstrou o porquê a gestão de Bush, procurando justificar o seu esforço de guerra, fabricou uma enorme ofensiva propagandística contra o governo do líder iraquiano. A realidade criada de que o governo era possuidor de armas de destruição em massa contribuiu para que a população mundial apoiasse ou não oferecesse resistência à invasão do Iraque. Porém, por defender a posição de libertador do Iraque e da causa humanitária, o presidente Bush objetivou uma vitória rápida e com reduzido número de baixas. Então, passou a adotar a estratégia de choque e pavor, realizando ataques avassaladores com armas de precisão. Nesse contexto, apresentou-se uma análise sobre o poder das operações psicológicas em criar e divulgar realidades, alterando a percepção dos iraquianos influenciando no seu moral e na sua vontade de lutar. As mensagens, verídicas ou alteradas, encaminhadas por rádio, televisão, carros de som, panfletos e internet, transmitiam o medo de Saddam e a ajuda das tropas da coalizão, incitando ao apoio para com os invasores e à rendição sem luta. Ao final concluímos que as operações psicológicas são uma importante arma como forma de persuasão, devendo a Marinha do Brasil ampliar os estudos das ações psicológicas nas operações de guerra. |
id |
MB_bbb83393b27ff306ba3a9952cf46d06f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844986 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Duffrayer, Fernando de OliveiraMartins, Claudio Luiz de Lima2022-07-05T18:14:36Z2022-07-05T18:14:36Z2019http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844986Este estudo abordou o emprego do binômio formado por “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” nas ações militares aplicadas na Invasão do Iraque, em 2003. Por uma pesquisa exploratória e documental, o trabalho aproximou-se também de algumas teorias de comunicação social e operações psicológicas descrevendo conceitos que distinguem a propaganda como uma ferramenta utilizada na guerra psicológica pelos corações e mentes. Enfatizou-se a importância da propaganda como principal instrumento de persuasão, ressaltando os três tipos, a branca, a cinza e a negra. Adiante, com a intenção de analisar a relevância da guerra psicológica na operação Iraq Freedom, fez-se necessário entender o que motivou a formação da coalizão Anglo-Americana e quais eram os seus objetivos. A identificação de que razões, como depor Saddam Hussein e empregar uma guerra ao terror, não figuravam os principais motivos para a invasão demonstrou o porquê a gestão de Bush, procurando justificar o seu esforço de guerra, fabricou uma enorme ofensiva propagandística contra o governo do líder iraquiano. A realidade criada de que o governo era possuidor de armas de destruição em massa contribuiu para que a população mundial apoiasse ou não oferecesse resistência à invasão do Iraque. Porém, por defender a posição de libertador do Iraque e da causa humanitária, o presidente Bush objetivou uma vitória rápida e com reduzido número de baixas. Então, passou a adotar a estratégia de choque e pavor, realizando ataques avassaladores com armas de precisão. Nesse contexto, apresentou-se uma análise sobre o poder das operações psicológicas em criar e divulgar realidades, alterando a percepção dos iraquianos influenciando no seu moral e na sua vontade de lutar. As mensagens, verídicas ou alteradas, encaminhadas por rádio, televisão, carros de som, panfletos e internet, transmitiam o medo de Saddam e a ajuda das tropas da coalizão, incitando ao apoio para com os invasores e à rendição sem luta. Ao final concluímos que as operações psicológicas são uma importante arma como forma de persuasão, devendo a Marinha do Brasil ampliar os estudos das ações psicológicas nas operações de guerra.porEscola de Guerra Naval (EGN)Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2019Defesa NacionalPlanejamento estratégico de defesaOperações PsicológicasComunicação SocialIraqueInvasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdfCEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdfapplication/pdf593509https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844986/1/CEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdfdb72303171dc8536c9eb16efd25b4d3aMD51TEXTCEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdf.txtCEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdf.txtExtracted texttext/plain93793https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844986/2/CEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdf.txt7c657eb704942bafea8a1917d4680fd8MD52THUMBNAILCEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdf.jpgCEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844986/3/CEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdf.jpg348812fb73fd0e1ae6b34639b2e58288MD53ripcmb/8449862023-05-12 10:18:28.966oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844986Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:18:28Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Invasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflito |
title |
Invasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflito |
spellingShingle |
Invasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflito Duffrayer, Fernando de Oliveira Operações Psicológicas Comunicação Social Iraque Defesa Nacional Planejamento estratégico de defesa |
title_short |
Invasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflito |
title_full |
Invasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflito |
title_fullStr |
Invasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflito |
title_full_unstemmed |
Invasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflito |
title_sort |
Invasão do Iraque: o binômio “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” alterando a percepção do conflito |
author |
Duffrayer, Fernando de Oliveira |
author_facet |
Duffrayer, Fernando de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duffrayer, Fernando de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Claudio Luiz de Lima |
contributor_str_mv |
Martins, Claudio Luiz de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Operações Psicológicas Comunicação Social Iraque |
topic |
Operações Psicológicas Comunicação Social Iraque Defesa Nacional Planejamento estratégico de defesa |
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv |
Defesa Nacional Planejamento estratégico de defesa |
description |
Este estudo abordou o emprego do binômio formado por “Comunicação Social” e “Operações Psicológicas” nas ações militares aplicadas na Invasão do Iraque, em 2003. Por uma pesquisa exploratória e documental, o trabalho aproximou-se também de algumas teorias de comunicação social e operações psicológicas descrevendo conceitos que distinguem a propaganda como uma ferramenta utilizada na guerra psicológica pelos corações e mentes. Enfatizou-se a importância da propaganda como principal instrumento de persuasão, ressaltando os três tipos, a branca, a cinza e a negra. Adiante, com a intenção de analisar a relevância da guerra psicológica na operação Iraq Freedom, fez-se necessário entender o que motivou a formação da coalizão Anglo-Americana e quais eram os seus objetivos. A identificação de que razões, como depor Saddam Hussein e empregar uma guerra ao terror, não figuravam os principais motivos para a invasão demonstrou o porquê a gestão de Bush, procurando justificar o seu esforço de guerra, fabricou uma enorme ofensiva propagandística contra o governo do líder iraquiano. A realidade criada de que o governo era possuidor de armas de destruição em massa contribuiu para que a população mundial apoiasse ou não oferecesse resistência à invasão do Iraque. Porém, por defender a posição de libertador do Iraque e da causa humanitária, o presidente Bush objetivou uma vitória rápida e com reduzido número de baixas. Então, passou a adotar a estratégia de choque e pavor, realizando ataques avassaladores com armas de precisão. Nesse contexto, apresentou-se uma análise sobre o poder das operações psicológicas em criar e divulgar realidades, alterando a percepção dos iraquianos influenciando no seu moral e na sua vontade de lutar. As mensagens, verídicas ou alteradas, encaminhadas por rádio, televisão, carros de som, panfletos e internet, transmitiam o medo de Saddam e a ajuda das tropas da coalizão, incitando ao apoio para com os invasores e à rendição sem luta. Ao final concluímos que as operações psicológicas são uma importante arma como forma de persuasão, devendo a Marinha do Brasil ampliar os estudos das ações psicológicas nas operações de guerra. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-05T18:14:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-05T18:14:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844986 |
url |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844986/1/CEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844986/2/CEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844986/3/CEMOS110_MONO_CC_DUFFRAYER.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db72303171dc8536c9eb16efd25b4d3a 7c657eb704942bafea8a1917d4680fd8 348812fb73fd0e1ae6b34639b2e58288 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1798310236805660672 |