Segurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451024 |
Resumo: | CIAGA:Monografia apresentada no Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica. As primeiras tentativas para extrair petróleo de uma plataforma submarina ocorreram em 1882 no litoral de Santa Bárbara, nos Estados Unidos da América do Norte. Contando com tecnologia rudimentar, uma sonda de perfuração foi instalada sobre um trapiche de madeira que era ligada a terra, não caracterizando dessa forma uma operação em mar aberto. Em 1932, ainda nos Estados Unidos da América do Norte, outro poço foi perfurado por uma sonda suportada por estacas cravadas no fundo do mar, sem ligação com o continente. Nascia então a atividade de exploração e produção em mar aberto, e com esta, a atividade de “Apoio Marítimo”. Na década de 50, eram muito utilizados barcos de pesca e lanchas com motores a gasolina, de transmissão mecânica e de cascos de construção artesanal. Como resultado, aconteciam com muita frequência incêndios, colisões, abalroamentos e naufrágios. Apesar de certo avanço a nível tecnológico nos projetos das embarcações, não existia mão de obra especializada, os tripulantes eram pessoas mais acostumadas a atividades de terra. Aqueles que superaram suas deficiências e permaneceram na vida do mar adquiriram conhecimento e foram os responsáveis por disseminar suas experiências pelo mundo. Outra área da indústria marítima do petróleo foi o Mar do Norte. Esta área tem como característica principal condições severas de clima. Como consequência, novos padrões tecnológicos tiveram que ser incorporados às embarcações. A partir dessa época, surgiram embarcações com maiores potências e requisitos específicos. |
id |
MB_c64a7dc27dfd1e24263d3f4f16859a43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451024 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreno Barría, Rubén Darío2018-07-04T18:26:47Z2018-07-04T18:26:47Z2011http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451024CIAGA:Monografia apresentada no Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica. As primeiras tentativas para extrair petróleo de uma plataforma submarina ocorreram em 1882 no litoral de Santa Bárbara, nos Estados Unidos da América do Norte. Contando com tecnologia rudimentar, uma sonda de perfuração foi instalada sobre um trapiche de madeira que era ligada a terra, não caracterizando dessa forma uma operação em mar aberto. Em 1932, ainda nos Estados Unidos da América do Norte, outro poço foi perfurado por uma sonda suportada por estacas cravadas no fundo do mar, sem ligação com o continente. Nascia então a atividade de exploração e produção em mar aberto, e com esta, a atividade de “Apoio Marítimo”. Na década de 50, eram muito utilizados barcos de pesca e lanchas com motores a gasolina, de transmissão mecânica e de cascos de construção artesanal. Como resultado, aconteciam com muita frequência incêndios, colisões, abalroamentos e naufrágios. Apesar de certo avanço a nível tecnológico nos projetos das embarcações, não existia mão de obra especializada, os tripulantes eram pessoas mais acostumadas a atividades de terra. Aqueles que superaram suas deficiências e permaneceram na vida do mar adquiriram conhecimento e foram os responsáveis por disseminar suas experiências pelo mundo. Outra área da indústria marítima do petróleo foi o Mar do Norte. Esta área tem como característica principal condições severas de clima. Como consequência, novos padrões tecnológicos tiveram que ser incorporados às embarcações. A partir dessa época, surgiram embarcações com maiores potências e requisitos específicos.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Manobra do NavioManobra do NavioApoio marítimoPlataformas de PerfuraçãoPosicionamento dinâmico de estruturas marítimas e semi-submersiveisNavios sondaSegurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT000006e6.pdf.txt000006e6.pdf.txtExtracted texttext/plain103542https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451024/3/000006e6.pdf.txtfcb4000daacd91e114353f53695549efMD53ORIGINAL000006e6.pdfapplication/pdf6224191https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451024/1/000006e6.pdfdfe4e9ad103f97a446a486e3e8f7e276MD51THUMBNAIL000006e6.pdf.jpg000006e6.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6202https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451024/2/000006e6.pdf.jpgb44c699ea11f194b5c8fa3b258fd976aMD52ripcmb/4510242022-09-23 17:59:26.762oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451024Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:59:26Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Segurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimas |
title |
Segurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimas |
spellingShingle |
Segurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimas Moreno Barría, Rubén Darío Manobra do Navio Manobra do Navio Apoio marítimo Plataformas de Perfuração Posicionamento dinâmico de estruturas marítimas e semi-submersiveis Navios sonda |
title_short |
Segurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimas |
title_full |
Segurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimas |
title_fullStr |
Segurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimas |
title_full_unstemmed |
Segurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimas |
title_sort |
Segurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimas |
author |
Moreno Barría, Rubén Darío |
author_facet |
Moreno Barría, Rubén Darío |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno Barría, Rubén Darío |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manobra do Navio Manobra do Navio Apoio marítimo Plataformas de Perfuração Posicionamento dinâmico de estruturas marítimas e semi-submersiveis Navios sonda |
topic |
Manobra do Navio Manobra do Navio Apoio marítimo Plataformas de Perfuração Posicionamento dinâmico de estruturas marítimas e semi-submersiveis Navios sonda |
description |
CIAGA:Monografia apresentada no Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica. As primeiras tentativas para extrair petróleo de uma plataforma submarina ocorreram em 1882 no litoral de Santa Bárbara, nos Estados Unidos da América do Norte. Contando com tecnologia rudimentar, uma sonda de perfuração foi instalada sobre um trapiche de madeira que era ligada a terra, não caracterizando dessa forma uma operação em mar aberto. Em 1932, ainda nos Estados Unidos da América do Norte, outro poço foi perfurado por uma sonda suportada por estacas cravadas no fundo do mar, sem ligação com o continente. Nascia então a atividade de exploração e produção em mar aberto, e com esta, a atividade de “Apoio Marítimo”. Na década de 50, eram muito utilizados barcos de pesca e lanchas com motores a gasolina, de transmissão mecânica e de cascos de construção artesanal. Como resultado, aconteciam com muita frequência incêndios, colisões, abalroamentos e naufrágios. Apesar de certo avanço a nível tecnológico nos projetos das embarcações, não existia mão de obra especializada, os tripulantes eram pessoas mais acostumadas a atividades de terra. Aqueles que superaram suas deficiências e permaneceram na vida do mar adquiriram conhecimento e foram os responsáveis por disseminar suas experiências pelo mundo. Outra área da indústria marítima do petróleo foi o Mar do Norte. Esta área tem como característica principal condições severas de clima. Como consequência, novos padrões tecnológicos tiveram que ser incorporados às embarcações. A partir dessa época, surgiram embarcações com maiores potências e requisitos específicos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T18:26:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-04T18:26:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451024 |
url |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451024/3/000006e6.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451024/1/000006e6.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451024/2/000006e6.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcb4000daacd91e114353f53695549ef dfe4e9ad103f97a446a486e3e8f7e276 b44c699ea11f194b5c8fa3b258fd976a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1798310221942095872 |