Segurança de posicionamento nas manobras e operações de transferências de óleo diesel realizadas entre embarcações DP de apoio marítimo e Unidades Marítimas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno Barría, Rubén Darío
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451024
Resumo: CIAGA:Monografia apresentada no Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica. As primeiras tentativas para extrair petróleo de uma plataforma submarina ocorreram em 1882 no litoral de Santa Bárbara, nos Estados Unidos da América do Norte. Contando com tecnologia rudimentar, uma sonda de perfuração foi instalada sobre um trapiche de madeira que era ligada a terra, não caracterizando dessa forma uma operação em mar aberto. Em 1932, ainda nos Estados Unidos da América do Norte, outro poço foi perfurado por uma sonda suportada por estacas cravadas no fundo do mar, sem ligação com o continente. Nascia então a atividade de exploração e produção em mar aberto, e com esta, a atividade de “Apoio Marítimo”. Na década de 50, eram muito utilizados barcos de pesca e lanchas com motores a gasolina, de transmissão mecânica e de cascos de construção artesanal. Como resultado, aconteciam com muita frequência incêndios, colisões, abalroamentos e naufrágios. Apesar de certo avanço a nível tecnológico nos projetos das embarcações, não existia mão de obra especializada, os tripulantes eram pessoas mais acostumadas a atividades de terra. Aqueles que superaram suas deficiências e permaneceram na vida do mar adquiriram conhecimento e foram os responsáveis por disseminar suas experiências pelo mundo. Outra área da indústria marítima do petróleo foi o Mar do Norte. Esta área tem como característica principal condições severas de clima. Como consequência, novos padrões tecnológicos tiveram que ser incorporados às embarcações. A partir dessa época, surgiram embarcações com maiores potências e requisitos específicos.
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