Análise Dinâmica da Fuselagem Posterior de uma aeronave de asa rotativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845768 |
Resumo: | m problema que há tempos incomoda aos encarregados de manutenção da Força Aeronaval da Marinha do Brasil é o enrugamento do cone de cauda dos helicópteros UH-12 (monoturbina) e UH-13 (biturbina). Este problema ocorre principalmente devido a pousos bruscos com as aeronaves, choque acidental ou até mesmo durante o serviço de manutenção. O reparo de uma avaria característica de enrugamento é feito pelo pessoal de bordo, porém, não existe um apoio técnico que estabeleça um limite às dimensões do reparo a ser empregado, de forma a preservar os modos e freqüências de vibração do cone de cauda e não diminuir a sua rigidez estrutural. Este trabalho tem o propósito de mapear a rigidez estrutural e as freqüências de vibração da fuselagem posterior destas aeronaves, empregando-se o Método de Elementos Finitos (MEF). Para atingir estes objetivos, foi implementado um modelo da estrutura do cone de cauda (ambas as aeronaves têm a estrutura da fuselagem posterior idênticas) utilizando-se o software Nastran. Em seguida, foram simulados dois tipos comuns de avarias na estrutura do modelo, semelhantes às avarias reais. Finalmente, foram analisados os impactos dos reparos estruturais nos modos e freqüências de vibração da fuselagem posterior destes helicópteros, bem como, a variação no centro de gravidade e na massa da estrutura. Deseja-se que, através deste estudo, qualquer reparo possa ser previamente analisado e sua influência nas características estruturais do cone de cauda seja conhecida. Este trabalho tem a finalidade de servir de apoio técnico ao serviço de reparo feito pelos militares da Divisão de Manutenção da Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia (BAENSPA). |
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Almeida, Alex Evangelista deBismarck-Nasr, Maher Nasr2023-01-18T17:11:51Z2023-01-18T17:11:51Z2005https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845768m problema que há tempos incomoda aos encarregados de manutenção da Força Aeronaval da Marinha do Brasil é o enrugamento do cone de cauda dos helicópteros UH-12 (monoturbina) e UH-13 (biturbina). Este problema ocorre principalmente devido a pousos bruscos com as aeronaves, choque acidental ou até mesmo durante o serviço de manutenção. O reparo de uma avaria característica de enrugamento é feito pelo pessoal de bordo, porém, não existe um apoio técnico que estabeleça um limite às dimensões do reparo a ser empregado, de forma a preservar os modos e freqüências de vibração do cone de cauda e não diminuir a sua rigidez estrutural. Este trabalho tem o propósito de mapear a rigidez estrutural e as freqüências de vibração da fuselagem posterior destas aeronaves, empregando-se o Método de Elementos Finitos (MEF). Para atingir estes objetivos, foi implementado um modelo da estrutura do cone de cauda (ambas as aeronaves têm a estrutura da fuselagem posterior idênticas) utilizando-se o software Nastran. Em seguida, foram simulados dois tipos comuns de avarias na estrutura do modelo, semelhantes às avarias reais. Finalmente, foram analisados os impactos dos reparos estruturais nos modos e freqüências de vibração da fuselagem posterior destes helicópteros, bem como, a variação no centro de gravidade e na massa da estrutura. Deseja-se que, através deste estudo, qualquer reparo possa ser previamente analisado e sua influência nas características estruturais do cone de cauda seja conhecida. Este trabalho tem a finalidade de servir de apoio técnico ao serviço de reparo feito pelos militares da Divisão de Manutenção da Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia (BAENSPA).A problem that a long time worries the Brazil Navy maintenance personnel is the wrinklement of the tail boom of helicopters UH-12 (single turbine) and UH-13 (double turbine). This problem occurs mainly due to dark landing, accidental crash or during the maintenance service. The repair of a damage characteristic of wrinkle is done by maintenance hangar personnel, but, there isn’t a technical support that establishes a limit to repair dimensions to be done, so that to preserve the frequencies and modes of vibration of tail boom and not reduce its structural stiffness. This work has the purpose to determine the structural stiffness and the mains frequencies of vibration of the tail boom, from these helicopters, using the finite element method. For to reach this purpose, a tail boom structural model has been processed (the two helicopters have the same structural tail boom), using Nastran Software. Two kinds of common damage have been simulated in structural model, similar of true damage. The structural repair impact on modes and frequencies of vibration of this tail boom helicopters has been analyzed, taking into consideration, the variation on centre of gravity and the mass of structure. This work has the purpose of to help in technical support to repair done by Sao Pedro D’Aldeia Air Naval Base Maintenance Division.Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)AeronáuticaAnálise estruturalEstruturas de aeronavesManutenção de aeronavesCentro Técnico AeroespacialInstituto Tecnológico de AeronáuticaDivisão de Engenharia AeronáuticaAnálise Dinâmica da Fuselagem Posterior de uma aeronave de asa rotativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALTCC_Alex_Evangelista_de_Almeida.pdfTCC_Alex_Evangelista_de_Almeida.pdfapplication/pdf1760186https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845768/1/TCC_Alex_Evangelista_de_Almeida.pdf6749b28014baee6483c06aec61b7c6c9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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