A construção naval no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Fabio Henriques de Souza do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29509
Resumo: CIAGA:Inicialmente, compreendemos que uma embarcação é um a construção cujo objetivo é navegar, tanto no mar, como em lagos, rios, etc., independentemente do tamanho, forma de propulsão, função ou material de construçã o. As embarcações dividem-se por vários tipos, barcos, navios, botes, etc., e es tes ainda se subdividem em grupos, subgrupos, famílias, etc. com base em inúmeros crit érios. A evolução das embarcações, desde a piroga (tronco escavado) e a b alsa (amarração de troncos) até os modernos petroleiros, teve fundamental impor tância no progresso das civilizações e no intercâmbio cultural entre os pov os. O projeto dessas embarcações só é possível com a análise dos elementos estrutura is fundamentais a qualquer tipo de embarcação. Cabe à engenharia naval a definição da estrutura de uma embarcação, a distribuição de todos os componentes e o projeto, instalação e funcionamento de seus equipamentos. O planejamento da estrutura e dos componentes de uma embarcação tornou-se progressiva mente mais complexo, devido à automatização dos controles de navegação e dos instrumentos propulsores, de refrigeração e outros. Assim, a eng enharia naval moderna não se limita a aperfeiçoar métodos de construção de navio s, mas se dedica ativamente ao desenvolvimento de aparelhos de manobras e navegaçã o automáticas, como o piloto automático, que mantém o rumo e dispensa a p ermanência do timoneiro no controle da embarcação. Os modernos transatlânticos e petroleiros de grande tonelagem dispõem também de uma vasta infra-estrutu ra de manutenção.Os fundamentos da construção naval, no entanto, perman ecem inalterados desde que se começou a empregar o metal. Entre eles se contam a forma do casco, a distribuição geral do volume interno do navio e a d efinição da seção transversal. O trabalho desenvolve a história da construção naval no Brasil, com seus processos de produção, no decorrer das décadas. Mostra o desenvo lvimento do setor naval e a importância da atividade da construção naval para o setor econômico. Ratifica com publicações em jornais a atual situação do mercado naval que passa por dificuldades, em virtude da instabilidade econômica da Petrobras, provocando diversas demissões e o congelamento da construção n aval.
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Cabe à engenharia naval a definição da estrutura de uma embarcação, a distribuição de todos os componentes e o projeto, instalação e funcionamento de seus equipamentos. O planejamento da estrutura e dos componentes de uma embarcação tornou-se progressiva mente mais complexo, devido à automatização dos controles de navegação e dos instrumentos propulsores, de refrigeração e outros. Assim, a eng enharia naval moderna não se limita a aperfeiçoar métodos de construção de navio s, mas se dedica ativamente ao desenvolvimento de aparelhos de manobras e navegaçã o automáticas, como o piloto automático, que mantém o rumo e dispensa a p ermanência do timoneiro no controle da embarcação. Os modernos transatlânticos e petroleiros de grande tonelagem dispõem também de uma vasta infra-estrutu ra de manutenção.Os fundamentos da construção naval, no entanto, perman ecem inalterados desde que se começou a empregar o metal. Entre eles se contam a forma do casco, a distribuição geral do volume interno do navio e a d efinição da seção transversal. O trabalho desenvolve a história da construção naval no Brasil, com seus processos de produção, no decorrer das décadas. Mostra o desenvo lvimento do setor naval e a importância da atividade da construção naval para o setor econômico. Ratifica com publicações em jornais a atual situação do mercado naval que passa por dificuldades, em virtude da instabilidade econômica da Petrobras, provocando diversas demissões e o congelamento da construção n aval.Initially, we understand that a vessel is a buildin g whose purpose is to navigate, both at sea and in lakes, river, regardless of size, for m of propulsion, function or construction material. The vessels are divided in s everal types, boats, ships, boats, etc., and these are further subdivided into groups, subgroups families, etc. based on numerous criteria.A evolution of vessels from the p irogue (dug trunk) and the ferry (tie trunks) to modern tankers had fundamental impo rtance in the progress of civilizations and cultural exchange between people the design of these vessels is only possible with the analysis of key structural e lements to any type of vessel. It is the naval engineering definition of the structure o f a vessel, the distribution of all components and the design, installation and operati on of their equipment. The planning of the structure and components of a vesse l has become increasingly complex due to the automation of navigation control s and thrusters instruments, refrigeration and others. Thus, modern naval engine ering is not limited to perfect methods of building ships, but is actively engaged in the development of automatic maneuvers and navigation devices such as the autopi lot, which maintains the course and eliminates the permanence of the helmsman in co ntrol of the vessel. Transatlantic modern and large tonnage tankers also have a wide infrastructure Maintenance’s foundation of shipbuilding; however, remain unchanged since it started using the metal. They include the shape of the hull, the general distribution of internal volume of the vessel and defining the cros s section. The work develops the history of shipbuilding in Brazil, with its product ion processes over the decades. It shows the development of the shipbuilding industry and the importance of the shipbuilding activity to the economic sector. Ratif ies with publications in newspapers the current situation of the shipbuilding market th at is experiencing difficulties, due to the economic instability of Petrobras, causing seve ral resignations and the freezing of shipbuilding.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Construção NavalAspectos EconômicosConstrução NavalAspectos EconômicosA construção naval no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00001542.pdf.txt00001542.pdf.txtExtracted texttext/plain61853https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29509/3/00001542.pdf.txt201d8b221023aa006cc8dba6d6cda756MD53ORIGINAL00001542.pdfapplication/pdf346853https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29509/1/00001542.pdf6a24fc36a4fb9b54d6621b8aeb0bb14aMD51THUMBNAIL00001542.pdf.jpg00001542.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2075https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29509/2/00001542.pdf.jpg490a68e87b33866c4ce46e9bbedf661aMD52ripcmb/295092022-09-22 15:26:45.595oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/29509Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-22T18:26:45Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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