A iniciativa da nova rota da seda : a estratégia marítima chinesa à luz de Alfred Thayer Mahan
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845931 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo analisar a influência de Alfred Thayer Mahan na concepção da nova Estratégia Marítima da República Popular da China, a partir do estabelecimento da iniciativa da Nova Rota da Seda. Essa iniciativa se apresenta como um megaempreendimento transcontinental que, de acordo com o governo chinês, é a ação mais significativa da política externa da República Popular da China para o mundo, no século XXI. Trata-se de um instrumento de promoção às relações comerciais de longo prazo e, possivelmente, permanentes, por meio da construção de várias infraestruturas nos Estados envolvidos no projeto, de forma a otimizar o intercâmbio dos diversos recursos, com o viés e discurso de cooperação mútua, harmonia e desenvolvimento conjunto de prosperidade e multilateralismo. O crescimento econômico chinês, bem como a prosperidade e bem-estar proporcionados à sua população, dependem exclusivamente da segurança energética e da segurança alimentar. Para isso, o governo precisa prover a manutenção de seu comércio exterior e do fluxo constante de matérias primas e combustíveis para suas empresas, e principalmente de alimentos ricos em proteínas, para complementar a produção interna, destinada aos seus 1,4 bilhão de habitantes. A política da Inciativa da Nova Rota da Seda, lançada pelo presidente Xi Jinping em 2013, procura manter por vias continentais e marítimas, o fluxo vital de recursos energéticos, matérias primas e commodities imprescindíveis para a China. A manutenção e segurança das linhas de comunicação marítima de interesses chineses passaram a ser prioridade para sua marinha, entre o Mar Mediterrâneo, Golfo Pérsico e Estreito de Malaca, ao Mar do Sul da China. A República Popular da China vem crescendo economicamente e militarmente, reassumindo seu papel de liderança regional. Esse fator motivou o grande investimento do governo de Xi Jinping nas Forças Armadas Chinesas, em especial, na Marinha do Exército de Libertação Popular, que em 2020 superou a marinha estadunidense em quantidade de meios, mas que ainda está longe de alcançar a capacidade combativa dela. O crescimento acelerado de sua marinha vem causando desequilíbrio de poder na região do Indo-Pacífico, principalmente no Mar do Sul da China e Mar da China Oriental |
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Araujo, Luiz Felipe Thomaz GomesPeçanha , Otacílio Bandeira2023-03-01T01:50:23Z2023-03-01T01:50:23Z2022https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845931Esse trabalho tem como objetivo analisar a influência de Alfred Thayer Mahan na concepção da nova Estratégia Marítima da República Popular da China, a partir do estabelecimento da iniciativa da Nova Rota da Seda. Essa iniciativa se apresenta como um megaempreendimento transcontinental que, de acordo com o governo chinês, é a ação mais significativa da política externa da República Popular da China para o mundo, no século XXI. Trata-se de um instrumento de promoção às relações comerciais de longo prazo e, possivelmente, permanentes, por meio da construção de várias infraestruturas nos Estados envolvidos no projeto, de forma a otimizar o intercâmbio dos diversos recursos, com o viés e discurso de cooperação mútua, harmonia e desenvolvimento conjunto de prosperidade e multilateralismo. O crescimento econômico chinês, bem como a prosperidade e bem-estar proporcionados à sua população, dependem exclusivamente da segurança energética e da segurança alimentar. Para isso, o governo precisa prover a manutenção de seu comércio exterior e do fluxo constante de matérias primas e combustíveis para suas empresas, e principalmente de alimentos ricos em proteínas, para complementar a produção interna, destinada aos seus 1,4 bilhão de habitantes. A política da Inciativa da Nova Rota da Seda, lançada pelo presidente Xi Jinping em 2013, procura manter por vias continentais e marítimas, o fluxo vital de recursos energéticos, matérias primas e commodities imprescindíveis para a China. A manutenção e segurança das linhas de comunicação marítima de interesses chineses passaram a ser prioridade para sua marinha, entre o Mar Mediterrâneo, Golfo Pérsico e Estreito de Malaca, ao Mar do Sul da China. A República Popular da China vem crescendo economicamente e militarmente, reassumindo seu papel de liderança regional. Esse fator motivou o grande investimento do governo de Xi Jinping nas Forças Armadas Chinesas, em especial, na Marinha do Exército de Libertação Popular, que em 2020 superou a marinha estadunidense em quantidade de meios, mas que ainda está longe de alcançar a capacidade combativa dela. O crescimento acelerado de sua marinha vem causando desequilíbrio de poder na região do Indo-Pacífico, principalmente no Mar do Sul da China e Mar da China OrientalApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2022)This work aims to analyze the influence of Alfred Thayer Mahan in the conception of the new Maritime Strategy of the People's Republic of China, from the establishment of the New Silk Road initiative. This initiative presents itself as a transcontinental mega-enterprise that, according to the Chinese government, is the most significant foreign policy action of the People's Republic of China for the world in the 21st century. It is an instrument to promote long-term and, possibly, permanent trade relations, through the construction of various infrastructures in the States involved in the project, in order to optimize the exchange of various resources, with the bias and discourse of cooperation. mutual, harmony and joint development of prosperity and multilateralism. Chinese economic growth, as well as the prosperity and well-being provided to its people, depend exclusively on energy security and food security. For this, the government needs to provide for the maintenance of its foreign trade and the constant flow of raw materials and fuels for its companies, and mainly of foods rich in proteins, to complement the internal production, destined to its 1.4 billion inhabitants. The policy of the New Silk Road Initiative, launched by President Xi Jinping in 2013, seeks to maintain the vital flow of energy resources, raw materials and essential commodities to China through continental and maritime routes. The maintenance and security of the maritime communication lines of Chinese interests became a priority for its navy, between the Mediterranean Sea, the Persian Gulf and the Strait of Malacca, to the South China Sea. The People's Republic of China has been growing economically and militarily, reassuming its regional leadership role. This factor motivated the large investment by the Xi Jinping government in the Chinese Armed Forces, in particular, in the People's Liberation Army Navy, which in 2020 surpassed the US navy in terms of resources, but which is still far from reaching its combat capacity. . The rapid growth of its navy has caused a power imbalance in the Indo-Pacific region, particularly in the South China Sea and East China Sea.Escola de Guerra Naval (EGN)Estratégia, estratégia marítima e estratégia navalEstratégia marítimaLinhas de Comunicação MarítimaMarinha do Exército de Libertação PopularNova Rota da SedaA iniciativa da nova rota da seda : a estratégia marítima chinesa à luz de Alfred Thayer Mahaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCPEM 2022_ARAUJO LUIZ.pdfCPEM 2022_ARAUJO LUIZ.pdfapplication/pdf1691832https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845931/1/CPEM%202022_ARAUJO%20LUIZ.pdfd1dbc7d4ea539eb260b89958e806b59bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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