Práticas e processos de Gestão de Conhecimento: uma análise no Departamento de Informática da Diretoria de Abastecimento da Marinha
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845800 |
Resumo: | Os avanços tecnológicos têm propiciado o crescimento de dados e informações, que quando usados por pessoas produzem conhecimento. Nesse contexto, a Gestão do Conhecimento (GC) surge como ferramenta capaz de promover o gerenciamento de pessoas, tecnologias e processos com o objetivo de organizar o conhecimento gerado pela conexão desses elementos em prol de agregar valor estratégico à organização. Assim, esta pesquisa analisa a percepção dos colaboradores do Departamento de Informática da Diretoria de Abastecimento da Marinha (DAbM) quanto ao uso das práticas e dos processos essenciais de GC nas atividades de manutenção do Sistema de Informações Gerenciais de Abastecimento (SINGRA), cuja finalidade é automatizar os processos logísticos do Sistema de Abastecimento da Marinha. Uma vez que a dificuldade de permanência de pessoal técnico habilitado e a falta de transferência de conhecimento tácito referente às manutenções desse Sistema de Informações são preocupações daquela Diretoria. Diante desse entendimento, este trabalho aborda os fundamentos teóricos sobre a GC, discorre sobre as especificidades relacionadas à gestão do SINGRA na DAbM e, por último, faz uma análise sobre os dados levantados no Departamento de Informática da DAbM, os quais foram coletados por meio da aplicação de dois questionários aos colaboradores (militares, civis e contratados) que atuam no Departamento. Nesse sentido, a pesquisa apontou que o uso das práticas e processos essenciais de GC nas atividades de manutenção do SINGRA precisam de ações pontuais para alcançarem melhores resultados. Ademais, observou-se que a dimensão “Processos” apresentou melhores índices e, portanto, sugere-se que haja maior atenção para a dimensão “Pessoas”, em razão de que o conhecimento depende da relação entre os indivíduos, isto é, eles são a essência da construção do conhecimento relevante e o compromisso deles torna-se o fator primordial à promoção da efetiva GC. |
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Moura, Lucimar de Andrade LialMesseder, Alan Azevedo2023-01-26T14:06:32Z2023-01-26T14:06:32Z2021https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845800Os avanços tecnológicos têm propiciado o crescimento de dados e informações, que quando usados por pessoas produzem conhecimento. Nesse contexto, a Gestão do Conhecimento (GC) surge como ferramenta capaz de promover o gerenciamento de pessoas, tecnologias e processos com o objetivo de organizar o conhecimento gerado pela conexão desses elementos em prol de agregar valor estratégico à organização. Assim, esta pesquisa analisa a percepção dos colaboradores do Departamento de Informática da Diretoria de Abastecimento da Marinha (DAbM) quanto ao uso das práticas e dos processos essenciais de GC nas atividades de manutenção do Sistema de Informações Gerenciais de Abastecimento (SINGRA), cuja finalidade é automatizar os processos logísticos do Sistema de Abastecimento da Marinha. Uma vez que a dificuldade de permanência de pessoal técnico habilitado e a falta de transferência de conhecimento tácito referente às manutenções desse Sistema de Informações são preocupações daquela Diretoria. Diante desse entendimento, este trabalho aborda os fundamentos teóricos sobre a GC, discorre sobre as especificidades relacionadas à gestão do SINGRA na DAbM e, por último, faz uma análise sobre os dados levantados no Departamento de Informática da DAbM, os quais foram coletados por meio da aplicação de dois questionários aos colaboradores (militares, civis e contratados) que atuam no Departamento. Nesse sentido, a pesquisa apontou que o uso das práticas e processos essenciais de GC nas atividades de manutenção do SINGRA precisam de ações pontuais para alcançarem melhores resultados. Ademais, observou-se que a dimensão “Processos” apresentou melhores índices e, portanto, sugere-se que haja maior atenção para a dimensão “Pessoas”, em razão de que o conhecimento depende da relação entre os indivíduos, isto é, eles são a essência da construção do conhecimento relevante e o compromisso deles torna-se o fator primordial à promoção da efetiva GC.Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2021).Escola de Guerra Naval (EGN)AdministraçãoGestão do ConhecimentoSistema de Informações Gerenciais de AbastecimentoDepartamento de Informática da Diretoria de Abastecimento da MarinhaPráticas de Gestão do ConhecimentoPráticas e processos de Gestão de Conhecimento: uma análise no Departamento de Informática da Diretoria de Abastecimento da Marinhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha 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