Gerente de manutenção : uma proposta para aprimorar a atividade logística de Manutenção na MB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Rodrigo Amaral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846353
Resumo: Considerando os fatores condicionantes, o Gerente de Manutenção, a princípio nos Comandos de Força Distritais, teria uma visão global sobre as necessidades de todos os navios subordinados, atuando exclusivamente nessa área e com tempo adequado para analisar, planejar e apoiar as suas tripulações nas manutenções de bordo e implementar as melhorias administrativas e técnicas necessárias. Isso também propiciaria a obtenção, em curto espaço de tempo, de uma base de dados mais realista e confiável sobre as prioridades de manutenção de cada meio bem como dos custos e prazos para suas execuções. Essa base de dados permitiria uma significativa melhora nos planejamentos do PROGEM, por parte do EMA, e da sua execução, pelo Setor do Material. Com as mudanças estruturais que vêm ocorrendo no Setor do Material, em conjunto com a elevação da Atividade Logística Manutenção para o nível estratégico, vislumbra-se que esse assunto ganhe maior destaque nos próximos anos, com o maior envolvimento do Setor do Material no planejamento e supervisão do PROGEM, bem como com a implementação do SIGMAN. Dessa forma, a função de Gerente de Manutenção poderá ter um caráter provisório, até que essas melhorias estejam completamente implementadas. Todavia, como já citado anteriormente, avalio que esse gerente será de grande importância nesse período de mudanças, sendo o “elo forte” entre os Setores Operativo e do Material no tocante à manutenção dos meios navais na MB, na busca pela realização de PM melhores, mais confiáveis e com menor necessidade de recursos. Considerando os fatores condicionantes, o Gerente de Manutenção, a princípio nos Comandos de Força Distritais, teria uma visão global sobre as necessidades de todos os navios subordinados, atuando exclusivamente nessa área e com tempo adequado para analisar, planejar e apoiar as suas tripulações nas manutenções de bordo e implementar as melhorias administrativas e técnicas necessárias. Isso também propiciaria a obtenção, em curto espaço de tempo, de uma base de dados mais realista e confiável sobre as prioridades de manutenção de cada meio bem como dos custos e prazos para suas execuções. Essa base de dados permitiria uma significativa melhora nos planejamentos do PROGEM, por parte do EMA, e da sua execução, pelo Setor do Material. Com as mudanças estruturais que vêm ocorrendo no Setor do Material, em conjunto com a elevação da Atividade Logística Manutenção para o nível estratégico, vislumbra-se que esse assunto ganhe maior destaque nos próximos anos, com o maior envolvimento do Setor do Material no planejamento e supervisão do PROGEM, bem como com a implementação do SIGMAN. Dessa forma, a função de Gerente de Manutenção poderá ter um caráter provisório, até que essas melhorias estejam completamente implementadas. Todavia, como já citado anteriormente, avalio que esse gerente será de grande importância nesse período de mudanças, sendo o “elo forte” entre os Setores Operativo e do Material no tocante à manutenção dos meios navais na MB, na busca pela realização de PM melhores, mais confiáveis e com menor necessidade de recursos
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Com as mudanças estruturais que vêm ocorrendo no Setor do Material, em conjunto com a elevação da Atividade Logística Manutenção para o nível estratégico, vislumbra-se que esse assunto ganhe maior destaque nos próximos anos, com o maior envolvimento do Setor do Material no planejamento e supervisão do PROGEM, bem como com a implementação do SIGMAN. Dessa forma, a função de Gerente de Manutenção poderá ter um caráter provisório, até que essas melhorias estejam completamente implementadas. Todavia, como já citado anteriormente, avalio que esse gerente será de grande importância nesse período de mudanças, sendo o “elo forte” entre os Setores Operativo e do Material no tocante à manutenção dos meios navais na MB, na busca pela realização de PM melhores, mais confiáveis e com menor necessidade de recursos. Considerando os fatores condicionantes, o Gerente de Manutenção, a princípio nos Comandos de Força Distritais, teria uma visão global sobre as necessidades de todos os navios subordinados, atuando exclusivamente nessa área e com tempo adequado para analisar, planejar e apoiar as suas tripulações nas manutenções de bordo e implementar as melhorias administrativas e técnicas necessárias. Isso também propiciaria a obtenção, em curto espaço de tempo, de uma base de dados mais realista e confiável sobre as prioridades de manutenção de cada meio bem como dos custos e prazos para suas execuções. Essa base de dados permitiria uma significativa melhora nos planejamentos do PROGEM, por parte do EMA, e da sua execução, pelo Setor do Material. 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