Navegação em águas rasas e efeito squat
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451520 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade mostrar a variação evolutiva dos efeitos e manobrabilidade da embarcação quando navegando em águas rasas, apresentar medidas preventivas que venham a evitar acidentes com elevados danos materiais e prejuízos a meio ambiente, bem como descrever o fenômeno de Efeito Squat. A importância desse assunto se dá em vista do aumento contínuo do porte ecalados dos navios mercantes e da preocupação incessante dos armadores em manter a segurança da navegação. A seguir, foram listadas algumas ferramentas que possibilitam alcançar o objetivo principal da monografia. |
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Hora, Mariana Miranda da2018-07-04T18:29:23Z2018-07-04T18:29:23Z2015http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451520Este trabalho tem por finalidade mostrar a variação evolutiva dos efeitos e manobrabilidade da embarcação quando navegando em águas rasas, apresentar medidas preventivas que venham a evitar acidentes com elevados danos materiais e prejuízos a meio ambiente, bem como descrever o fenômeno de Efeito Squat. A importância desse assunto se dá em vista do aumento contínuo do porte ecalados dos navios mercantes e da preocupação incessante dos armadores em manter a segurança da navegação. A seguir, foram listadas algumas ferramentas que possibilitam alcançar o objetivo principal da monografia.This work aims to show the evolutionary change of the effects and maneuverability of the ship when navigating in shallow water, introduce preventive measures that can avoid accidents with extensive material damagesand prejudice to the environment, and also descript the phenomenon of Squat Effect. The importance of this subject is because of the constantincreasing the size and draft of merchant ships and because of the preoccupation which ship-owners have in keep the safety of navigation. Next, were listed some tools that allow reaching the main objective of the monograph.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Manobra do NavioPropulsoresNavegação em águas rasas e efeito squatinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000b49.pdf.txt00000b49.pdf.txtExtracted texttext/plain57095https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451520/3/00000b49.pdf.txte335f0b5fdfb65d34ee77c468f7068d8MD53ORIGINAL00000b49.pdfapplication/pdf1516167https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451520/1/00000b49.pdf2879689c4c2385e064851a672c5dd995MD51THUMBNAIL00000b49.pdf.jpg00000b49.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1622https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451520/2/00000b49.pdf.jpg262a707c43754ff5ad5405ff332ed147MD52ripcmb/4515202022-09-23 17:59:24.797oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451520Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:59:24Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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