Poluição por óleo no mar, ocasionado por navios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Ricardo Raimundo Mesquita de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451121
Resumo: Ao longo dos anos, derramamentos de óleo originados por incidentes no transporte marítimo têm demonstrado grande potencial poluidor. Várias convenções vêm sendo aplicadas com o objetivo de melhorar a qualidade das embarcações e instalações de perfuração resultando melhores condições de segurança para quem quer trabalhar no mar. A poluição causada pelo petróleo é muito tóxica para os animais marinhos e para as aves migratórias, além de prejudicar indiretamente a população que vive no litoral das áreas atingidas. Esses derramamentos ocorrem por falhas estruturais dos equipamentos, falhas humanas na execução da operação e também pela pressão exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo. Em um desastre ambiental desse tipo são lançadas no mar quantidades enormes do produto, formando manchas que são espalhadas pelas correntes marítimas e pelas correntes de ar, causando efeito devastador em todo nosso ecossistema. O elevado número de embarcações (pesqueiras industriais, artesanais, lazer, de carga, entre outras) que utilizam o oceano para navegação na zona costeira demonstra a importância econômica deste espaço para as mais diversas atividades setoriais que dependem dos meios de transporte para uma logística cada vez mais eficiente. No entanto, as atividades de navegação são potencialmente poluentes se forem consideradas as possibilidades de acidentes existentes, muitas vezes pela operação, manutenção e conservação inadequada das embarcações representando assim uma provável ameaça ao ambiente marinho e costeiro. Este trabalho será estruturado em quatro capítulos, contendo no primeiro as propriedades do petróleo, bem como suas características após o contato com meio ambiente marinho. No segundo capítulo trata-se dos efeitos do produto sobre a biota. No terceiro, métodos de limpeza empregados no mar e na costa, bem como meios de contenção e métodos alternativos como a queima in-situ1que ainda não são aplicados no Brasil. No quarto e último capítulo devido à preocupação com a segurança do meio ambiente marinho, serão listadas as principais convenções e legislação no âmbito nacional existente que tratam desse assunto.
id MB_e24190b3369467eea3f31aff7aa9de49
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451121
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Liberal, FabíolaAraujo, Ricardo Raimundo Mesquita deLiberal, Fabíola2018-07-04T18:26:54Z2018-07-04T18:26:54Z2012http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451121Ao longo dos anos, derramamentos de óleo originados por incidentes no transporte marítimo têm demonstrado grande potencial poluidor. Várias convenções vêm sendo aplicadas com o objetivo de melhorar a qualidade das embarcações e instalações de perfuração resultando melhores condições de segurança para quem quer trabalhar no mar. A poluição causada pelo petróleo é muito tóxica para os animais marinhos e para as aves migratórias, além de prejudicar indiretamente a população que vive no litoral das áreas atingidas. Esses derramamentos ocorrem por falhas estruturais dos equipamentos, falhas humanas na execução da operação e também pela pressão exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo. Em um desastre ambiental desse tipo são lançadas no mar quantidades enormes do produto, formando manchas que são espalhadas pelas correntes marítimas e pelas correntes de ar, causando efeito devastador em todo nosso ecossistema. O elevado número de embarcações (pesqueiras industriais, artesanais, lazer, de carga, entre outras) que utilizam o oceano para navegação na zona costeira demonstra a importância econômica deste espaço para as mais diversas atividades setoriais que dependem dos meios de transporte para uma logística cada vez mais eficiente. No entanto, as atividades de navegação são potencialmente poluentes se forem consideradas as possibilidades de acidentes existentes, muitas vezes pela operação, manutenção e conservação inadequada das embarcações representando assim uma provável ameaça ao ambiente marinho e costeiro. Este trabalho será estruturado em quatro capítulos, contendo no primeiro as propriedades do petróleo, bem como suas características após o contato com meio ambiente marinho. No segundo capítulo trata-se dos efeitos do produto sobre a biota. No terceiro, métodos de limpeza empregados no mar e na costa, bem como meios de contenção e métodos alternativos como a queima in-situ1que ainda não são aplicados no Brasil. No quarto e último capítulo devido à preocupação com a segurança do meio ambiente marinho, serão listadas as principais convenções e legislação no âmbito nacional existente que tratam desse assunto.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Poluição do ArPoluição de óleo em rios, portos, etc.Poluição por óleo no mar, ocasionado por naviosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT0000068d.pdf.txt0000068d.pdf.txtExtracted texttext/plain108266https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451121/2/0000068d.pdf.txt8981da36925bd6e8c4a55c3c6d58da7bMD52ORIGINAL0000068d.pdfapplication/pdf1037646https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451121/1/0000068d.pdfa43fbf3c116b0a85394710578f95b8f5MD51THUMBNAIL0000068d.pdf.jpg0000068d.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1573https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451121/3/0000068d.pdf.jpgfe561aaaf7435c1fda3545f09594a0c7MD53ripcmb/4511212022-09-23 17:59:43.935oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451121Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:59:43Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poluição por óleo no mar, ocasionado por navios
title Poluição por óleo no mar, ocasionado por navios
spellingShingle Poluição por óleo no mar, ocasionado por navios
Araujo, Ricardo Raimundo Mesquita de
Poluição do Ar
Poluição de óleo em rios, portos, etc.
title_short Poluição por óleo no mar, ocasionado por navios
title_full Poluição por óleo no mar, ocasionado por navios
title_fullStr Poluição por óleo no mar, ocasionado por navios
title_full_unstemmed Poluição por óleo no mar, ocasionado por navios
title_sort Poluição por óleo no mar, ocasionado por navios
author Araujo, Ricardo Raimundo Mesquita de
author_facet Araujo, Ricardo Raimundo Mesquita de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Liberal, Fabíola
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Ricardo Raimundo Mesquita de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Liberal, Fabíola
contributor_str_mv Liberal, Fabíola
dc.subject.por.fl_str_mv Poluição do Ar
Poluição de óleo em rios, portos, etc.
topic Poluição do Ar
Poluição de óleo em rios, portos, etc.
description Ao longo dos anos, derramamentos de óleo originados por incidentes no transporte marítimo têm demonstrado grande potencial poluidor. Várias convenções vêm sendo aplicadas com o objetivo de melhorar a qualidade das embarcações e instalações de perfuração resultando melhores condições de segurança para quem quer trabalhar no mar. A poluição causada pelo petróleo é muito tóxica para os animais marinhos e para as aves migratórias, além de prejudicar indiretamente a população que vive no litoral das áreas atingidas. Esses derramamentos ocorrem por falhas estruturais dos equipamentos, falhas humanas na execução da operação e também pela pressão exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo. Em um desastre ambiental desse tipo são lançadas no mar quantidades enormes do produto, formando manchas que são espalhadas pelas correntes marítimas e pelas correntes de ar, causando efeito devastador em todo nosso ecossistema. O elevado número de embarcações (pesqueiras industriais, artesanais, lazer, de carga, entre outras) que utilizam o oceano para navegação na zona costeira demonstra a importância econômica deste espaço para as mais diversas atividades setoriais que dependem dos meios de transporte para uma logística cada vez mais eficiente. No entanto, as atividades de navegação são potencialmente poluentes se forem consideradas as possibilidades de acidentes existentes, muitas vezes pela operação, manutenção e conservação inadequada das embarcações representando assim uma provável ameaça ao ambiente marinho e costeiro. Este trabalho será estruturado em quatro capítulos, contendo no primeiro as propriedades do petróleo, bem como suas características após o contato com meio ambiente marinho. No segundo capítulo trata-se dos efeitos do produto sobre a biota. No terceiro, métodos de limpeza empregados no mar e na costa, bem como meios de contenção e métodos alternativos como a queima in-situ1que ainda não são aplicados no Brasil. No quarto e último capítulo devido à preocupação com a segurança do meio ambiente marinho, serão listadas as principais convenções e legislação no âmbito nacional existente que tratam desse assunto.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T18:26:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-04T18:26:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451121
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451121/2/0000068d.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451121/1/0000068d.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451121/3/0000068d.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8981da36925bd6e8c4a55c3c6d58da7b
a43fbf3c116b0a85394710578f95b8f5
fe561aaaf7435c1fda3545f09594a0c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1813189004876578816