Recifes artificiais marinhos e desmantelamento de navios: uma estratégia de desenvolvimento sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845608 https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1483 |
Resumo: | Os oceanos estão submetidos a fortes pressões, devido ao transporte marítimo de mercadorias do comércio mundial. O ecossistema costeiro do Brasil conhecido como Amazônia Azul, requer complexo gerenciamento, devido a sua grande extensão e variedades de riquezas, o que impõe grandes desafios ao Estado Brasileiro. Surge uma nova ameaça no litoral brasileiro e se evidencia nos arredores da Baía da Guanabara, onde encontram-se dezenas de navios fundeados, apresentando diversos problemas de diversas naturezas que os impossibilitam de navegar normalmente. Nas Forças Armadas do Brasil, aeronaves, carros de combate e navios, foram e estão sendo alienados e requerem uma solução viável, que leve em consideração a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que produza benefícios para sociedade, gerando desenvolvimento e riquezas. Este trabalho destaca o interesse de desenvolvimento de Recifes Artificiais Marinhos por meio de Desmantelamento de navios e outras estruturas que se apresentem em situação semelhante de descomissionamento. Outra oportunidade que surge, são a utilização de naufrágios controlados, como Recifes Artificiais Marinhos entre outras soluções, visando a preservação, proteção e defesa do ambiente marinho. Esta proposta, tem o objetivo de oferecer uma solução viável, respeitando o meio ambiente, além de contribuir para sua preservação. Observando-se a Constituição Federal, a Política de Defesa Nacional, a Estratégia Nacional de Defesa, e outras normas brasileiras relacionadas ao tema, enfatiza-se o papel do Governo, das instituições e das empresas nacionais, no tocante ao desenvolvimento da Economia Azul na área da Amazônia Azul. Neste sentido observa-se ainda a proposta de criação de uma Estratégia Nacional, sendo uma solução de relevância para o País através do Desenvolvimento sustentável. |
id |
MB_f461393cdd988c2cc721e498562bfef3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845608 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Walter Oliveira deBorges, Márcio José2022-12-01T16:11:41Z2022-12-01T16:11:41Z2021https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845608https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1483Os oceanos estão submetidos a fortes pressões, devido ao transporte marítimo de mercadorias do comércio mundial. O ecossistema costeiro do Brasil conhecido como Amazônia Azul, requer complexo gerenciamento, devido a sua grande extensão e variedades de riquezas, o que impõe grandes desafios ao Estado Brasileiro. Surge uma nova ameaça no litoral brasileiro e se evidencia nos arredores da Baía da Guanabara, onde encontram-se dezenas de navios fundeados, apresentando diversos problemas de diversas naturezas que os impossibilitam de navegar normalmente. Nas Forças Armadas do Brasil, aeronaves, carros de combate e navios, foram e estão sendo alienados e requerem uma solução viável, que leve em consideração a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que produza benefícios para sociedade, gerando desenvolvimento e riquezas. Este trabalho destaca o interesse de desenvolvimento de Recifes Artificiais Marinhos por meio de Desmantelamento de navios e outras estruturas que se apresentem em situação semelhante de descomissionamento. Outra oportunidade que surge, são a utilização de naufrágios controlados, como Recifes Artificiais Marinhos entre outras soluções, visando a preservação, proteção e defesa do ambiente marinho. Esta proposta, tem o objetivo de oferecer uma solução viável, respeitando o meio ambiente, além de contribuir para sua preservação. Observando-se a Constituição Federal, a Política de Defesa Nacional, a Estratégia Nacional de Defesa, e outras normas brasileiras relacionadas ao tema, enfatiza-se o papel do Governo, das instituições e das empresas nacionais, no tocante ao desenvolvimento da Economia Azul na área da Amazônia Azul. Neste sentido observa-se ainda a proposta de criação de uma Estratégia Nacional, sendo uma solução de relevância para o País através do Desenvolvimento sustentável.The oceans are under strong pressure due to the maritime transport of world trade goods. Brazil's coastal ecosystem known as the Blue Amazon requires complex management, due to its large extension and rich variety, which poses great challenges to the Brazilian State. A new threat appears on the Brazilian coast and is evident around the Guanabara Bay, where there are dozens of ships at anchor, presenting several problems of different natures that make it impossible to navigate normally. In the Armed Forces of Brasil, aircraft, combat vehicles and ships have been and are being alienated and require a viable solution that takes into account the preservation of the environment, while at the same time producing benefits for society, generating development and wealth. This work highlights the interest in the development of Artificial Marine Reefs through the Dismantling of ships and other structures that are in a similar situation of decommissioning. Another opportunity that arises is the use of controlled wrecks, such as Artificial Marine Reefs, among other solutions, aimed at preserving, protecting and defending the marine environment. This proposal aims to offer a viable solution, respecting the environment, as well as contributing to its preservation. Observing the Federal Constitution, the National Defense Policy, the National Defense Strategy, and other Brazilian norms related to the subject, the role of the Government, institutions and national companies, with regard to the development of the Blue Economy in the area of the Blue Amazon. In this sense, there is also the proposal to create a National Strategy, which is a relevant solution for the country through sustainable development.Escola Superior de Guerra (ESG)Ecologia marinhaRecifes artificiais marinhosDesmantelamentoAmazônia AzulDesenvolvimento sustentávelRecifes artificiais marinhos e desmantelamento de navios: uma estratégia de desenvolvimento sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCAEPE.87 WalterSousa.pdfCAEPE.87 WalterSousa.pdfapplication/pdf1445966https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845608/1/CAEPE.87%20WalterSousa.pdfdcb49ad8789093e54092a81fa2b94f0bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845608/2/license.txt8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37fMD52TEXTCAEPE.87 WalterSousa.pdf.txtCAEPE.87 WalterSousa.pdf.txtExtracted texttext/plain160121https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845608/3/CAEPE.87%20WalterSousa.pdf.txt9b2c771e10b14dd8d60cf7ac13b8ebc2MD53THUMBNAILCAEPE.87 WalterSousa.pdf.jpgCAEPE.87 WalterSousa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845608/4/CAEPE.87%20WalterSousa.pdf.jpg89aed60b6f333f7f1493de164dc18599MD54ripcmb/8456082023-05-12 10:22:16.176oai:www.repositorio.mar.mil.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:22:16Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recifes artificiais marinhos e desmantelamento de navios: uma estratégia de desenvolvimento sustentável |
title |
Recifes artificiais marinhos e desmantelamento de navios: uma estratégia de desenvolvimento sustentável |
spellingShingle |
Recifes artificiais marinhos e desmantelamento de navios: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Sousa, Walter Oliveira de Recifes artificiais marinhos Desmantelamento Amazônia Azul Desenvolvimento sustentável Ecologia marinha |
title_short |
Recifes artificiais marinhos e desmantelamento de navios: uma estratégia de desenvolvimento sustentável |
title_full |
Recifes artificiais marinhos e desmantelamento de navios: uma estratégia de desenvolvimento sustentável |
title_fullStr |
Recifes artificiais marinhos e desmantelamento de navios: uma estratégia de desenvolvimento sustentável |
title_full_unstemmed |
Recifes artificiais marinhos e desmantelamento de navios: uma estratégia de desenvolvimento sustentável |
title_sort |
Recifes artificiais marinhos e desmantelamento de navios: uma estratégia de desenvolvimento sustentável |
author |
Sousa, Walter Oliveira de |
author_facet |
Sousa, Walter Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Walter Oliveira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Márcio José |
contributor_str_mv |
Borges, Márcio José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recifes artificiais marinhos Desmantelamento Amazônia Azul Desenvolvimento sustentável |
topic |
Recifes artificiais marinhos Desmantelamento Amazônia Azul Desenvolvimento sustentável Ecologia marinha |
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv |
Ecologia marinha |
description |
Os oceanos estão submetidos a fortes pressões, devido ao transporte marítimo de mercadorias do comércio mundial. O ecossistema costeiro do Brasil conhecido como Amazônia Azul, requer complexo gerenciamento, devido a sua grande extensão e variedades de riquezas, o que impõe grandes desafios ao Estado Brasileiro. Surge uma nova ameaça no litoral brasileiro e se evidencia nos arredores da Baía da Guanabara, onde encontram-se dezenas de navios fundeados, apresentando diversos problemas de diversas naturezas que os impossibilitam de navegar normalmente. Nas Forças Armadas do Brasil, aeronaves, carros de combate e navios, foram e estão sendo alienados e requerem uma solução viável, que leve em consideração a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que produza benefícios para sociedade, gerando desenvolvimento e riquezas. Este trabalho destaca o interesse de desenvolvimento de Recifes Artificiais Marinhos por meio de Desmantelamento de navios e outras estruturas que se apresentem em situação semelhante de descomissionamento. Outra oportunidade que surge, são a utilização de naufrágios controlados, como Recifes Artificiais Marinhos entre outras soluções, visando a preservação, proteção e defesa do ambiente marinho. Esta proposta, tem o objetivo de oferecer uma solução viável, respeitando o meio ambiente, além de contribuir para sua preservação. Observando-se a Constituição Federal, a Política de Defesa Nacional, a Estratégia Nacional de Defesa, e outras normas brasileiras relacionadas ao tema, enfatiza-se o papel do Governo, das instituições e das empresas nacionais, no tocante ao desenvolvimento da Economia Azul na área da Amazônia Azul. Neste sentido observa-se ainda a proposta de criação de uma Estratégia Nacional, sendo uma solução de relevância para o País através do Desenvolvimento sustentável. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-01T16:11:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-01T16:11:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845608 https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1483 |
url |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845608 https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Guerra (ESG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Guerra (ESG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845608/1/CAEPE.87%20WalterSousa.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845608/2/license.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845608/3/CAEPE.87%20WalterSousa.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845608/4/CAEPE.87%20WalterSousa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dcb49ad8789093e54092a81fa2b94f0b 8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37f 9b2c771e10b14dd8d60cf7ac13b8ebc2 89aed60b6f333f7f1493de164dc18599 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1798310218582458368 |